Os filmes de curta metragem são bastante adequados para uso em sala de aula, pois podem ser usados como material complementar, tomam pouco tempo da aula e são excelentes insumos para promover uma discussão entre os alunos. É possível, por exemplo, mostrar apenas parte de um deles, deixando o final para que os participantes adivinhem como ele termina, de forma que as suposições levam os alunos a uma situação de comunicação autêntica.
Trata-se de uma batata que “aterrisa” na terra com ser extra terresrtre e encontra dificuldades para se adaptar aos “estranhos costumes”. Interessante para promover discussão sobre questões de interculturalidade.
Fonte:FIFTYEIGHT ANIMATION
Schwarzfahrer (12 min.)
Embora o filme seja antigo (1992), trata de temática ainda atual, que é o preconceito racial e contra estrangeiros na Alemanha
500 g Alltag ( 3:37 min.)
Trata de uma situação no supermercado, na qual a mãe afirma dar uma educação livre e antiauoritária à filha, que se mostra socialmente inadequada. É uma crítica a educação sem limites de crianças.
Amoklove ( 9:21 min.)
Narra a história de 2 adolescentes que se conhecem no metrô e se apaixonam.
Ruby (6:35 min)
Em imagens incrivelmente assustadoras, os cineastas contam a história de várias camadas da garota altamente talentosa, que finalmente se vê em seu desejo destrutivo. Atuação extraordinária, perfeição técnica e atitude cinematográfica profissional permitem apenas um diagnóstico: difícil de determinar o preço. Fonte: Zugdirekt
![](https://cel.fclar.unesp.br/alemao/wp-content/uploads/sites/2/2020/04/palmas-e1588188631525.png)
Créditos: Ana Caroline Peliciari Simon e Arthur Heredia Crespo
________
Bridge (2:45)
Bridge é uma animação com cerca de quatro minutos, na qual se apresenta o trajeto dos personagens rumo à colaboração. Por não conter falas, esse vídeo pode ser utilizado com estudantes em diferentes níveis de proficiência e em situações como as primeiras aulas de um período, nas quais se intencione criar um clima de acolhimento e parceria entre os alunos.
Créditos: Marina de Paulo Nascimento e Giovanna Palauro Silva
________
Scrambled (6:28)
Scrambled é um curta-metragem, com aproximadamente 6 minutos, que não apresenta diálogos. Nesse sentido, esse recurso audiovisual pode ser trabalhado com diferentes faixas etárias e níveis de proficiência, tendo em vista temas como as cores, os meios de transportes ou o sentimento de frustração. A narrativa introduz uma personagem perdendo o trem do metrô. Diante de seu desapontamento, e a fim de tornar sua espera menos árdua, um cubo mágico se apresenta, mudando o curso da história.
Créditos: Marina de Paulo Nascimento e Giovanna Palauro Silva
Alike (8:01)
Alike é um curta-metragem com cerca de oito minutos que apresenta a trajetória de um pai e uma filha à liberdade imaginativa. Além de temas como a criatividade, esse material audiovisual pode auxiliar em atividades que envolvam temas como a rotina e as imposições sociais.
Créditos: Marina de Paulo Nascimento