Os filmes de curta metragem são bastante adequados para uso em sala de aula, pois podem ser usados como material complementar, tomam pouco tempo da aula e são excelentes  insumos para promover uma discussão entre os alunos. É possível, por exemplo,  mostrar apenas parte de um deles, deixando o final para que os participantes adivinhem como ele termina, de forma que as suposições levam os alunos a uma situação de comunicação autêntica.


WOMBO (2013) Aventura; Classificação Indicativa: Livre 

Trata-se de uma batata que teve um acidente com a sua espaçonave enquanto viajava pelo universo e acabou caindo na Terra. Lá, ela precisa se adaptar aos costumes estranhos e garantir que não seja descoberta e comida pelo cachorro da casa ou pelos humanos. O curta pode ser utilizado em uma aula sobre verbos comuns, onde os alunos descrevem as ações dos personagens em alemão, ou também pode ser utilizado em uma aula sobre nome de alimentos, mais especificamente dos vegetais, que aparecem bastante durante o filme. Além disso, uma discussão sobre questões de interculturalidade pode ser bastante rica a partir desse curta. (Sinopse: Maria Eduarda Capobianco, Júlia Monforte e Júlia Atique)

TAGS: verbos, Essen, comidas, Verben, Grammatik

Schwarzfahrer (12 min.) Drama; Classificação Indicativa: Livre

O curta se passa em um Tram (trólebus) a partir do ponto de vista de um motoqueiro que embarcou no transporte, após não conseguir ligar sua moto. Após entrar no trólebus, o motoqueiro avista um jovem negro sentado ao lado de uma idosa branca. Durante os 12 minutos do curta, a idosa agride verbalmente o jovem negro, em uma clara demonstração de preconceito racial. Nem o motoqueiro, nem os demais passageiros intervém. O cobrador de tickets embarca e começa a solicitar as passagens dos passageiros. Com o ele se aproximando, o jovem negro encontra uma estratégia para que a idosa fique sem seu ticket e se torne, então, uma Schwarfahrerin (viajante que esquiva tarifas). A idosa é, então retirada do meio de transporte e o motoqueiro, o real Schwarzfahrer, não é descoberto. O curta pode ser utilizado para iniciar discussões acerca da discriminação e do preconceito racial na Alemanha (podendo levar à reflexão sobre essa temática no Brasil), explicitando a diversidade racial no território alemão e a opressão que alemães não-brancos experienciam. Além disso, ele pode ser utilizado para ilustrar o tema meios de transporte e os diferentes sentidos da palavra “Schwarzfahrer”. (Sinopse: Maria Eduarda Capobianco, Júlia Monforte e Júlia Atique)

TAGS: racismo, injustiça, ironia, diversidade

500 g Alltag (3:37 min.) Comédia; Classificação Indicativa: Livre 

O curta se passa em uma situação cotidiana no supermercado. Ele retrata o mau comportamento de uma garotinha e como sua mãe e as pessoas ao redor lidam com isso. O audiovisual pode ser uma opção em sala de aula para introduzir vocabulários de itens de supermercados, como comida,  para trabalhar diálogos que ocorrem em supermercados, bem como para fomentar discussão sobre o tema formas de comportamento socialmente aceitáveis ou não. (Sinopse: Maria Eduarda Capobianco, Júlia Monforte e Júlia Atique)

TAGS: Supermarket, supermercado, comida

Amoklove (2008) (9:21 min.) Drama romântico; Classificação Indicativa: 14

A história gira em torno de um jovem que se apaixona à primeira vista por uma garota que encontra em um metrô e, movido por uma obsessão repentina, faz de tudo para conquistá-la, seguindo-a de forma insistente, tentando se aproximar e chamar sua atenção a qualquer custo. O curta pode ser utilizado em uma aula sobre as diferentes relações e os estados civis, contribuindo para a expansão do vocabulário de alemão. (Sinopse: Maria Eduarda Capobianco, Júlia Monforte e Júlia Atique)

TAGS: relacionamentos, Familienstand, U-Bahn

Ruby (6:35 min) Drama

Ruby é uma garota introvertida e isolada, na qual seus colegas de sala não prestam muita atenção. Ela, porém, possui a capacidade de hackear e codificar os celulares e redes sociais de seus colegas. Tomada pelo desejo de controle e  poder, Ruby expõe mensagens, fotos e vídeos dos celulares que invade, causando agitação e desavenças. O curta pode ser utilizado em sala de aula para o ensino de adjetivos que descrevam Ruby e seus colegas, como a descrição de suas personalidades e características físicas. É possível, ainda, abordar, a partir do curta, temas como o uso de redes sociais, bullying e relações entre jovens. (Sinopse: Maria Eduarda Capobianco, Júlia Monforte e Júlia Atique)

TAGS: bullying, alvoroço, hacker, adolescente, escola 

Créditos: Ana Caroline Peliciari Simon e Arthur Heredia Crespo

Bridge (2:45)

Bridge é uma animação com cerca de quatro minutos, na qual se apresenta o trajeto dos personagens rumo à colaboração. Por não conter falas, esse vídeo pode ser utilizado com estudantes em diferentes níveis de proficiência e em situações como as primeiras aulas de um período, nas quais se intencione criar um clima de acolhimento e parceria entre os alunos. (Sinopse: Maria Eduarda Capobianco, Júlia Monforte e Júlia Atique)

TAGS: bichos, cooperação, trabalho em equipe

Créditos: Marina de Paulo Nascimento e Giovanna Palauro Silva

Scrambled (6:28) Comédia; Classificação Indicativa: Livre 

A narrativa introduz uma personagem perdendo o seu metrô. Diante de seu desapontamento, e a fim de tornar sua espera menos árdua, um cubo mágico se apresenta, mudando o curso da história. Scrambled é um curta-metragem, com aproximadamente 6 minutos, que não apresenta diálogos. Nesse sentido, esse recurso audiovisual pode ser trabalhado com diferentes faixas etárias e níveis de proficiência, tendo em vista temas como as cores, os meios de transportes ou ainda fomentar uma discussão sobre a quebra da rotina no dia-a-dia. (Revisão: Maria Eduarda Capobianco)

Créditos: Marina de Paulo Nascimento e Giovanna Palauro Silva

Alike (8:01) Animação; Classificação Indicativa: Livre

O curta se passa em um universo sem cor, com rotinas maçantes e regras rígidas. Os personagens principais, pai e filho, são os únicos com cores e, após irem ao trabalho, onde a rotina é repetitiva, e à escola, onde a criatividade é limitada, perdem suas cores. Ao fim do dia, pai e filho se desvinculam da rotina e encontram suas cores e sua felicidade juntos. O curta pode ser usado para a exemplificação da rotina em alemão e como base para atividades onde os alunos descrevem a rotina das personagens. Também pode ser usado como insumo para a reflexão crítica sobre a educação tradicional e o trabalho massificante. (Revisão: Maria Eduarda Capobianco, Júlia Monforte e Júlia Atique))

TAGS: cotidiano, criatividade, conformismo, educação

Créditos: Marina de Paulo Nascimento e Cibele Cecílio de Faria Rozenfeld

Der Wolf und die sieben Geißlein (2021)

O curta metragem “Der Wolf und die sieben Geißlein” (2021) é baseada na fábula alemã de mesmo nome (O lobo e os sete cabritos) e trata  de uma família de cabras, na qual a mãe sai para fazer comprar e alerta seus filhotes para não abrirem a porta de sua casa para estranhos, pois há um lobo perigoso na vizinhança que pode atacá-los. A história continua com o lobo procurando maneiras de invadir a casa dos cabritinhos.Esse curta metragem alemão infantil  apresenta conteúdo lúdico e simples e pode ser usado prioritariamente  em aulas para crianças, contribuindo para o desenvolvimento da habilidade da escuta. Público: Infantil/livre. (Sinopse: Júlia Monforte)

TAGS: perigo, comportamento, conto de fadas