Alles Grau (2015) – Isolation Berlin
A música da banda Isolation Berlin tem um ritmo lento e uma melodia melancólica. A canção expressa os sentimentos do eu-lírico e sua visão atual do mundo por meio da estrutura simples como “Ich Habe”. Dessa forma, por ter um andamento mais pausado, a música pode ser um bom recurso didático a ser utilizado com turmas de nível A1 para o aprendizado de verbos básicos como “Haben” e “Sein”. (Sinopse: Julia Wik Atique)
Tomte Ich sang die ganze Zeit von dir (2011)– Tomte
Na canção, com ritmo chiclete, o eu-lírico relembra e narra de forma simples e com nostalgia um amor passado, já encerrado, utilizando verbos no pretérito, como “gefällt”, “erfährst”, “passiert”, “war”, “hatte” entre outros. Endereçando suas palavras à pessoa amada, ele expressa o que ainda gostaria de contá-la. Ademais, a melodia não é rápida, o que a torna fácil de entender. Por isso, a canção pode ser uma opção a ser utilizada em sala de aula, como meio de introduzir, retomar, praticar e ensinar o passado verbal simples (Präteritum) em aulas de alemão, especialmente em turmas de nível A1.2 ou A2. (Sinopse: Julia Wik Atique)
Junge (2007) – Die Ärzte
A música com melodia indie rock, não é difícil de ser entendida por níveis A2-B1; a letra narra um tio conversando com seu sobrinho, dando conselhos sobre a vida. Para isso, ele faz diversos questionamentos, fazendo uso de verbos modais (“sollen”, “mussen”, etc) e de W-Fragen, (“Warum”, “Wie”, etc). Nesse sentido, ela pode ser utilizada em sala de aulas em atividades em que os alunos preencham lacunas na letra da música com esses elementos, praticando o hören do alemão e, posteriormente, estudando o vocabulário presente na canção. (Sinopse: Julia Wik Atique)
Walpurgisnacht (2014) – FAUN
Walpurgisnacht é uma canção sobre “A Noite de Santa Valburga”, uma festa tradicional alemã pagã celebrada na virada de 30 de abril para 1º de maio, que está associada tanto a Santa Valburga, uma abadessa do século VIII, quanto aos rituais de proteção contra o mal e as celebrações da chegada da primavera. A música detalha alguns elementos presentes durante a celebração que podem contribuir na ampliação do vocabulário dos alunos e do conhecimento linguístico. Além disso, no que diz respeito aos aspectos culturais, a canção pode ser utilizada para estudar as comemorações tradicionais que ocorrem na Alemanha, podendo despertar o interesse do aluno pelos costumes e festivais alemães. (Sinopse: Maria Eduarda Capobianco)
Columbo (2017) – Wanda
A música “Columbo”, da banda austríaca “Wanda”, narra de forma melódica o cotidiano e a dinâmica de um casal que decide passar a noite juntos em casa assistindo televisão. A letra da canção é marcada por negativas utilizando o termo “nicht”; nesse sentido, pode ser uma opção para abordar a negação com esse elemento em sala de aula. (Indicação: Julia Wik Atique)
Was wollen wir trinken (2017) – DArtagnan
A música de melodia fantasiosa e medieval narra o sentimento de irmandade de amigos, que provavelmente viverão uma guerra no futuro; para isso, a canção utiliza verbos básicos como “trinken”, “wollen”, “leben”, “halten” e outros. Nesse contexto, ela pode ser utilizada em sala de aula como forma de introdução destes verbos, além de ser uma opção para estudo de vocabulário. Ademais, pode ser um recurso para praticar o verbo “wollen” com os alunos, por meio de interações entre eles, com perguntas do tipo “Was wollen wir …?” ou “Was wollen Sie….?”. (Indicação: Julia Wik Atique)