Autoria: Laura Ferri Pulgatti

O que é essa ideia?

“Caixa Surpresa” é uma variação do tradicional jogo Batata Quente, mas com um toque divertido e desafiador. Ao invés de usar um cronômetro, o jogo envolve perguntas que devem ser respondidas corretamente para evitar ficar com a caixa surpresa. Quem errar, acaba ficando com a caixa e deve realizar uma tarefa divertida. Essa dinâmica é uma maneira lúdica e envolvente de revisar conteúdos e promover a participação ativa dos alunos.

Por que usá-la?

Essa dinâmica é ideal para incentivar a interação entre os alunos, ao mesmo tempo em que reforça o aprendizado de maneira leve e divertida. Ao criar um ambiente de jogo, os alunos se sentem menos pressionados e mais motivados a participar. Além disso, as tarefas proporcionam momentos de descontração, promovendo o engajamento e a confiança dos participantes. “Caixa Surpresa” pode ser facilmente adaptada para diferentes temas e níveis de dificuldade, tornando-se uma ferramenta versátil para aulas de múltiplas disciplinas.

Materiais Necessários:

– Uma caixa ou um recipiente fechado.

– Papéis com tarefas (uma tarefa por papel).

– Conjunto de perguntas relacionadas ao conteúdo da aula.

– Opcional: música de fundo para criar um clima mais descontraído.

Como realizá-la?

1. Coloque os desafios escritos dentro da caixa. Prepare um conjunto de perguntas relevantes para o tema da aula.

2. Explique as regras para os alunos: um aluno recebe a caixa, que contém uma variedade de desafios misteriosos. Para passar a caixa adiante, ele precisa responder corretamente a uma pergunta. Faça a primeira pergunta para o aluno com a caixa. Se ele responder corretamente, passa a caixa para outra pessoa. Se errar ou não souber responder, deve sortear um desafio e realizá-lo. Depois, ele passa a caixa adiante.

3. O jogo continua até que todas as perguntas tenham sido feitas.

Tarefas/Desafios:

Algumas ideias de tarefas podem incluir:

– Ir até o quadro e escrever o próprio nome, segurando a caneta com a boca e as mãos atrás das costas.

– Caminhar até a porta e voltar imitando um pato, enquanto canta “Frère Jacques”.

– Cantar ou fazer mímica de uma música na língua-alvo para a turma.

– Imitar um personagem famoso ou fazer uma pose engraçada.

– Contar uma piada na língua-alvo ou recitar um poema curto.

– Fazer uma dança rápida ao som de uma música escolhida pela turma.

– Desenhar algo específico (como um animal) no quadro com os olhos vendados.

Considerações:

A dinâmica “Caixa Surpresa” pode ser adaptada para diferentes faixas etárias e níveis de dificuldade. As perguntas e tarefas podem variar em complexidade para se adequarem ao público-alvo. É importante que as tarefas sejam divertidas e leves, para que os alunos se sintam confortáveis ao realizá-las. Garantir que sejam apropriadas para a idade e o contexto da turma é fundamental. A dinâmica é excelente para quebrar o gelo, fortalecer laços entre os alunos e tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico e interativo. Incentivar o bom humor e a criatividade durante a realização das tarefas pode tornar a atividade ainda mais divertida. Utilize perguntas que revisem o conteúdo aprendido em aula, reforçando o conhecimento de forma descontraída.

Referências Bibliográficas:

BLAZ, Deborah. The World Language Teacher’s Guide to Active Learning: Strategies and activities for increasing student engagement. 3 ed. Routledge, Nova Iorque.