Tags: estações do ano; die Jahreszeiten; roupas; die Kleidungen. 

Objetivos:

  • Introduzir a temática “vestimenta” com apoio nas estações do ano. 
  • Ampliar, revisar e fixar o vocabulário das estações do ano, relacionando as características de cada estação com um certo traje. 

Preparação: para aplicar a atividade final, o(a) professor(a) deve consultar a dinâmica Caramba!/Verflixt!/Darn!, presente no site da RAPLE (https://raple.fclar.unesp.br/caramba-ver%ef%ac%82ixt-darn/). A forma como o jogo deve ser organizado está descrita na seção  “Como realizá-la?”. 

Tempo: 90 minutos

Materiais:

  • Cartões de vocabulário para a dinâmica.
  • Cartões extras com a palavra „Verflixt!“.
  • Envelope. 
  • Imagens para associação no início da aula. 
  • Meio de transmissão das imagens (projetor, televisão, etc.)

Etapa 1 (10-15 min.)

Feita a preparação anterior, como orientado (vide “Preparação”, no topo do documento), o(a) professor(a) iniciará a aula retomando rapidamente o tema das estações do ano, já conhecido pelos alunos. Para isso, fará uma breve atividade de adivinhação, exibindo imagens que representem der Frühling, der Sommer, der Herbst e der Winter, e incentivando que os estudantes nomeiem cada estação em alemão. Esse momento será aproveitado como uma breve revisão coletiva, reforçando a pronúncia e garantindo que todos estejam alinhados. 

Etapa 2 (60-80 min.) 

Parte 1 (30-40 min)

Nesta primeira parte acontecerá a introdução do novo vocabulário, também, a partir de imagens, nas quais o nome, em alemão, de diferentes roupas será apresentado. Para melhor e maior fixação, as peças serão representadas estando ou não associadas a um sujeito. Aqui, o(a) professor(a) fará duas perguntas direcionadoras, uma para cada contexto das imagens: se as ilustrações apresentarem as roupas desacompanhadas, questiona-se Was ist das? (ao que respondem os(as) aprendizes Das ist ein/eine…); quando as roupas estiverem vestidas por alguém, a questão será Was trägt er/sie/es? (com a resposta Er/sie/es trägt einen/eine/ein…). Em seguida, os(as) estudantes serão incentivados a repetir essas perguntas, agora organizados(as) em duplas e com base na vestimenta dos colegas presentes em sala. É fundamental se atentar à conjugação do verbo tragen, de acordo com a pessoa e o caso Akkusativ.

Parte 2 (30-40 min)

Após a retomada das estações e a introdução do vocabulário de roupas, o(a) docente irá desfazer as duplas e elucidar a construção de frases simples que relacionem os dois temas abordados. Para isso, apresentará no quadro construções sintáticas como Im Sommer trägt man… e Im Winter trage ich…, ilustrando com exemplos práticos e gráficos. Depois, vai direcionar perguntas para os estudantes, como, por exemplo: Was trägt man im Herbst?Im Herbst trägt man einen Pullover und eine Jacke, para fomentar a oralidade e realizar correções pontuais de pronúncia ou estrutura. 

Etapa 3 (20-35 min)

Como encerramento, será realizada a dinâmica Verflixt!, para revisar e consolidar, de maneira ativa e lúdica, o contexto vocabular trabalhado. Os(as) alunos(as) serão organizados em dois grupos, e cada um receberá um envelope contendo cartões com palavras da aula. As instruções do jogo estão detalhadas no link: https://raple.fclar.unesp.br/caramba-ver%ef%ac%82ixt-darn/.

A aplicação do exercício neste plano de aula segue uma sugestão da autora, presente na seção “Considerações”. Sendo assim, no lugar de traduzir e definir a palavra do cartão, será pedido aos(às) aprendizes que apliquem o vocábulo em uma frase, tornando a prática mais desafiadora e contextualizada. O(a) professor(a) acompanhará o andamento dos grupos, encorajando o uso de sentenças completas e ajudando os estudantes quando necessário. 

Observação: a dinâmica referenciada neste plano de aula é Verflixt!, de autoria atribuída a Laura Ferri Pulgatti, para o site da RAPLE.

Autoria: Naomy Helena Hilario

Nível: A2