Autoria: Laura Ferri Pulgatti

O que é essa ideia?

Na dinâmica “Descreva e Desenhe”, os alunos trabalham em duplas e praticam habilidades de comunicação, descrição detalhada e interpretação visual. Um aluno descreve um objeto para o parceiro, que deve desenhá-lo sem ver a imagem original.

Por que usá-la?

Essa dinâmica promove a comunicação eficaz, o pensamento crítico e a colaboração entre os alunos. Eles praticam a expressão oral, o vocabulário e a compreensão visual de maneira interativa e divertida.

Materiais Necessários:

– Conjunto de imagens de objetos variados ou específicos (por exemplo: objetos usados na sala de aula);

– Papel em branco e lápis/caneta para desenho.

Como realizá-la?

  1. Divida a turma em duplas, garantindo que cada aluno tenha um parceiro. Posicione as duplas de modo que cada aluno esteja sentado de costas para o outro, sem poder se ver.
  2. Um aluno de cada dupla recebe uma imagem sem mostrá-la ao parceiro. Este aluno deve descrever a imagem usando apenas adjetivos, sem mencionar o nome ou a palavra que define a imagem.
  3. Enquanto o primeiro aluno descreve a imagem, o segundo aluno tenta adivinhar qual é o objeto descrito e desenha. 
  4. Ao final da rodada, os alunos comparam a imagem original com o desenho feito. A dupla que conseguir o desenho mais preciso, de acordo com o objeto que foi descrito, ganha a rodada.
  5. Repita o processo com novas imagens para oferecer mais oportunidades de prática.

Considerações:

Esta dinâmica pode ser adaptada para diferentes níveis de proficiência linguística e faixas etárias, ajustando o nível de complexidade das imagens e das descrições, por exemplo, pode-se entregar junto com a imagem, os adjetivos que podem ser usados para descrevê-la.
Fonte: https://rate.org.ro/blog2.php/1/engaging-students-with-dynamic-games