Tags: Sustentabilidade; Meio Ambiente; ODS; Ecoturismo; Energias Renováveis; Nachhaltigkeit; Umwelt; Umweltschutz; Língua Alemã; Deutsche Sprache; Alemanha; Deutschland.
Objetivos:
- Identificar as principais iniciativas de sustentabilidade da Alemanha;
- Compreender a conexão entre políticas globais (ODS), e ações nacionais;
- Reconhecer a liderança alemã em tecnologias verdes e ecoturismo;
- Refletir sobre a importância da proteção ambiental;
- Apresentar e praticar vocabulário em alemão (Schlüsselwörter) relacionado à área de sustentabilidade.
Tempo: 60 minutos – 01 hora
Preparação: Opcional – Cartela de Instruções, e Cartas/ Peças de
Dominó do jogo “Weniger oder Mehr”, produzido pelo Goethe-Institut Brasilien impressas, caso o docente opte por utilizar o material físico.
Materiais:
- Lousa;
- Marcadores;
- Cartela de Instruções, e Cartas/ Peças de Dominó do jogo “Weniger oder Mehr”, produzido pelo Goethe-Institut Brasilien (impressas ou projetadas);
Opcional – Projetor para exibir os 17 ODS; imagens de parques nacionais alemães; ou tecnologias verdes;
Etapa 1 – 10 minutos:
Aquecimento e Levantamento de Conhecimento Prévio: Para dar início à “Etapa 1”, o professor pode começar a aula com uma saudação, seguida de uma pergunta ampla direcionada aos estudantes, buscando a partir dela uma reflexão: DE: “Guten Tag, Leute! Was bedeutet ‘Nachhaltigkeit’ für euch?” / PT-BR: “Bom dia, pessoal! O que significa “sustentabilidade” para vocês?”. Após ouvir algumas ideias, ele, aos poucos, direciona o foco. Para dinamização, o professor pode mediar a criação de uma Nuvem de Palavras (Schlagwortwolke/ Wortwolke) na lousa, momento esse em que os próprios estudantes podem se sentir à vontade para se levantarem, e escreverem seus conhecimentos a respeito da temática de sustentabilidade no quadro. Outra alternativa, seria o professor mediar essa criação, escrevendo as palavras-chave ditas pelos alunos.
O professor então introduz o tema da aula, podendo continuar a fazer uso da Língua Alemã: DE: “Heute sprechen wir über Deutschland, ein Vorreiter im Umweltschutz.” / PT-BR: “Hoje falaremos sobre a Alemanha, uma pioneira na proteção ambiental”. Explicando para os estudantes que eles estudarão hoje os motivos que fazem da Alemanha um dos países mais sustentáveis do mundo.
Etapa 2 – 30 minutos:
Apresentação do Conteúdo e Compreensão: Ao longo desta etapa, será explorado as políticas, e as ações práticas em relação à área de sustentabilidade e meio ambiente, aplicadas pelo governo alemão.
Atividade 1 (Política e Metas/ Politik und Ziele – 15 min): Aqui o professor apresenta aos estudantes o compromisso alemão explícito com a sustentabilidade, e com a preservação do meio ambiente. Os estudantes estão livres para, ao longo dessa etapa, contribuírem com a exposição.
- As Metas Globais (die globalen Ziele): A Alemanha se orienta pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que buscam, por exemplo, a proteção do clima (der Klimaschutz), e a igualdade de gênero (die Gleichstellung der Geschlechter);
- Proteção da Natureza (der Naturschutz): Destaca a riqueza da biodiversidade (die Artenvielfalt) alemã, com cerca de 48.000 espécies de animais (die Tierarten) e 9.500 espécies de plantas (die Pflanzenarten).
Atividade 2 (Tecnologia e Ação/ Technologie und Handeln – 15 min): Agora, ao longo desta atividade, o foco se transmuta, passando para como a Alemanha coloca e implementa as políticas de sustentabilidade na prática.
- Tecnologias Verdes (die Grüne Technologien): Explica para a turma que o setor ambiental na Alemanha representa, aproximadamente, 15% do PIB alemão, e também que o país é um dos líderes mundiais em tecnologias de proteção ambiental, incluindo energias renováveis (die erneuerbaren Energien);
- Mobilidade Sustentável (die Nachhaltige Mobilität): Apresenta aos estudantes a meta alemã de liderar o mercado de carros elétricos (das Elektroauto) até 2030, e que também existe um forte incentivo ao uso de transporte público (der öffentliche Verkehrsmittel), assim como de bicicletas (das Fahrrad);
- Ecoturismo (der Ökotourismus): Mostra também aos estudantes que o turismo na Alemanha também segue a mesma tendência do tópico anterior, com muitos serviços certificados por seu uso cuidadoso de recursos ambientais, como a água (das Wasser), e pela redução de resíduos.
Para instigar a interação entre os discentes, o professor, ao final da exposição, pode lançar uma pergunta como: DE: “Welche dieser Initiativen findet ihr am wichtigsten für die Zukunft?” / PT-BR: “Qual dessas iniciativas vocês acham mais importante para o futuro?”.
Etapa 3 – 20 minutos:
Uso da Língua-Alvo (Prática e Uso Livre): O objetivo desta última etapa é aplicar o conhecimento linguístico-cultural, assim como o vocabulário visto em aula de forma prática; coletiva; e também interativa. Nesta etapa, o professor pode expandir a lista de vocabulário do dia na lousa, sistematizando todas as palavras ao longo da aula trabalhadas, ou então, fazer uma seleção. Algumas das palavras vistas foram: Die Nachhaltigkeit → A Sustentabilidade; Der Umweltschutz → A Proteção Ambiental; Die Artenvielfalt → A Biodiversidade; Die Technologie → A Tecnologia; Das Elektroauto → O Carro Elétrico; Weniger / Mehr → Menos / Mais; Die Zukunft → O Futuro.
Uso Livre (Spielerisches Lernen: Das Domino “Weniger oder Mehr”, von Goethe-Institut Brasilien – 15 min): O professor então propõe à sala uma atividade lúdica e comunicativa. Aqui, o jogo de dominó do Goethe-Institut Brasilien “Weniger oder Mehr” se encaixa, perfeitamente, à temática da aula. O jogo na íntegra, com todo o seu conteúdo, como a Cartela de Instruções, e as Cartas/ Peças de Dominó – assim como outros jogos dentro da mesma temática – pode ser encontrado no site oficial do Goethe-Institut Brasilien, na sessão “Deutsch Unterrichten”. O link de acesso, direto, à página do site do instituto para download do material de forma prévia se encontra logo abaixo:
→ Nachhaltig mit DaF – Spiele – Goethe-Institut Brasilien
- Preparação (3 min): Para a execução do jogo, o professor dividirá a turma em pequenos grupos, a quantidade dependerá do número total de estudantes em sala presentes, sendo interessante que os grupos estejam igualados em número de pessoas. Uma Cartela de Instruções e um conjunto de Peças de Dominó são então distribuídas para cada um dos grupos, se o professor preferir, pode também projetá-las). É explicado aos alunos o objetivo do jogo: DE: “Wir spielen jetzt Domino! Das Ziel ist, eine Kette von START bis ENDE zu bilden. Ihr müsst das richtige Bild zum richtigen Text finden.” / PT-BR: Vamos jogar dominó agora! O objetivo é formar uma corrente do INÍCIO ao FIM. Vocês precisam encontrar a imagem certa para o texto certo”.
- Execução (Spielzeit – 8 min): Os discentes, em grupos, leem a Cartela de Instruções, escrita e formulada de forma bilíngue (Português e Alemão); seguem as indicações; e jogam o jogo de forma colaborativa. Ao colocar uma carta/ peça que completa um par de forma plena (imagem + texto), o aluno deve formular uma oração utilizando o verbo modal “können” no Konjunktiv II, como sugerido nas instruções do jogo. O professor, para facilitar, pode escrever exemplos na lousa, como os próprios disponíveis na Cartela de Instruções :
- “Wir könnten weniger Fleisch essen.” (Nós poderíamos comer menos carne);
- “Ich könnte mehr mit dem Fahrrad fahren.” (Eu poderia andar mais de bicicleta).
- Reflexão (Reflexion – 4 min): Após terminarem o jogo de dominó, o professor conduzirá e mediará uma breve discussão entre os estudantes, para conectar, desta forma, o jogo à vida dos alunos. Para isso, o dente pode questionar a sala:
- “Welche Aktion im Spiel ist für euch am einfachsten?” (Qual ação no jogo é a mais fácil para vocês?);
- “Und welche ist am schwierigsten? Warum?” (E qual é a mais difícil? Por quê?).
Fechamento (5 min): O professor, após a reflexão, finaliza a aula, parabenizando os estudantes pela atividade realizada, e reforçando a ideia de que pequenas ações (kleine Aktionen), podem, sim, ter um grande impacto; sem, claro, deixar de refletir com a turma a respeito da responsabilidade de todos de cuidarem, e preservarem o meio ambiente. Promovendo micro, assim como macro ações para sua preservação. Ao final da aula, o docente também pode sugerir à classe que pesquisem sobre um Parque Nacional na Alemanha, ou que explorem outros jogos educativos no site do Goethe-Institut.
Observações: Esta aula é, excelente, para mostrar uma faceta moderna, e muito relevante da Alemanha. A gamificação com materiais didáticos-pedagógicos torna o aprendizado mais memorável, e também divertido. Para turmas iniciantes (A1/ A2), o jogo proposto na “Etapa 3”, assim como as demais etapas propostas ao longo do desenvolvimento da aula, podem ser realizadas, inteiramente em Língua Portuguesa, ou então utilizando o Português enquanto língua de apoio. Para turmas mais avançadas (B1/ B2/ C1/ C2), a comunicação durante o jogo, assim como ao longo da aula, pode ser realizada, majoritariamente, e até mesmo, completamente, em Alemão. Como variação para a atividade da Etapa 3, ou então para aulas futuras, o professor pode utilizar outros jogos do Goethe-Institut Brasilien sobre o tema, como: “Wohin mit unserem Müll?”: Jogo da memória sobre separação de lixo, que reforça vocabulário específico; e “Richtig oder Falsch?”: Jogo de perguntas e respostas sobre os ODS, ideal para aprofundar o conhecimento sobre as metas globais. Todos os jogos, na íntegra, podem ser encontrados no site oficial do Goethe-Institut Brasilien, na página “Nachhaltig mit DaF – Spiele – Goethe-Institut Brasilien”.
Autoria: Prof.ª Danilo Eduardo Rodrigues
Nível: B2