Tags: Meios de transporte; Preconceito; Schwarzfahrer.
Objetivos:
- Discutir a temática de preconceito através de meios de transporte.
- Trabalhar vocabulário de meio de transporte.
- Estimular a compreensão auditiva e produção oral através do vídeo e atividades.
Tempo: 90 minutos
Preparação:
Imprimir os cartões e imagens para a atividade de associação (disponível nos materiais)
Materiais:
- Curta-metragem “Schwarzfahrer”
- Imagens e cartões para atividade de associação.
- Datashow ou televisão.
- Quadro branco ou lousa.
Etapa 1:
A aula começa com uma breve atividade de associação entre imagens e palavras, com o propósito de contextualizar e apresentar o vocabulário relacionado aos meios de transporte. Para essa tarefa, o professor deve distribuir aos alunos figuras de diferentes transportes e cartões contendo as palavras relacionadas (der Bus, die U-Bahn, das Fahrrad, das Auto, entre outros…), disponíveis nos materiais da aula. Os alunos devem relacionar cada imagem ao vocábulo correspondente e justificar suas escolhas. Após a realização da atividade, o docente irá corrigir os possíveis erros dos estudantes e registrar o vocabulário na lousa, para que possa ser utilizado em propostas posteriores. Na sequência, o professor deve organizar os alunos em duplas e pedir que pesquisem, no celular ou no computador, o significado de “schwarzfahren” e “der Schwarzfahrer/die Schwarzfahrerin”. Com base nas informações encontradas, cada dupla irá compartilhar com a turma o que descobriu, enquanto o professor conduz uma discussão sobre o sentido desses termos.
Etapa 2:
A aula continua com a exibição do curta-metragem “Schwarzfahrer” (até 2:30). O professor deve promover uma conversa com os alunos sobre a temática do preconceito presente no filme, retomando ideias já discutidas anteriormente, além dos meios de transporte que aparecem na narrativa. Em seguida, o docente deve organizar a turma em pequenos grupos ou duplas e solicitar que respondam, em uma folha de papel, às seguintes perguntas:
- Welche Arten von Vorurteilen hast du im Video gesehen?
- Welche Transportmittel wurden im Video gezeigt?
- Wie fahren/gehen Sie…
a) zur Uni?
b) nach Hause?
c) zur Arbeit?
d) zu Ihren Eltern?
Após o preenchimento, cada grupo ou dupla deve apresentar suas respostas, enquanto o professor registra no quadro as principais observações, o novo vocabulário e pontos de discussão.
Etapa 3:
Na etapa final da aula, o professor deve orientar uma dinâmica de role-play com os alunos. Nos mesmos grupos ou duplas, os estudantes devem elaborar uma pequena cena que envolva uma situação de preconceito relacionada ao transporte público, como, por exemplo, “um fiscal confrontando alguém por schwarzfahren” ou “um grupo de jovens discutindo se deve ou não pagar a passagem nos transportes públicos”. Os discentes devem utilizar o vocabulário trabalhado em aula, além de outras estruturas que permitam expressar opiniões, argumentar e reagir. Caso necessário, os alunos podem recorrer a dicionários. Em seguida, cada grupo deve apresentar sua cena à turma e, após cada apresentação, os demais alunos devem responder às perguntas: “Was denkst du?”, “Welche Vorurteile wurden dargestellt?” e “Welche Transportmittel wurden dargestellt?”.
Para concluir a aula, o professor deve atribuir uma Hausaufgabe, pedindo para que os alunos escrevam uma breve reflexão (5–6 frases) em alemão: “Wenn ich mit öffentlichen Verkehrsmitteln fahre, denke ich … weil …”. Os textos serão lidos, debatidos e corrigidos no começo da aula seguinte.
Observação: Certifique-se de que os alunos entendem bem o vocabulário-chaves antes da atividade de “role-play”.
Autoria: Prof. Arthur Heredia Crespo
Adaptado por: Giulianna Soares Goudard
Nível: A2