Ao fazer uso de filmes de longa metragem em sala de aula, é importante que seja feito um recorte (de aproximadamente 10 minutos, ou seja, seja selecionada uma parte do filme que pode ser integrada e interligada ao contexto temático das aulas). Feito isso, deve-se didatizar o conteúdo selecionado, propondo-se atividades a serem realizadas antes, durante e depois do visionamento do filme. Apresentamos, a seguir, trailers de alguns filmes alemães e uma breve descrição deles. (Para ter acesso ao Trailer de cada filme, basta clicar no nome do filme)

Good Bye Lenin (2003) Comédia dramática; Classificação Indicativa: 12

A trama do filme se desenrola no contexto da queda do Muro de Berlim, na então Alemanha Oriental. Após o fim da separação da cidade, a família de Alex precisa esconder o acontecimento da reunificação da mãe, uma socialista dedicada à causa, que acaba de despertar de um coma. Assim, Goodbye Lenin apresenta conteúdo de grande relevância para o uso em sala de aula, uma vez que pode ser utilizado para discutir esse importante acontecimento histórico da Alemanha a partir de um conteúdo cômico e divertido. (Sinopse: Maria Eduarda Capobianco, Júlia Monforte e Júlia Atique)

TAGS: cultura, história, Berlim

Wir sind die Neuen (2014) Comédia; Classificação Indicativa: Livre
O filme narra a história de três amigos da faculdade que voltam a morar juntos em um apartamento na cidade de Munique devido a problemas financeiros e, ao tentar reviver a vida em república, enfrentam problemas com os vizinhos. O longa pode ser utilizado em sala de aula para abordar o tema moradia, por exemplo, para o ensino do vocabulário de objetos, móveis e cômodos do apartamento em que vivem ou formas de habitação. (Sinopse: Maria Eduarda Capobianco, Júlia Monforte e Júlia Atique)

TAGS: moradia, moveis, objetos

Jenseits der Stille (1996) Drama, música; Classificação Indicativa: 12
Jenseits der Stille apresenta a história de Lara: seus dois pais são surdos e ela assume o papel de intérprete de língua de sinais para a língua alemã e vice-versa, sempre que eles querem se comunicar. O filme é indicado para uso em sala de aula, por exemplo, para abordar conteúdos relacionados ao tema família, como ensino de vocabulário, além de possibilitar o debate sobre questões de inclusão, língua de sinais ou relações familiares. (Sinopse: Maria Eduarda Capobianco, Júlia Monforte e Júlia Atique)

TAGS: familia, deutsche Gebärdensprache

Das Leben der Anderen (2006) Suspense; Classificação Indicativa: 12
O filme traz a história de um agente que, contratado pelo governo da antiga Alemanha Oriental para a função de vigiar um renomado dramaturgo, começa a rever sua visão sobre o regime em que o país estava inserido, a partir do acompanhamento da vida do ator e de sua namorada. Algumas cenas do filme podem ser utilizadas, por exemplo, para descrever ações do dia-adia, além de ser um filme excelente para uma discussão sobre o contexto social e político da antiga Alemanha Oriental. (Sinopse: Maria Eduarda Capobianco, Júlia Monforte e Júlia Atique)

TAGS: rotina, Tagesablauf, políticas, Guerra Fria, cotidiano

Die Welle (2008) Drama/Suspense; Classificação Indicativa: 16
Die Welle é um filme baseado em um experimento real e seu enredo gira em torno de um professor que desenvolve um experimento em sala de aula, a fim de demonstrar como funciona um regime totalitário e de promover disciplina em seus alunos. Apesar do tópico ser de natureza sensível, o filme pode ser apresentado para uma reflexão sobre o fascismo, os regimes totalitários, além de possuir trechos que ilustram o universo escolar, por exemplo, materiais escolares e objetos presentes em uma sala de aula. (Sinopse: Maria Eduarda Capobianco, Júlia Monforte e Júlia Atique)

TAGS: Lehrer, Schulbedarf, materiais, comando, Imperativ

Edukators (2004) Comédia; Classificação Indicativa: 14
O filme narra a história de dois amigos rebeldes que acreditam que podem mudar o mundo; eles se autodenominam “Edukators” e fazem intervenções pacíficas para chamar atenção das pessoas para o sistema capitalista, o consumo instaurado na sociedade por uma elite e seu estilo de vida. Desse modo, o filme pode ser ponto de partida para discussões em sala de aula sobre ativismo, economia e aspectos sociais, bem como para o desenvolvimento de vocabulário referente a casa e tipos de moradia. (Sinopse: Maria Eduarda Capobianco, Júlia Monforte e Júlia Atique)

TAGS: conversação, sociedade, revolução

Die Fälscher (2007) Drama de guerra; Classificação Indicativa: 14
Die Fälscher (Os Falsários) narra a história da Operação Bernhard, um plano secreto da Alemanha Nazista que consistia em falsificar libras estrelinas para afetar o Banco e economia dos ingleses. O filme segue Salomon Sorowitsch, um falsificador judeu obrigado a colaborar com o plano. O material pode ser abordado em sala de aula relacionado a vocabulários sobre economia, além de gerar discussões acerca da história alemã. (Sinopse: Maria Eduarda Capobianco, Júlia Monforte e Júlia Atique)

TAGS: dinheiro, economia

Der Untergang (2004) Drama; Classificação Indicativa: 16
Der Untergang retrata os últimos dias do regime nazista de Hitler na Alemanha, visto e narrado por sua secretária para os espectadores. O filme pode ser usado, por exemplo, para uma atividade escrita em que os alunos descrevem a personalidade e a aparência dos principais personagens com adjetivos, de acordo com a cena selecionada pelo professor, além de possibilitar a discussão sobre fatos da História da Alemanha. (Sinopse: Maria Eduarda Capobianco, Júlia Monforte e Júlia Atique)

TAGS: nazismo, história, guerra, Persönlichkeiten, Grammatik

Ein Lied von Liebe und Tod (1999) Romance/Drama; Classificação Indicativa: Não classificado
Ein Lied von Liebe und Tod retrata a história de três homens que se apaixonam pela mesma mulher, no contexto da segunda guerra mundial na Alemanha. O filme pode ser ponto de partida para aulas sobre o vocabulário de estado civil, como verheiratet e ledig, como também pode ser utilizado para apresentação e discussões sobre o contexto vivido por cidadãos alemães comuns durante a segunda guerra. (Sinopse: Maria Eduarda Capobianco, Júlia Monforte e Júlia Atique)

TAGS: Verheiratet, Ledig, romance, história

Der Himmel über Berlin (1987) Fantasia e romance; Classificação Indicativa: 14
Der Himmel über Berlin ou Asas do Desejo narra a vida em uma Berlim populada por anjos invisíveis que podem ouvir pensamentos humanos e, assim, acalmá-los e consolá-los. O filme segue um dos anjos de Berlim, que acaba se apaixonando por uma trapezista e escolhe se tornar mortal, para que assim experiencie os prazeres sensoriais dos humanos. Em sala de aula, o filme pode estimular a abordagem de temas como amor, relações amorosas, dia-a-dia, assim como verbos de ação relacionados a estes sentidos. (Sinopse: Maria Eduarda Capobianco, Júlia Monforte e Júlia Atique)

TAGS: verbos de ação, sensações, verbos de sensação

In weiter ferne, so nah (1993) Drama/Fantasia; Classificação Indicativa: 12
O filme narra a história de um anjo que se torna humano após intervir em uma situação que envolvia uma criança mortal, o que para ele era proibido. O filme pode ser utilizado para a aprendizagem de gêneros do cinema, como fantasia, por exemplo, e os termos que são usados nessa área cinematográfica. (Sinopse: Maria Eduarda Capobianco, Júlia Monforte e Júlia Atique)

TAGS: fantástico, gêneros, cinematográfico

Sophie Scholl – Uma Mulher Contra Hitler (2005) Guerra/ Thriller; Classificação Indicativa: 16
O filme, baseado em uma história real, narra a vida de Sophie Scholl, uma ativista que, em 1943, foi presa e submetida a intensos interrogatórios e sessões de tortura por sua participação em um grupo de resistência (Die weiβe Rose) contra o regime de Hitler. Nesse sentido, o longa é excelente por permitir discussão sobre movimentos importantes de oposição ao nazismo durante a segunda guerra. (Sinopse: Maria Eduarda Capobianco, Júlia Monforte e Júlia Atique)

TAGS: história, feminismo

Ele está de volta (2015) Comédia; Classificação Indicativa: 14
Ele está de volta (Er ist wieder da) satiriza a morte de Hitler, que acorda em 2011, próximo ao local onde seu corpo foi cremado e sem memória alguma de sua morte. O filme narra a ascensão em popularidade de Hitler, que reage ao mundo atual com suas concepções nazistas e é confundido como um comediante ou um ator empenhado. A abordagem do longa pode estar relacionada a aulas sobre a história alemã,
além de gerar discussões acerca da ascensão de regimes totalitários. Para além de questões históricas, o filme pode ser utilizado em sala de aula para uma discussão sobre atuação na política, uma vez que Hitler passa a programar seus próximos passos para reingressar nesse campo. (Sinopse: Maria Eduarda Capobianco, Júlia Monforte e Júlia Atique)

TAGS: História, Grammatik, futuro

Isi und Ossi (2020) Comédia Romântica; Classificação Indicativa: 14
Isi und Ossi retrata a história de um boxeador pobre e de uma jovem rica que decidem juntar seus interesses e ajudar um ao outro com seu objetivo de vida, por meio de um falso relacionamento que, ao longo do filme, começa a se tornar genuíno. Na temática do filme, pode-se realizar tanto uma aula sobre diferentes profissões e esportes como também promover dinâmicas em que os alunos compartilham seus projetos de vida em alemão. (Sinopse: Maria Eduarda Capobianco, Júlia Monforte e Júlia Atique)

TAGS: Sport, romance, profissões, Beruf

Heidi (2015) Aventura/ Infantil; Classificação Indicativa: Livre
Heidi trata da história de uma menina, que ao tornar-se órfã, se muda para os alpes suíços para morar com o avô. No entanto, o drama do longa se constrói quando sua tia a leva para morar com uma família rica na Alemanha. Nesse sentido, já que um dos grandes enfoques do filme é a questão familiar, esse audiovisual constitui um recurso interessante para se trabalhar em sala de aula com o tema e o vocabulário relacionado à família. (Sinopse: Maria Eduarda Capobianco, Júlia Monforte e Júlia Atique)

TAGS: família, infância, Suíça

Nosferatu (Nosferatu, eine Symphonie des Grauens) (1922) Terror; Classificação Indicativa: 12
O filme é uma adaptação do romance Drácula, mas em um cenário alemão, e narra a história de Conde Orlok, que é, na verdade, o vampiro dos Montes Cárpatos, e que planeja comprar uma casa. Thomas Hutter, corretor de imóveis, visita Orlok para discutir a compra. Lá, porém, o corretor é assombrado pelo vampiro em seu castelo e o Conde Orlok se apaixona pela fotografia da esposa de Hutter, Ellen. A partir de então, ele passa a aterrorizar a cidade fictícia de Wisborg em busca dela. O filme pode ser trabalhado como representante de seu gênero, por exemplo, para trabalhar vocabulário e verbos relacionados ao cinema, como os gêneros cinematográficos, além de gerar discussões sobre o cinema alemão e sua história. (Sinopse: Maria Eduarda Capobianco, Júlia Monforte e Júlia Atique)

TAGS: vampiro, Expressionismo Alemão, ficção, clássico, Murnau

Fausto (Faust Eine deutsche Volkssage) (1926) Drama, Terror, Fantasia; Classificação Indicativa: Livre
Fausto é um filme mudo que narra a história de um alquimista envolvido em uma aposta entre um anjo e um demônio que o faria decidir se venderia ou não sua alma em troca de mais sabedoria e juventude.
Muito importante para a história do romantismo alemão, Fausto pode ser utilizado em uma aula sobre a cultura literária e cinematográfica alemã, enfatizando a importância de Goethe na literatura e o estilo do filme de F.W Murnau, que fazia parte do expressionismo alemão. (Sinopse: Maria Eduarda Capobianco, Júlia Monforte e Júlia Atique)

TAGS: Expressionismo Alemão, literatura, movimentos

Metrópolis (1927) Ficção científica; Classificação Indicativa: Livre
Metropolis, baseado no romance de Thea von Harbou e escrito em parceria com o cineasta austríaco Fritz Lang, é uma distopia na qual o mundo é dividido entre a elite dominante e classe operária. Tudo muda quando o filho do criador de Metropolis se apaixona pela líder dos operários, e assim se inicia a maior luta de classes do universo ficcional. O filme pode ser usado para uma atividade escrita em que os alunos
descrevem o que está acontecendo em cada cena que for indicada pelo professor. Além disso, o longa é um bom ponto de partida para discussões sobre classes sociais em sala de aula, além de ser uma importante obra do expressionismo alemão. (Sinopse: Maria Eduarda Capobianco, Júlia Monforte e Júlia Atique)

TAGS: distopia, atividade escrita

M, O Vampiro de Düsseldorf (M – Eine Stadtsucht einen Mörder) (1931) Suspense; Classificação Indicativa: 12
M, o vampiro de Düsseldorf narra a investigação e busca de um assassino em série de crianças que ameaça o jornal local de Berlim. O filme pode ser utilizado em aulas que abordam movimentos artísticos alemães, neste caso, o expressionismo alemão, e as contribuições do diretor Fritz Lang para o gênero suspense e para a arte da Alemanha. (Sinopse: Maria Eduarda Capobianco, Júlia Monforte e Júlia Atique)

TAGS: arte, história

O Gabinete do Dr. Caligari (Das Cabinet des Dr. Caligari) (1920) Drama, Suspense, Fantasia; Classificação Indicativa: 12
O filme trata da história de Francis, que investiga a morte curiosa de seu amigo no gabinete do Dr. Caligari, após uma premonição feita por um sonâmbulo que vivia no mesmo local. Esse clássico pode ser utilizado em uma aula sobre o movimento expressionista alemão, que foi muito importante para a formação cinematográfica do país. Além disso, seria interessante abordar os principais cineastas desse movimento, para que os alunos tenham maior contato com elementos da cultura alemã. (Sinopse: Maria Eduarda Capobianco, Júlia Monforte e Júlia Atique)

TAGS: movimentos, elementos visuais, cinema expressionista

O Jovem Karl Marx (Le Jeune Karl Marx) (2017) Drama/ História; Classificação Indicativa: 14
O filme narra o retorno de Karl Marx do exílio e seu encontro com o revolucionário Friedrich Engels. Juntos eles se tornam líderes do movimento operário e de uma nova visão de mundo. O material é um bom recurso para se discutir questões históricas no idioma e, em relação a aspectos linguísticos, pode ser utilizado como insumo para relatos no tempo passado. (Sinopse: Maria Eduarda Capobianco, Júlia Monforte e Júlia Atique)

TAGS: história, passado

Coronel Redl (1985) Drama biográfico; Classificação Indicativa: 16
O filme explora o conflito entre a lealdade de Alfred Redl com o exército e sua própria identidade, especialmente no contexto de espionagem e da crescente instabilidade do império austro-húngaro. Assim, o conteúdo fílmico pode ser utilizado em uma aula sobre o cenário político da época e a contextualização histórica, trazendo informações que contribuem para o entendimento do aluno sobre acontecimentos históricos que envolveram países em que há falantes da língua alemã. (Sinopse: Maria Eduarda Capobianco, Júlia Monforte e Júlia Atique)

TAGS: política, conflito, espião

Jojo Rabbit (2019) Comédia; Classificação Indicativa: 14
Jojo Rabbit narra a história de Jojo, um menino alemão, durante a Segunda Guerra Mundial, que idolatra Adolf Hitler e sonha em fazer parte da Juventude Hitlerista. No entanto, sua visão de mundo muda drasticamente quando ele descobre que sua mãe está escondendo uma jovem judia em sua casa. Ao longo do filme, Jojo passa por um processo de transformação, aprendendo sobre empatia, tolerância e as
complexidades da guerra. Esse filme pode ser utilizado para a discussão sobre elementos históricos durante a segunda guerra, como a juventude hitlerista, a perseguição aos judeus, bem como sobre as emoções vividas pelas pessoas que viveram aquele período. Em relação aos aspectos linguísticos, poderiam ser trabalhados alguns adjetivos e seus antônimos, com base nas emoções dos personagens em algumas cenas do filme. (Sinopse: Maria Eduarda Capobianco, Júlia Monforte e Júlia Atique)

TAGS: guerra, cômico, adjektiv, gramática

Fitzcarraldo (1982) Aventura; Classificação Indicativa: 14
O filme Fitzcarraldo retrata a construção de uma ópera, por um milionário estrangeiro, na floresta amazônica durante o ciclo da borracha. O longa pode promover uma reflexão com os alunos, por exemplo, sobre processos de colonização. (Sinopse: Maria Eduarda Capobianco, Júlia Monforte e Júlia Atique)

TAGS: colonização, história, eurocentrismo

Aguirre, a Cólera dos Deuses (Aguirre, Der Zorn Gottes) (1972) Drama histórico; Classificação Indicativa: 14
O filme, do importante diretor alemão Werner Herzog, narra a história da expedição espanhola pela busca da cidade lendária de El Dorado, a partir do ponto de vista do comandante Lope de Aguirre, que se perde em sua própria ambição e sucumbe frente aos extremos encontrados em sua expedição. Ele pode ser utilizado em sala de aula para o trabalho de expressões referentes a sentimentos e sensações como também em aulas sobre os pontos cardeais utilizados em expedições e vocabulário de descrição de ambientes. (Sinopse: Maria Eduarda Capobianco, Júlia Monforte e Júlia Atique)

TAGS: tesouro, ganância, jornada

Underground Mentiras de Guerra (1995) Comédia dramática; Classificação Indicativa: 16
Underground trata da história de um grupo de fabricantes de armas que vive sob o solo de Belgrado, sendo enganados pelo patrão que nunca lhes contou que a Segunda Guerra Mundial havia terminado. Pode ser utilizado em uma aula sobre os diferentes nomes para cada objeto e a nomenclatura de ferramentas, que estão presentes em algumas cenas do filme na sala de trabalho dos fabricantes. (Sinopse: Maria Eduarda Capobianco, Júlia Monforte e Júlia Atique)

TAGS: guerra, arbeiten, Werkzeug, vocabulário

Corra Lola, Corra (Lola Rennt) (1998) Ação; Classificação Indicativa: 16
A trama de “Corra Lola, corra” se desenvolve quando o namorado de Lola perde 100.000 marcos no metrô e ela, para ajudá-lo, corre por toda Berlim em busca do dinheiro. O trailer do filme pode ser utilizado em sala de aula, por exemplo, como introdução ao vocabulário de atividades do dia-a-dia. (Sinopse: Maria Eduarda Capobianco, Júlia Monforte e Júlia Atique)

TAGS: atividades físicas

A experiência (das Experiment) (2001) Suspense; Classificação Indicativa: 16
“A Experiência” é baseado em um experimento social em troca de dinheiro, onde 20 pessoas se encontram aprisionadas e devem seguir todas as regras impostas para receber seu prêmio final. O filme pode ser utilizado, por exemplo, em uma aula sobre o uso do imperativo em alemão, já que muitas cenas envolvem comandos diretos dos guardas aos prisioneiros. Essas interações permitem que os alunos observem o uso do imperativo em situações concretas e como ele é empregado para expressar autoridade e controle. (Sinopse: Maria Eduarda Capobianco, Júlia Monforte e Júlia Atique)

TAGS: Imperativ, gramática, disputa, equipe

Revanche (2008) Drama, Suspense; Classificação Indicativa: +18
Em “Revanche”, dirigido por Götz Spielmann, a história gira em torno de Alex, um ex-presidiário que planeja um assalto com o objetivo de começar uma nova vida com sua namorada Tamara, uma trabalhadora sexual. Há diversas cenas em que os personagens relembram ações do passado, o que poderia ser interessante em uma aula sobre os diferentes tempos verbais, auxiliando os alunos a identificar a estrutura gramatical das ações mencionadas pelos personagens. No entanto, por tratar de tema adulto, é importante considerar a adequação ao público-alvo. (Sinopse: Maria Eduarda Capobianco, Júlia Monforte e Júlia Atique)

TAGS: prisão, relacionamento, verbos, crime

Crédito das contribuições desta página: Ana Caroline Peliciari Simon, Profa. Mayara Mayumi Sataka e Allan Veneri

Paraíso (2023) Suspense e ficção científica; Classificação Indicativa: 16
No universo do filme, a empresa Aeon realiza transações onde pessoas podem trocar seus anos de vida por dinheiro. O protagonista Max, funcionário da Aeon, acaba de convencer uma jovem de 18 a vender 15 anos de sua vida, quando sua casa é incendiada, o obrigando a vender 40 anos de sua vida para quitar suas dívidas. O filme pode ser utilizado para uma reflexão sobre o capitalismo, onde tudo tem um preço e pode ser comercializado. Em relação a questões linguísticas, pode se adequar para ensino de comparativos e superlativos, tomando como exemplo as classes sociais apresentadas no filme, no qual geralmente os mais velhos são os mais pobres e os mais jovens, mais ricos. (Sinopse: Maria Eduarda Capobianco, Júlia Monforte e Júlia Atique)

TAGS: comparativo, superlativo

Agência do Amor (2024) Comédia romântica; Classificação Indicativa: 14
O filme apresenta a história de Melina, uma jovem que trabalha em uma agência especializada em criar encontros perfeitos para seus clientes. Porém, ao longo do filme, sua vida profissional e pessoal se misturam quando ela começa a se apaixonar por um de seus clientes. Agência do Amor pode ser usado em uma aula de alemão para a discussão sobre os encontros entre pessoas na contemporaneidade. No que tange aos elementos linguísticos, a partir do filme é possível explorar o uso de verbos modais em expressões de possibilidade, necessidade e obrigação, que aparecem frequentemente nos diálogos, envolvendo os encontros arranjados e os conselhos amorosos dados por Melina aos clientes. (Sinopse: Maria Eduarda Capobianco, Júlia Monforte e Júlia Atique)

TAGS: romance, amor, dialogo, possibilidade

Nada de novo no front (2022) Guerra/ação; Classificação Indicativa: 16
Nada de novo no front narra a história de dois amigos patriotas, que se alistam no exército alemão. No entanto, suas convicções são abaladas quando os dois enfrentam a dura realidade da guerra. O filme pode ser utilizado em sala de aula para reflexões sobre a história alemã. (Sinopse: Maria Eduarda Capobianco, Júlia Monforte e Júlia Atique)

TAGS: verbos, Grammatik, profissão, diálogo, relações

Das Boot (1981) Drama; Classificação Indicativa: 16
O filme aborda a história do submarino alemão U-Boot U-98 e sua tripulação durante a Segunda Guerra Mundial. Ele pode ser usado em sala para gerar discussões sobre a história alemã. (Sinopse: Maria Eduarda Capobianco, Júlia Monforte e Júlia Atique)

TAGS: meios de transporte, história