Tags: Hannah Arendt; Filosofia; Política; Século XX; Língua Alemã; Deutsche Sprache; Totalitarismus; Philosophie; Politik; Geschichte.

Objetivos:

  • Identificar os principais eventos biográficos da vida de Hannah Arendt;
  • Compreender o contexto histórico do século XX e seu impacto na vida da filósofa;
  • Definir o conceito de “totalitarismo” a partir da perspectiva de Arendt;
  • Refletir sobre a importância da liberdade e dos direitos humanos;
  • Apresentar e praticar vocabulário chave em alemão (Schlüsselwörter) relacionado à biografia, e ao pensamento de Arendt

Tempo: 90 minutos – 01 hora e 30 minutos

Preparação: N/A

Materiais:

  • Lousa;
  • Marcadores;
  • Opcional – Projetor para exibir imagens; slides; e também os Schlüsselwörter;
  • Opcional – Cópias de um pequeno glossário com os termos em alemão e suas traduções

Etapa 1 – 10 minutos:

Aquecimento e Levantamento de Conhecimento Prévio: O professor inicia a aula a respeito da filósofa alemã Hannah Arendt com uma pergunta introdutória e reflexiva, em ambas as línguas, para dar início à discussão inicial: PT-BR: “O que acontece quando um governo tenta controlar tudo?” / DE: “Was passiert, wenn eine Regierung versucht, alles zu kontrollieren? Ist das möglich?” A ideia, nesta etapa da aula, é ouvir as opiniões dos estudantes, e instigar o interesse da turma a respeito da temática, e das reflexões centrais. Nesta etapa, os estudantes estão livres para discutirem e conversarem entre si, sem divisão de grupos menores, assim como com o professor(a), que fará, a todo momento, a mediação da troca de ideias. Após a discussão, o professor introduz a figura de Hannah Arendt como uma pensadora, filósofa, e política alemã (eine deutsche Denkerin), que viveu esta questão intensamente, apresentando-a como o foco da aula.

Etapa 2 – 30 minutos: 

Apresentação do Conteúdo e Compreensão: Aqui, após a atividade de discussão realizada na “Etapa 1”, o professor apresenta a biografia de Hannah Arendt, assim como sua conexão com alguns conceitos-chave, refletidos anteriormente, introduzindo o vocabulário em Língua Alemã de forma mais sistematizada.
Atividade 1 (Exposição Dialogada – 15 min): O professor narra a trajetória de Arendt para a turma, destacando os pontos centrais, e inserindo os termos em alemão: (i) Sua formação na Universität Marburg; (ii) A perseguição pelo partido nazista (die Verfolgung); (iii) A experiência da perda da pátria (Heimatlosigkeit); (iv) Sua fuga (die Flucht) para os EUA. Os estudantes estão livres para, ao longo dessa etapa, contribuírem com a exposição.
Atividade 2 (Análise e Conceituação – 15 min): Com base na biografia de Hannah Arendt, o professor guia os estudantes à compreensão dos conceitos-chave. Explica, e compartilha com a turma que a obra “As Origens do Totalitarismo” (Elemente und Ursprünge totaler Herrschaft) foi sua resposta para entender o fenômeno da dominação total (totale Herrschaft), vivida pela autora durante a perseguição implementada pelos regimes Nazista e Fascista. O professor elucida o desconhecido, tira as dúvidas dos estudantes, e acaba por introduzir o conceito de “Ausência de Pensamento” (Gedankenlosigkeit), que Arendt usaria mais tarde para descrever a “banalidade do mal”.

Etapa 3 – 40 minutos:

Uso da Língua-Alvo (Prática e Uso Livre): O objetivo ao longo dessa etapa é o de levar os estudantes a utilizarem o conhecimento, assim como o novo vocabulário ao longo da aula aprendido, e refletido, em uma situação que envolva uma atividade de comunicação ativa.
Prática (10 min): Antes da discussão, o professor pode promover uma rápida, e dinâmica, atividade de sistematização na lousa – ou utilizando uma apresentação de slides – associando os termos apresentados em Língua Alemã, aos seus respectivos significados em Língua Portuguesa com a principal finalidade de fixação. Os termos em questão são: (i) Heimatlosigkeit → Perda da pátria/ Não pertencimento; (ii) Totale Herrschaft → Dominação Total; (iii) Die Flucht → A Fuga; (iv) Gedankenlosigkeit → Ausência de Pensamento.
Uso Livre (Discussão em Grupo – 20 min): Aqui, a turma é dividida em pequenos grupos; a quantidade dependerá do número total de estudantes em sala presentes, sendo interessante que os grupos estejam igualados em número de pessoas. O professor então propõe uma discussão, tendo como principal foco a temática, e as reflexões desenvolvidas ao longo da aula: “Com base na história de Hannah Arendt, por que é tão importante defender a liberdade de pensamento?”. Os estudantes são incentivados a utilizarem ao longo da conversa os vocábulos apresentados em nosso “Schlüsselwörter” (palavras-chave em alemão) em sua discussão.
Fechamento (10 min): O professor então finaliza a aula, retomando os pontos principais e o vocabulário durante a aula aprendido. Nesta etapa, é interessante que o professor sugira a pesquisa, por parte dos estudantes, sobre o livro “Eichmann in Jerusalem: Ein Bericht von der Banalität des Bösen”, ou a busca por entrevistas com Arendt em alemão (disponíveis online), para praticar a compreensão auditiva.

Observações: O nível de uso da Língua Alemã pode ser adaptado conforme a proficiência linguística da turma. Para turmas iniciantes (A1/ A2), o foco pode ser apenas no reconhecimento e na pronúncia das palavras-chave. Para turmas mais avançadas (B1/ B2/ C1/ C2), a discussão na Etapa 3 pode ser conduzida, majoritariamente, e até mesmo, completamente, em Alemão.

Autoria: Prof.ª Danilo Eduardo Rodrigues

Nível: B2