Autoria: Cibele Cecilio de Faria Rozenfeld

Nível: A1.2

Objetivos:

  • Objetivo linguístico: léxico acerca de produtos alimentícios (Lebensmittel)
  • Objetivo comunicativo: ser capaz de se comunicar em situação de compra de produtos alimentícios

Tempo: 120 minutos

Preparação verificar se os links disponibilizados estão ativos.

Materiais:

  • Computador e Datashow
  • Folha de atividades ou material disponibilizado diretamente deste plano de forma online
  • Mini-produtos alimentícios ou tiras de papel
  • Exemplo: uma folha de exercícios impressa (todos os documentos devem estar anexados no e-mail ou linkados no plano de aula)
  • Links do youtube

Etapa 1:

Revisão dos produtos alimentícios já vistos a partir da realização de atividades da plataforma Lerningapps a seguir:

https://learningapps.org/2080446

https://learningapps.org/1692330

https://learningapps.org/3917122

Depois que os alunos fizerem individualmente as atividades do Learningapps, o projetos as projeta pelo Datashow e as refaz juntamente com os alunos , discutindo possíveis questões, como por exemplo, variedades linguísticas de alguns léxicos, como “Karfiol” para “Blumenkohl”

Etapa 2: 

Apresentar o vídeo a seguir pedindo para responder às seguintes questões:

Was kauft Niko? Was kostet das alles?

Alunos assistem ao vídeo „Nikos Weg: Sonst noch etwas?“

Discutem o que Niko compra e quanto custam os produtos e o total da compra.

Resposta:

300 Gramm Datteln

1 Pfund Tomaten – 2 Euro (oder 3 Pfund/5 Euro)

3 Gurken – 90 Cent/Stück (ou 4 Stück /4 Euro . Er nimmt aber 5 Gurken)

Das macht 12,40Euro

Ainda nessa etapa, introduzir o vocabulário da situação de compra de mantimentos, por exemplo:

VerkäuferKunde
momentoSie wünschen?Was wünschen/möchten Sie?Was darf es sein?Ich hätte gern….Ich möchte….Ich nehme….Was kostet/kosten…..?Haben Sie….?
momentoDarf es sonst noch etwas sein?Noch etwas?Ist das alles?Tut mir Leid, das haben wir (heute) leider nicht.Ja, ich nehme auch…Ich möchte auβerdem….Nein, das wäre es.Nein, das ist allesWie viel macht das bitte?Wie viel kostet alles zusammen
Final da situaçãoDas macht ……Euro.Bitte./Bitte schön/Gerne.Hier….danke schön.

Depois de ler as expressões linguísticas da tabela com os alunos, pedir a eles que façam um diálogo escrito e o pratiquem em duplas. Enquanto os alunos fazem isso nas duplas, o professor circula fazendo as correções. 

Etapa 3

Nessa etapa final, os alunos irão simular uma situação de compra “auf dem Markt”. Discutir inicialmente o conceito de “Markt” na Alemanha, como acontece e relacionar com o vídeo. Depois, dividir o grupo entre vendedores e compradores. Cada vendedor irá se alocar em um ponto da sala e fará uma lista do que ele/ela tem em sua “barraca” ( o professor pode, também, levar mini produtos alimentícios de brinquedo). (cerca de 10 coisas). Pedir aos compradores que elaborem uma lista de compras (Einkaufsliste) (10 coisas).No diálogo, aqueles produtos que não se encotrnam na lista, o vendedor deve dizer que não tem na barraca (Tut mir Leid, das haben wir heute leider nicht/, por exemplo)