Dinâmica: Chain story

Autoria: Mariana Gaspar Gomes Nogueira

O que é essa ideia?

Traduzida como história em corrente, esta atividade consiste na produção em conjunto de uma breve narrativa. Assim, cada aluno terá um tempo determinado para continuar e avançar a história, usando tanto o vocabulário quanto a gramática ensinada.

Por que usá-la?

A dinâmica “Chain story” é excelente para se trabalhar com a escrita e uso de tempos verbais em línguas estrangeiras, principalmente os tempos no passado, uma vez que demanda a escrita de uma narrativa por parte dos alunos. Ademais, essa atividade também pode auxiliar os alunos com o uso de conectivos, já que eles terão que ligar as frases umas às outras. Assim, estimulando a criatividade e a produção autônoma na língua estrangeira, a dinâmica de história em corrente pode ser feita em momentos de prática e revisão de conteúdos de LE.

Materiais necessários:

– Uma folha de papel

– Lápis e borracha – Cronômetro (exemplo: https://timeronline.com.br/)

Como realizar?

1. Fazer uma roda com as carteiras (ou no chão) e determinar em que sentido a folha será passada, assim como quanto tempo cada aluno terá para escrever sua parte;

2. Sorteio ou escolha do tema da história a ser escrita;

3. Processo de escrita, cronometrando o tempo e a ordem da sequência;

4. Leitura em voz alta da história finalizada, com abertura para comentários, correções e sugestões.

Adaptações e considerações:

Caso o professor não queira fazer a história em uma sequência definida de alunos, ele pode definir um número específico para cada um (ou para cada dupla/grupo, caso a turma seja grande), e usar um dado para escolher a vez de quem irá escrever, podendo repetir ou não. Além de poder ser utilizada para treinar a escrita dos alunos na língua estrangeira alvo, a dinâmica tem a flexibilidade de ser adaptada para ser feita apenas na fala. Assim, o professor poderá pegar um objeto leve que pode ser passado de aluno para aluno (como uma bola ou uma bexiga), e quem receber terá que repetir a frase feita anteriormente e acrescentar uma nova, criando assim a história em corrente. Nesta variação, seria interessante que a dinâmica fosse gravada para que os participantes ouvissem posteriormente, podendo ser feita uma correção por parte do professor ou dos próprios alunos.