Os filmes de curta metragem são bastante adequados para uso em sala de aula, pois podem ser usados como material complementar, tomam pouco tempo da aula e são excelentes  insumos para promover uma discussão entre os alunos. É possível, por exemplo,  mostrar apenas parte de um deles, deixando o final para que os participantes adivinhem como ele termina, de forma que as suposições levam os alunos a uma situação de comunicação autêntica.


WOMBO 

Trata-se de uma batata que “aterrisa” na terra com ser extra terresrtre e encontra dificuldades para se adaptar aos “estranhos costumes”. Interessante para promover discussão sobre questões de interculturalidade.

Fonte:FIFTYEIGHT ANIMATION


Schwarzfahrer (12 min.)

Embora o filme seja antigo (1992), trata de temática ainda atual, que é o preconceito racial e contra estrangeiros na   Alemanha


500 g Alltag ( 3:37 min.)

Trata de uma situação no supermercado, na qual a mãe afirma dar uma educação livre e antiauoritária à filha, que se mostra socialmente inadequada. É uma crítica  a educação sem limites de crianças.


Amoklove ( 9:21 min.)

Narra a história de 2 adolescentes que se conhecem no metrô e se apaixonam.

Ruby (6:35 min)

Em imagens incrivelmente assustadoras, os cineastas contam a história de várias camadas da garota altamente talentosa, que finalmente se vê em seu desejo destrutivo. Atuação extraordinária, perfeição técnica e atitude cinematográfica profissional permitem apenas um diagnóstico: difícil de determinar o preço. Fonte: Zugdirekt


Créditos: Ana Caroline Peliciari Simon e Arthur Heredia Crespo

________

Bridge (2:45)

Bridge é uma animação com cerca de quatro minutos, na qual se apresenta o trajeto dos personagens rumo à colaboração. Por não conter falas, esse vídeo pode ser utilizado com estudantes em diferentes níveis de proficiência e em situações como as primeiras aulas de um período, nas quais se intencione criar um clima de acolhimento e parceria entre os alunos.

Créditos: Marina de Paulo Nascimento e Giovanna Palauro Silva

________

Scrambled (6:28)

Scrambled é um curta-metragem, com aproximadamente 6 minutos, que não apresenta diálogos. Nesse sentido, esse recurso audiovisual pode ser trabalhado com diferentes faixas etárias e níveis de proficiência, tendo em vista temas como as cores, os meios de transportes ou o sentimento de frustração. A narrativa introduz uma personagem perdendo o trem do metrô. Diante de seu desapontamento, e a fim de tornar sua espera menos árdua, um cubo mágico se apresenta, mudando o curso da história.  

Créditos: Marina de Paulo Nascimento e Giovanna Palauro Silva

Alike (8:01)

Alike é um curta-metragem com cerca de oito minutos que apresenta a trajetória de um pai e uma filha à liberdade imaginativa. Além de temas como a criatividade, esse material audiovisual pode auxiliar em atividades que envolvam temas como a rotina e as imposições sociais.

Créditos: Marina de Paulo Nascimento