Alles Grau (2015) – Isolation Berlin
A música da banda Isolation Berlin tem um ritmo lento e uma melodia melancólica. A canção expressa os sentimentos do eu-lírico e sua visão atual do mundo por meio da estrutura simples como “Ich Habe”. Dessa forma, por ter um andamento mais pausado, a música pode ser um bom recurso didático a ser utilizado com turmas de nível A1 para o aprendizado de verbos básicos como “Haben” e “Sein”. (Sinopse: Julia Wik Atique)
Tomte Ich sang die ganze Zeit von dir (2011)– Tomte
Na canção, com ritmo chiclete, o eu-lírico relembra e narra de forma simples e com nostalgia um amor passado, já encerrado, utilizando verbos no pretérito, como “gefällt”, “erfährst”, “passiert”, “war”, “hatte” entre outros. Endereçando suas palavras à pessoa amada, ele expressa o que ainda gostaria de contá-la. Ademais, a melodia não é rápida, o que a torna fácil de entender. Por isso, a canção pode ser uma opção a ser utilizada em sala de aula, como meio de introduzir, retomar, praticar e ensinar o passado verbal simples (Präteritum) em aulas de alemão, especialmente em turmas de nível A1.2 ou A2. (Sinopse: Julia Wik Atique)
Junge (2007) – Die Ärzte
A música com melodia indie rock, não é difícil de ser entendida por níveis A2-B1; a letra narra um tio conversando com seu sobrinho, dando conselhos sobre a vida. Para isso, ele faz diversos questionamentos, fazendo uso de verbos modais (“sollen”, “mussen”, etc) e de W-Fragen, (“Warum”, “Wie”, etc). Nesse sentido, ela pode ser utilizada em sala de aulas em atividades em que os alunos preencham lacunas na letra da música com esses elementos, praticando o hören do alemão e, posteriormente, estudando o vocabulário presente na canção. (Sinopse: Julia Wik Atique)
Walpurgisnacht (2014) – FAUN
Walpurgisnacht é uma canção sobre “A Noite de Santa Valburga”, uma festa tradicional alemã pagã celebrada na virada de 30 de abril para 1º de maio, que está associada tanto a Santa Valburga, uma abadessa do século VIII, quanto aos rituais de proteção contra o mal e as celebrações da chegada da primavera. A música detalha alguns elementos presentes durante a celebração que podem contribuir na ampliação do vocabulário dos alunos e do conhecimento linguístico. Além disso, no que diz respeito aos aspectos culturais, a canção pode ser utilizada para estudar as comemorações tradicionais que ocorrem na Alemanha, podendo despertar o interesse do aluno pelos costumes e festivais alemães. (Sinopse: Maria Eduarda Capobianco)
Wanda (“Columbo”)
Tonbandgerät (“Mein Herz ist ein Tourist”)
Faun (“Feuer”)
DArtagnan (“Was wollen wir trinken”)