Tags: Adjetivos; Comparativo; Superlativo.
Objetivos:
- Revisar o vocabulário de adjetivos previamente estudados.
- Introduzir as formas comparativas e superlativas dos adjetivos em alemão.
- Capacitar o aluno a construir frases utilizando adjetivos flexionados.
Tempo: 90 minutos
Preparação:
Separação do vídeo a ser apresentado em sala. Preparação de perguntas sobre o vídeo.
Materiais:
- Datashow ou televisão.
- Vídeo “Extra auf Deutsch 01”: https://www.youtube.com/watch?v=F6khA8eZaD4&t=430s
Etapa 1:
A aula se inicia com um diálogo sobre o dia anterior dos alunos, com objetivo de trazer respostas que incluam adjetivos como lustig, langweilig, interessant e anders. Em seguida, o professor revisará com a turma adjetivos já estudados, como hübsch, jung, alt, groβ, intelligent, dumm, faul, hässlich e cool. Como prática, o docente deve solicitar que cada aluno formule uma frase utilizando um adjetivo diferente da lista. A partir das frases criadas pelos próprios estudantes, o professor demonstrará como os adjetivos são flexionados nos graus comparativo e superlativo. Por exemplo, se um aluno formular a frase “Maria ist schön” esta será usada como modelo para explicar a transformação em “Maria ist schöner als Fernanda” e “Maria ist am schönsten”
Etapa 2:
A atividade prossegue com a utilização do Datashow. O professor deve apresentar o segmento inicial do vídeo “Extra auf Deutsch 01” (até 15:45), instruindo previamente os alunos a focarem na identificação de frases comparativas e superlativas e transcrevê-las. Ao término do trecho, os estudantes devem compartilhar suas anotações.
Na sequência, o docente deve pedir que os alunos respondam as seguintes questões:
- Sascha und Anna finden Nick ___.
- Wie heißt der Amerikaner? Antes do americano chegar. Sascha und Anna finden ihn ___.
- Depois que ele chega. Sascha und Anna finden ihn ___.
- Quais comparações Anna e Sascha fazem?
- O norteamericano achou o apartamento ___. Die Wohnung ist ____, als er gedacht hatte.
Etapa 3:
Na fase final da aula o professor deve passar o restante do vídeo “Extra auf Deutsch 01” e aprofundar a discussão sobre o conteúdo do vídeo com os alunos. Em seguida, o docente deve propor uma atividade de produção oral e escrita em pares ou trios, a interação se inicia a partir da análise da frase “Sam ist ___ als Sascha und Anna dachten.” pedindo para que os alunos discutam e completem o trecho. Permitindo que o professor também formule outras perguntas para expandir a discussão. Os alunos devem registrar suas respostas no caderno, para finalizar com uma discussão entre a sala, na qual as duplas/trios devem apresentar suas conclusões com os demais alunos.
Observação: Como o vídeo possui uma extensa duração evite a sua repetição, separando apenas trechos exatos para reapresentar a sala.
Autoria: Profa. Cibele Cecílio de Faria Rozenfeld
Adaptado por: Giulianna Soares Goudard
Nível: A1