Tags: Atividades de lazer; Freizeitaktivitäten; verbos; Verbe
Objetivos:
- Retomar o conteúdo a respeito das atividades de lazer em Língua Alemã.
- Propor entre os estudantes a comunicação e elaboração de atividades em duplas.
- Estimular discussões acerca das atividades aprendidas em sala de aula.
Tempo: 60 minutos
Preparação: Preparar os slides anteriormente à aula.
Materiais:
- Aparelho de multimídia e internet
- Slides
- Vídeo no Youtube
Etapa 1:
Inicia-se a aula instituindo um bom contato e ambiente entre os estudantes para, então, deixá-los à vontade e uni-los em duplas, com o intuito de realizar a atividade programada. Em seguida, será introduzida a atividade, que consiste em orientar os estudantes a escrever, em Língua Alemã, atividades de lazer, sem ou com baixo custo. Com incentivo do professor, os alunos realizam o exercício utilizando apenas seu conhecimento prévio sobre o assunto. A partir do que foi exposto entre as duplas, todos os alunos dizem as atividades que foram descritas por eles no exercício anterior. Acerca desse compartilhamento de informações, será realizada uma discussão, em Língua Alemã, entre os estudantes, que conversam e respondem às perguntas de orientação do professor “Was halten Sie von dieser Freizeitaktiviät?” “Wie ist Euer Lieblingsfreizeitaktiviät?” → “Gut, aber schwierig…” “Gefällt mir nicht…” “Mein Lieblingsfreizeitaktiviät ist…”, sobre as atividades de lazer sem custo que foram exibidas.
Etapa 2:
Após a discussão acerca das atividades já conhecidas pelos alunos, realiza-se um aprofundamento do conteúdo, em que os estudantes serão apresentados a novas atividades, através de slides que contenham imagens e descrições, e, em seguida, o nome da ação representada na foto e aos verbos específicos que indicam atividades de lazer em alemão.
Etapa 3:
Posteriormente, o professor expõe o vídeo 5 Freizeitaktivitäten die (fast) nichts kosten, de Sasha Torial, e orienta os estudantes a nomearem as atividades de lazer ditas pelo youtuber, a fim de praticar, assim, sua compreensão oral e aprendendo o vocabulário do conteúdo programático. Após os alunos apontarem as cinco atividades, será fomentada uma discussão em relação ao custo das atividades, caso haja um valor.
Por fim, durante a discussão, o professor incentiva os alunos a compartilharem suas opiniões sobre o vídeo exposto e o preço das atividades ditas.
Observações: Os alunos já devem ter sido introduzidos aos principais verbos de ação em alemão.
Autoria: Profa. Cibele Cecílio de Faria Rozenfeld
Adaptado por: Anna Victoria Salotti Gomes
Nível: A1