Tags: Moda; Moda Alemã; Sustentabilidade; Tradição; Modernidade; Vestuário; Cores; Língua Alemã; Deutsche Sprache; Alemanha; Deutschland; Mode; Deutsche Mode; Nachhaltigkeit; Traditionalität; Modernität; Kleidung; Farben. 

Objetivos:

  • Identificar os trajes tradicionais alemães (die Trachten), como o “Dirndl”, e a “Lederhose”;
  • Compreender o conceito de moda sustentável (die nachhaltige Mode),  sua importância na Alemanha;
  • Conhecer o legado de importantes figuras, e eventos da moda alemã;
  • Refletir sobre a relação entre moda, cultura e sustentabilidade;
  • Apresentar, praticar e utilizar um vocabulário expandido em alemão (Schlüsselwörter) relacionado à moda, vestuário e cores.

Tempo: 90 minutos – 01 hora e 30 minutos

Preparação: N/A

Materiais:

  • Lousa;
  • Marcadores;
  • Opcional – Projetor para exibir imagens de trajes típicos, designers, e mais.
  • Opcional – Aparelhos com acesso à internet para a pesquisa.

Etapa 1 – 10 minutos:

Aquecimento e Levantamento de Conhecimento Prévio (Warm-Up): Para dar início à aula, o professor começa com uma atividade interativa e comunicativa. Utilizando a ferramenta de sua preferência (lousa, ou projetor), lança o termo “Deutsche Mode” para os estudantes, e lhes pergunta: DE: “Was fällt euch dazu ein? Welche Kleidungsstücke? Welche Farben?” / PT-BR: “O que vem à mente de vocês sobre isso? Quais peças de roupa? Quais cores?”. Os alunos falam, livremente, palavras e sentenças que associam ao tema, e o professor as anota, criando assim uma “Nuvem de Palavras” (die Wortwolke) que possui enquanto foco no léxico.
Com base na nuvem de palavras, o professor introduz o tema da aula, e também a estrutura da aula: DE: “Sehr gut! Wie wir sehen, ist die deutsche Mode sehr vielfältig. Heute entdecken wir drei wichtige Facetten: Zuerst, die Tradition mit den Trachten; dann, die Nachhaltigkeit und das Konzept “Slow Fashion”; und zum Schluss, den Einfluss deutscher Modedesigner auf die Haute Couture.” / PT-BR: Muito bem! Como vemos, a moda alemã é muito diversa. Hoje vamos descobrir três facetas importantes: Primeiro, a Tradição com os trajes típicos; depois, a Sustentabilidade e o conceito de “Slow Fashion”; e por fim, a influência de Designers de Moda alemães na Alta-Costura”.

Etapa 2 – 40 minutos: 

Apresentação do Conteúdo e Compreensão: Esta etapa, para uma compreensão mais aprofundada, é dividida em duas diferentes, mas complementares, partes; para que, desta forma, tanto o docente quanto os discentes consigam explorar, de forma plena, os diferentes aspectos da Moda Alemã (die Deutsche Mode).
Atividade 1 (Tradição e Cultura / Tradition und Kultur – 10 min): O professor, aqui, apresentará aos estudantes os trajes típicos alemães (die Trachten), usando um vocabulário bem descritivo, trazendo um conjunto lexical que percorre por várias áreas, como: die Kleidung (o Vestuário); die Farben (as Cores); die Kultur (a Cultura). O professor pode, para enriquecer ainda mais a compreensão dos estudantes, ir, ao longo da explicação, mostrando para sala imagens e vídeos em que os trajes típicos alemães aparecem; desta forma, o corpo discente conseguirá ter pleno entendimento de como são as roupas tradicionais alemãs; que são, até hoje, utilizadas em festividades e comemorações.  

  • Traje Feminino: Apresenta o “Dirndl”, detalhando suas partes e cores: “Das ist ein Dirndl. Es besteht oft aus einer weißen Bluse, einem bunten, karierten oder geblümten Kleid und einer Schürze, vielleicht in Hellblau oder Rosa.” (Isto é um Dirndl. Ele frequentemente consiste em uma blusa branca, um vestido colorido, xadrez ou florido e um avental, talvez em azul claro ou rosa).
  • Traje Masculino: Apresenta a “Lederhose”: “Das ist eine Lederhose. Sie ist meistens schwarz oder dunkelbraun; und wird mit einem karierten Hemd, zum Beispiel rot-weiß oder blau-weiß, getragen.” (Isto é uma Lederhose. Ela, geralmente, é preta ou marrom escura, e é usada com uma camisa xadrez, por exemplo, vermelha e branca, ou azul e branca).
  • Pergunta para Interação: “Welche Farbkombination gefällt euch am besten?” (Qual combinação de cores vocês mais gostam?).

Nesta etapa, o docente pode, ainda, optar por realizar uma atividade de percepção e dedução; entregando aos estudantes cada uma das definições dos trajes em pequenos filetes de papel, os instruindo para que leiam a descrição em Língua Alemã, e tentem identificar os sentidos. Depois podem, junto do professor, debater os significados apreendidos por eles a partir da leitura.
Atividade 2 (Sustentabilidade e Alta-Costura / Nachhaltigkeit und Haute Couture – 20 min): O foco O foco agora se transforma, passando para a temática da moda contemporânea alemã, e seus pontos de destaque, como a Moda Sustentável (die Nachhaltige Mode), e a Alta-Costura (die Haute Couture).
Moda Sustentável (Nachhaltige Mode): Nesta primeira parte, o professor introduz aos estudantes o conceito de “Slow Fashion”, e destaca a importância de materiais ecológicos (die umweltfreundliche Materialien).
O “Slow Fashion” (ou “Moda Lenta”, em tradução livre) é um movimento que surgiu em, completa, oposição ao “Fast Fashion” (moda rápida). Enquanto o Fast Fashion se baseia em um sistema de produção em massa; em tendências que mudam, rapidamente; e em preços baixos que incentivam o consumo excessivo e, consequentemente, o descarte.  Slow Fashion, em contrapartida, propõe uma relação mais consciente e duradoura com as roupas; possuindo enquanto pilares:

  • Qualidade sobre Quantidade: Valoriza peças bem-feitas, com materiais de alta qualidade, que são produzidas para durar por muitos anos, em vez de apenas uma estação;
  • Sustentabilidade Ambiental: Prioriza o uso de materiais ecológicos como o algodão orgânico; o linho; e materiais reciclados; assim como processos de produção que tenham o menor impacto possível no meio ambiente;
  • Produção Ética: Garante que todas as pessoas envolvidas na produção das peças de roupa trabalhem em condições justas, e também seguras, recebendo uma remuneração adequada pelo trabalho realizado. Valoriza o trabalho artesanal, e as técnicas tradicionais de produção;
  • Consumo Consciente: Incentiva o consumidor a pensar antes de comprar; a cuidar bem de suas peças; a consertá-las quando necessário; e a escolher roupas que, realmente, reflitam seu estilo pessoal, em vez de seguir tendências imediatistas e passageiras.

Designers e Eventos (Designer und Events): Durante a segunda parte da atividade, o docente apresentará para a sala de aula grandes nomes de designers, e de eventos da moda alemã:

  • Karl Lagerfeld: Apresenta-o como “ein sehr berühmter Modeschöpfer aus Hamburg” (um estilista muito famoso de Hamburgo). Destaca também a grande homenagem que o designer recebeu no MET Gala de 2023, que teve seu trabalho como tema, consolidando seu legado mundial;
  • Outros Designers (Andere Designer): Para mostrar a diversidade, ele menciona outros nomes importantes: Jil Sander, a “Königin des Minimalismus” (rainha do minimalismo), e Wolfgang Joop.
  • Eventos de Moda: Destaca a Berlin Fashion Week (Berliner Modewoche).

Pergunta para Interação: “Warum ist nachhaltige Mode wichtig für die Zukunft?” (Por que a moda sustentável é importante para o futuro?).

Etapa 3 – 40 minutos:

Uso da Língua-Alvo (Prática e Uso Livre): Durante a etapa final da aula, o principal objetivo se torna a aplicação prática do conhecimento linguístico-cultural, assim como do novo vocabulário ao longo das discussões aprendido, de uma forma ativa, e ao mesmo tempo criativa e interativa. Nesta etapa, o professor pode expandir a lista de vocabulário do dia na lousa, colocando todos vocábulos ao longo da aula trabalhados, ou então, fazer uma seleção; dividindo-o em categorias:

  • Kleidungsstücke (Peças de Roupa): Das Kleid; der Rock; die Hose; das Hemd; die Bluse; der Pullover; die Jacke; die Schuhe…
  • Farben (Cores): Rot; blau; grün; gelb; schwarz; weiß; grau; braun; lila; rosa; orange…
  • Muster & Adjektive (Estampas & Adjetivos): Kariert (xadrez); geblümt (florido); gestreift (listrado); gepunktet (de bolinhas); bunt (colorido); einfarbig (de uma só cor); hell- (claro); dunkel- (escuro)…

Uso Livre (Gruppenarbeit: “Unsere nachhaltige Kollektion” – 15 min): Nesta parte da atividade, o professor propõe uma dinâmica que explora a criatividade dos estudantes, fazendo com que eles interajam, e ao mesmo tempo utilizem os conhecimentos adquiridos em sala ao longo da aula.

  • Preparação: A turma é então dividida em “Ateliês de Moda” (die Modeateliers); a quantidade de estudantes por grupo irá variar de acordo com número total de alunos em sala presentes no dia, sendo interessante que os grupos estejam igualados em número de pessoas. O professor explica a tarefa utilizando a língua alvo enquanto mediadora: “Ihr entwerft jetzt ein Outfit für eure nachhaltige Marke! Beschreibt der Markenname; die Kleidung; die Materialien; und die Farben” (Vocês agora vão criar um look para a sua marca sustentável! Descrevam o nome da marca; as roupas; os materiais; e as cores);
  • Brainstorming: Os grupos se unem e criam suas marcas com suas respectivas propostas; escolhem um material sustentável; desenham ou descrevem uma composição de look completo (ex: saia, blusa, jaqueta). Os grupos podem fazer uso de ferramentas de pesquisa, se assim quiserem. Neste momento, o professor pode circular pela sala, passando entre os grupos, para auxiliar no que for preciso.
  • Apresentação: Um porta-voz de cada “Ateliê de Moda” apresenta a proposta pelo grupo elaborada. O professor, para auxiliar, caso seja necessário, pode escrever frases de apoio mais detalhadas na lousa:
    • Unsere Marke heißt… (Nossa marca se chama…);
    • Unser Outfit ist ein gestreifter Pullover aus Wolle., und eine dunkelblaue Hose. (Nosso look é um suéter listrado de lã; e uma calça azul escura.); 
    • Die Jacke ist hellgrün, und das Material ist recyceltes Plastik. (A jaqueta é verde clara e o material é plástico reciclado.)

Fechamento: O professor finaliza a aula, parabenizando os novos “designers de moda”; e reforçando para a classe como a moda alemã é diversa e, extremamente, importante dentro do cenário mundial. Despede-se em alemão: “Super gemacht! Das war alles für heute. Vielen Dank für eure Kreativität! Bis zum nächsten Mal! Auf Wiedersehen!” (Muito bem! Isso foi tudo por hoje. Muito obrigado pela criatividade de vocês! Até a próxima!). O docente também pode sugerir que os alunos pesquisem, para somar ao conhecimento adquirido em aula, mais a respeito da “Berlin Fashion Week”, que se concretiza enquanto uma mas maiores semanas de moda do mundo; ou então sobre uma das marcas alemãs com o selo GOTS – Global Organic Textile Standard.

Observações: Esta é uma aula que combina elementos culturais; históricos; e também contemporâneos, mostrando assim que a moda é muito mais que apenas um conjunto de roupas, e que se manifesta enquanto uma área que engloba política e meio ambiente. Para turmas iniciantes (A1/ A2), a apresentação para a turma proposta na “Etapa 3” pode ser realizada, inteiramente, em Língua Portuguesa, ou então utilizando o Português enquanto língua de apoio. Para turmas mais avançadas (B1/ B2/ C1/ C2), a apresentação pode ser realizada, majoritariamente, e até mesmo, completamente, em Alemão. A atividade criativa na “Etapa 3” permite que os estudantes apliquem os conceitos em aula aprendidos de uma forma prática; divertida; e integrada.

Autoria: Prof.ª Danilo Eduardo Rodrigues

Nível: A2