
Agradecemos as contribuições desse acervo à: Gustavo Mazeo
Nicht verdient (2018) –Matthias Reim
Esta canção retrata uma história de amor fracassada, na qual o eu-lírico sente que não merecia o amor da outra pessoa. A música trabalha com sentimentos de culpa e arrependimento, sendo uma ótima oportunidade para o professor explorar o uso de expressões relacionadas a emoções, como “Schuld”, “Leid”, “Tränen”, e também o uso do Perfekt para narrar eventos passados. Uma atividade interessante seria pedir aos alunos que escrevessem uma carta de desculpas ou um diálogo entre duas pessoas que estão tentando superar um conflito, utilizando o Perfekt. (Sinopse: Lorena Proença)
Au revoir (2014) – Mark Foster
Esta canção é sobre deixar o passado para trás e buscar novos caminhos. O eu-lírico decide dizer “adeus” a tudo o que o prende. O professor pode usar essa música para explorar expressões idiomáticas e de despedida, além de trabalhar com o Futur I, pois a canção reflete expectativas e planos. Uma atividade prática seria pedir aos alunos que criassem um texto ou diálogo sobre uma fase de suas vidas que desejam deixar para trás e o que esperam do futuro. (Sinopse: Lorena Proença)
Nie vergessen (2014) – Glasperlenspiel
A música aborda memórias e momentos inesquecíveis. O professor pode trabalhar o vocabulário relacionado a lembranças e emoções, como “Erinnerung”, “Vergessen”, “Glück”, e explorar o uso do passado (Präteritum e Perfekt). Uma sugestão de atividade seria pedir aos alunos que escrevessem sobre um momento marcante em suas vidas, utilizando tanto o Perfekt quanto o Präteritum para descrever o que aconteceu. Nivel: B1. (Sinopse: Lorena Proença)
Ich & Du ( 2015) – Gestört aber Geil
A canção celebra a conexão entre duas pessoas, sendo leve e com uma batida contagiante. O foco aqui poderia ser o uso dos pronomes pessoais e possessivos, além de trabalhar com adjetivos relacionados a sentimentos e descrições pessoais. Uma sugestão de atividade poderia ser pedir aos alunos que descrevessem um amigo ou pessoa importante em suas vidas, destacando o que os torna especiais e usando adjetivos e pronomes corretamente. (Sinopse: Lorena Proença)
Die Immer Lacht (2015) – Stereoact
A música és obre uma pessoa que parece sempre feliz por fora, mas guarda suas tristezas por dentro. O professor pode trabalhar com adjetivos opostos (traurig/glücklich, stark/schwach, etc.) e o uso de verbos reflexivos, como “sich verstellen”. Uma atividade interessante seria pedir aos alunos que descrevessem uma situação em que tiveram que esconder seus sentimentos e que refletissem sobre como isso os fez sentir. (Sinopse: Lorena Proença)
Wenn jetzt für immer wär (2016) – Fabian Wegerer
Essa canção aborda o desejo de que um momento perfeito dure para sempre. O professor pode explorar o uso do Konjunktiv II para expressar desejos e hipóteses, já que a letra aborda a ideia de “se” e “como seria se…”. Uma ideia poderia ser pedir aos alunos que escrevam sobre um momento que gostariam que durasse para sempre, utilizando o Konjunktiv II para expressar esses desejos. (Sinopse: Lorena Proença)
Bis der Himmel sich dreht (2016) – About Barbara
A canção tem um tom introspectivo e trata das mudanças que parecem nunca chegar. O professor pode trabalhar com vocabulário relacionado à passagem do tempo e à esperança. Pode-se também explorar o uso de conjunções como “bis”, “wenn”, “obwohl”. Uma sugestão de atividade seria pedir aos alunos que escrevam sobre algo pelo qual estão esperando na vida, utilizando essas conjunções para estruturar suas frases. (Sinopse: Lorena Proença)
Alter Kamuffel (2012) – Paul Kalkbrenner
Como uma faixa instrumental, a música oferece uma oportunidade diferente para o professor. Embora não tenha letra, o ritmo e o estilo podem inspirar os alunos a escreverem uma narrativa ou descreverem um cenário que eles imaginam ao ouvir a música. Isso pode ser uma atividade criativa para explorar o vocabulário descritivo e a criação de histórias. (Sinopse: Lorena Proença)
Eins Zwei Polizei (Mo-Do)
Apesar de conter pouco conteúdo em sua letra, “Eins Zwei Polizei” (1994), do cantor italiano Mo-Do, é uma canção fácil de se memorizar, uma vez que há muitas repetições de termos, fato que auxilia o aluno a decorar algumas palavras. A canção pertence ao gênero musical Eurodance dos anos 90, que tem por característica um foco maior no ritmo das músicas do que em suas letras. Portanto, seu conteúdo lírico não é complexo e pode ser utilizado em uma aula sobre números, por exemplo, tornando-a mais dinâmica e divertida. ( Sinopse: Maria Eduarda Capobianco)