Autoria: Armando Vitta Santos e Mariana Gaspar Gomes Nogueira

Nível: A1

Objetivos:

  • Revisar os números em alemão;
  • aprender os ambientes sociais (restaurantes, lanchonetes, cafeterias) e dinheiro;
  • discutir sobre culinária alemã;

Tempo: 1h30

Preparação: Nesta aula, o tópico dos números será apenas revisado, usando-o como base para introduzir o vocabulário e a gramática usada em lugares como restaurantes e cafeterias, finalizando a aula com uma discussão sobre a culinária da Baviera e uma atividades de conversação.

Materiais:

Primeira Etapa● Números (1 ao 1000);
Segunda Etapa● Alguns ambientes de comum acesso;
○ Pensar em vocabulário;
○ Articular os números (contas, valores, pagamento, etc)
Terceira Etapa● Culinária Alemã: foco na culinária bávara;
Quarta Etapa● Atividades para casa:
● Nicos Weg: https://learngerman.dw.com/pt-br/zahlen-von-1-bis-100/l-46045092;

Etapa 1:

            Para iniciar a aula, o professor fará um warm-up (aquecimento) revisando os números em alemão, utilizando a Folha 1. Em seguida, os alunos jogarão Kahoot a fim de consolidarem a revisão.

Link para o Kahoot:

https://create.kahoot.it/share/a1-zahlen/170a3273-8edb-4ff6-8339-f8c7dc261e27

Etapa 2:

            Aqui, será introduzido o tópico principal da aula: o vocabulário e gramática de situações envolvendo ambientes sociais, como cafés e restaurantes. Para a Etapa 1 fluir naturalmente para a atual, o professor irá mostrar um cardápio apenas com fotos e números, e pedirá para os alunos escolherem um dos pratos. Assim, depois dessa introdução, o professor explicará o conteúdo usando a Folha 2. Para ilustrar o tópico novo, o professor poderá mostrar o seguinte vídeo:   https://www.youtube.com/watch?v=f-e27aIkLzk (início em 0:28 até 2:20).

Cardápio: https://docs.google.com/document/d/1mHYF60sqcBWE2DkRpfw1OkvIk5h2XZ9NHRejIaKQ2ms/edit?usp=sharing

Etapa 3            Neste momento, os alunos irão juntar os tópicos das duas primeiras etapas: os números e o vocabulário utilizado em restaurantes. O professor exibirá fotos de pratos típicos da região da Baviera, na Alemanha, e com isso, será pedido aos estudantes para que façam comentários sobre eles e suas diferenças com a comida brasileira. A fim de concluir a aula, os alunos farão uma atividade de role-play focada na conversação, sendo um aluno o garçom (der Kellner oder die Kellnerin) e outro o cliente, trocando os papéis no final da atividade. As perguntas que estão na Folha 2 e o vídeo “Im Restaurant bestellen” deverão ser utilizadas como guias.