
Agradecemos as contribuições desse acervo à: Gustavo Mazeo
OK KID (2013) – Am Ende
Esta música apresenta ao ouvinte uma proposta existencialista, na busca do eu-lírico, para entender a posição dos indivíduos frente às adversidades e à falta de perspectivas futuras. A banda de Hip-hop explana a passividade da sociedade, reivindicando que esta reaja e lute para gerar as mudanças que esperam. É uma composição que discute a díade esperança-ceticismo. Pela canção, o professor poderá abordar temas relacionados ao futuro, perguntando, por exemplo: Wie stellen Sie sich Ihre Zukunft vor?. Ela é indicada para alunos de nível B1, todavia, também é possível para nível A2, dado que, apesar de ser uma canção com ritmo eletrizante, a letra é pronunciada de modo claro, em uma velocidade em que o ouvinte pode compreender bem as palavras, sem comprometimentos fonéticos, e o vocabulário é repetitivo, as estruturas simples, com pouco uso de Nebensatz (períodos subordinados). Assim, em nível A2, o docente poderia introduzir algumas sentenças do tipo Nebensatz, com o uso de solange, conjunção que aparece repetidamente na música. (Sinopse: Armando de Vitta Santos)
Jein (1996)– Fettes Brot
Uma canção sobre dualidade, caráter e escolhas. O eu-lírico afirma ter um anjinho (Engelchen) e um diabinho (Teufelchen) em sua vida, criando discórdias em seus pensamentos e ações. O uso de Jein, um neologismo alemão que indica sim e não: ou seja, dúvida ou uma tentativa de não dar uma resposta certeira, é o cerne dessa dualidade. (Sinopse: Armando de Vitta Santos)
So’ne Musik (2015) – Deichkind
Uma abordagem nostálgica sobre o fazer musical e as mudanças de paradigma. A banda de Hip-hop explana na letra de “So’ne Musik” o fato de que não se fazem mais músicas como antigamente e descreve como uma canção pode elevar o indivíduo às alturas e fazê-lo esquecer, momentaneamente, as preocupações que o assolam. De modo temático, o professor pode propor aos alunos que reflitam sobre os gêneros musicais, bandas e cantores que fazem parte do seu repertório. Nisso, questionar: Por quê você gosta desse gênero/banda/cantor/música? Quais elementos são essenciais em uma música para você? etc. Essa discussão pode ser em alemão, ou português, a depender do nível da sala. No que tange ao caráter linguístico da canção da banda Deichkind tem uma letra complexa e que demanda entendimento avançado de sintaxe, mas que pode ser trabalhado gradualmente, em pequenos grupos, de modo que os integrantes compartilhem suposições acerca do vocabulário e da estrutura, a fim de construir sentidos. É uma proposta para nível B1 ou superior. (Sinopse: Armando de Vitta Santos)
Ich will nur dass du weisst (2015)– SDP
É uma canção que trata da perda de um amor, em que o eu-lírico não sabe mais quais são os sentimentos da pessoa amada por ele. Há, por parte do eu-lírico, uma hesitação constante ao contatar a amada, não concluindo suas ações, seja ao mandar mensagens de textos ou ao abordá-la pessoalmente. A música é a única maneira de, indiretamente, expor seus sentimentos. É uma canção lenta, ainda que seja do gênero hip-hop, e as palavras são pronunciadas com clareza. O conteúdo linguístico e gramatical é abrangente, possibilitando o trabalho com o vocabulário (substantivos, verbos e advérbios), bem como com questões estruturais, desde sentenças coordenadas por conjunções nulas (“Denn ich bin kaum noch zu ertragen”; “Und ich schreib SMS, doch ich schick sie nicht weg”) ou subordinadas por conjunções Nebensatz (“Ob du online bist hab ich so oft gechecked”; “Weil ich will, dass niemand davon weiß”). Devido à extensão da letra da canção e ao seu grau de dificuldade (média), as propostas apresentam-se mais adequadas aos níveis A2 ou B1. (Sinopse: Armando de Vitta Santos)
Letzte Liebe (2017) – Prinz Pi
A canção trata da desilusão do eu-lírico, que reflete acontecimentos da vida amorosa, crendo na eternidade de um relacionamento que, de fato, não perdurou. A composição apresenta o “último amor” do eu-lírico de modo incisivo e em ritmo acelerado. A letra da música possui palavras de baixo-calão, podendo ser contra-indicada a grupos de crianças e adolescentes. No que diz respeito ao conteúdo linguístico e gramatical, há um vasto repertório que pode ser explorado. Uma possibilidade seria abordar o uso de sentenças adversativas, utilizando aber como conjunção introdutória, mas apresentando outras possibilidades de contrapor ideias (doch, jedoch, allerdings, etc). A música faz muitas evidências adversativas: “Aber manchmal ist auch alles nicht genug / Aber manchmal prall’n die Brecher an den Bug / Aber manchmal denkt man: Unser Glück reicht noch aus”. Neste sentido, considerando a dificuldade da letra e a abordagem gramatical, essa proposta seria plausível a turmas de nível A2. (Sinopse: Armando de Vitta Santos)
Was du Liebe nennst (2017) – Bausa
Bausa é um rapper alemão que nos apresenta a música “Was du Liebe nennst” sob a temática de relações amorosas tóxicas e a dependência emocional que o eu-lírico tem de sua amada. É um tema que recorre em muitas canções, em diferentes línguas e em gêneros musicais distintos, portanto, pode ser um tema para gerar discussões na língua-alvo, criar um ambiente comunicativo (desenvolvendo diálogos ou de uso livre) ou até nas atividades sistemáticas, com perguntas e respostas. No que tange ao conteúdo linguístico, a canção é de nível intermediário, e há possibilidades de utilizar, em sala, a estrutura Nebensatz “wenn” e sua variante “auch wenn”, mas também trabalhar com o vocabulário presente na música (nomes e verbos). (Sinopse: Armando de Vitta Santos)
Zusammen (2018) – Die Fantastischen Vier
A música do grupo alemão, também conhecido como Fanta 4, discorre sobre a importância da união e de caminharmos sempre juntos, enquanto nações e sociedades, partilhando o presente e nos direcionando ao futuro: “Wir sind zusammen groß” (“Juntos, somos grandes”) / “Wir sind zusammen eins” (“Juntos, nós somos um”). É uma canção que faz uso de metáforas, o que pode ser trabalhado em sala pelo professor juntamente à turma. Além das metáforas que estão na música, como por exemplo: “Quando eu digo: ‘Como trovões e relâmpagos’” / “Wenn ich sage: ‘Wie Blitz und Donner’”, que retomam e reforçam a indissociabilidade entre os indivíduos, o docente pode selecionar outras metáforas cotidianas (em alemão e em português) para debater sentidos com os alunos. Essa proposta, considerando a letra da canção e as construções sintáticas, mostra-se possível para turmas de nível A1 e A2, mas pode se estender para níveis superiores, a depender da abordagem do professor. (Sinopse: Armando de Vitta Santos)
Casper (“Im Ascheregen”)
Trettmann (“Knöcheltief”)
Beginner (“Ahnma”)
Seeed (“Augenbling”)
Yung Hurn (“Sie will zu mir”)
Marteira (“Denk an dich”)
Lance Butters (“So schön”)
Blumentopf (“Liebe und Hass”)