Ao fazer uso de filmes de longa metragem em sala de aula, é importante que seja feito um recorte (de aproximadamente 10 minutos, ou seja, seja selecionada uma parte do filme que pode ser integrada e interligada ao contexto temático das aulas). Feito isso, deve-se didatizar o conteúdo selecionado, propondo-se atividades a serem realizadas antes, durante e depois do visionamento do filme. Apresentamos, a seguir, trailers de alguns filmes alemães e uma breve descrição deles. (Para ter acesso ao Trailer de cada filme, basta clicar no nome do filme)

Goodbye Lenin

Em 1989, pouco antes da queda do muro de Berlim, a Sra. Kerner (Katrin Sab) passa mal, entra em coma e fica desacordada durante os dias que marcaram o triunfo do regime capitalista. Quando ela desperta, em meados de 1990, sua cidade, Berlim Oriental, está sensivelmente modificada. Seu filho Alexander (Daniel Brühl), temendo que a excitação causada pelas drásticas mudanças poudesse lhe prejudicar a saúde, decide esconder-lhe os acontecimentos. Enquanto a Sra. Kerner permanece acamada, Alex não tem muitos problemas, mas quando ela deseja assistir à televisão ele precisa contar com a ajuda de um amigo diretor de vídeos. (Fonte: Adorocinema)


Wir sind die Neuen

Anne, Johannes e Eddi, três aposentados, moravam juntos na faculdade e voltam a morar em um apartamento compartilhado em Munique, em decorrência de dificuldades financeiras, trazendo seus dias de estudante de volta, revivendo o vinho, os debates noturnos e a música alta. No entanto, enquanto eles querem reviver seus dias, os estudantes do apartamento de cima acabam atrapalhando suas expectativas, pois acreditam que o sono deles deve ser mantido para que possam estudar durante o dia. É aí que nasce o conflito e as tramas dessa divertida comédia!


Jenseits der Stille

Desde os primeiros dias da sua infância, Lara tem uma difícil e importante tarefa. Com os dois pais surdos, Lara precisa traduzir a linguagem de sinais para linguagem falada e vice-versa, sempre que seus pais querem se comunicar com outras pessoas. Quando ela fica mais velha e mais madura, desenvolve interesse pela música e começa a tocar clarinete. Seu desempenho vai melhorando de maneira crescente e ela passa a se dedicar intensamente a essa atividade, contrariando a vontade do pai. Assim, chega o dia em que Lara precisa escolher entre sua família e suas próprias ambições. Um filme muito bonito de se ver e se ouvir!


Das Leben der Anderen

Berlim Oriental, novembro de 1984. O capitão da Stasi, Wiesler, recebe a ordem de espionar o bem-sucedido escritor Georg Dreymann e sua parceira, a conhecida atriz de teatro Christa Maria Sieland. Mas o que foi planejado como um serviço friamente calculado e promotor de carreira, Wiesler mergulha rapidamente em um sério conflito moral: ao lidar com a vida dessas “outras” pessoas, com arte e literatura, ele aprende valores como liberdade de expressão e pensamento o conhecem até agora. eram alienígenas. Mas apesar de sua súbita insegurança, os mecanismos do sistema são irreversíveis: a existência de Wiesler é destruída tanto quanto a relação entre Dreymann e Sieland. Quando o muro cai em 1989, outra vida começa. Fonte: Film Portal


Die Welle

Um professor com simpatia pelo anarquismo é obrigado a assumir um curso de uma semana sobre autocracia, para alunos do Ensino Médio. Ao perguntar se um regime totalitário poderia existir hoje na Alemanha, percebe o descrédito dos alunos. Resolve, então, realizar um exercício pedagógico para explicar, na prática, como se dá a manipulação ideológica de um conjunto de jovens que sente necessidade de uma liderança forte. O professor Rainer Wenger propõe o exercício de um movimento “unificador” e cria – com a participação entusiasmada dos alunos – símbolos, uniforme, saudações e, com muita sutileza, preconceitos em relação aos que não se sentem à vontade para aderir ao movimento.


Edukators

Jan (Daniel Brühl) e Peter (Stipe Erceg) são dois jovens que acreditam que podem mudar o mundo. Eles se auto-denominam “Os Educadores”, rebeldes contemporâneos que expressam sua indignação de forma pacífica: eles invadem mansões, trocam móveis e objetos de lugar e espalham mensagens de protesto. Jule (Julia Jentsch) é a namorada de Peter, que está passando por problemas financeiros e, por causa deles, está saindo de seu apartamento alugado.Fonte: Adoro Cinema


Die Fälscher 

O mestre falsificador Salomon Sorowitsch (Karl Markovics), preso em 1936 pelo comissário Herzog (Devid Stresow) e enviado para o campo de concentração de Mauthausen, ajusta-se às circunstâncias. Ele recebe o tratamento preferido de seus atormentadores, fazendo pequenos desenhos, retratos e depois murais inteiros para eles. Em 1944 ele é transferido para Sachsenhausen – e tem medo de ter que morrer. Mas Herzog tem outros planos com ele. Sorovich é participar da ação secreta para a falsificação de dinheiro inimigo, imitar libras britânicas e dólares americanos. Ele recebe ajuda de outros especialistas detidos: Adolf Burger (August Diehl), Kolje Karloff (Sebastian Urzendowsky) e Zilinski (Andreas Schmidt) estão entre eles. Os falsificadores vivem em uma gaiola de ouro. Mas logo haverá desentendimentos. Fonte: Filmstars


Der Untergang

O tirano alemão Adolf Hitler (Bruno Ganz) passa os últimos dias de seu governo em seu bunker sob Berlim. O Exército Vermelho cercou Berlim com força maior e, em particular, matou civis. Os bunkers estão cheios de soldados muito maltratados e falta de enfermagem e remédios. Hitler não quer deixar Berlim de qualquer forma e, depois de celebrar seu 56º aniversário com Eva Braun e seus capangas, se vê em uma situação angustiante e sem esperança. Fonte: Moviemeter


Ein Lied von Liebe und Tod

“The Song of the Sad Sunday” foi escrito em 1935 em um restaurante de Budapeste. O compositor Reszö Seress escreveu sem saber que esta peça se tornará a “balada dos suicídios”. Nossa história começa hoje em Budapeste. O alemão Hans Eberhard Weck (Ben Becker) comemora seu 80º aniversário e se lembra dos anos 30, quando o restaurante Szabó era o melhor do lugar. Aqui ele se apaixona pela bela Ilona (Erika Marozsán), que fica entre o apresentador Lázló (Joachim Król) e o músico András (Stefano Dionisi), que compôs a canção para eles. Anos mais tarde, Wieck retorna como oficial da SS e se vinga de Ilona, ​​que na época rejeitou sua proposta de casamento; ele leva os homens que ela ama. Fonte: Filmstars


Der Himmel über Berlin

Berlim 1987. O anjo Damiel (Bruno Ganz) anda na companhia de seu amigo Cassiel (Otto Sander) pela cidade, que antes era dividida pela muralha. Não reconhecíveis pelas pessoas, os dois ouvem atentamente e pacientemente seus pensamentos e conversas. Com crescente curiosidade, Damiel se volta para seus protegidos e acaba se apaixonando pela acrobata Marion (Solveig Dommartin). Sua busca por emoções humanas, por paixão, saudade, dor, dor, cresce e ele decide trocar sua imortalidade por uma existência terrena como ser humano. De repente, ele vê o mundo em cores e encontra-se peça por peça em sua nova existência, com todas as suas vantagens e desvantagens, altos e baixos. Fonte: Filmstars


In weiter ferne, so nah 

Anjos observam as pessoas que circulam por Berlim, agora unificada. Quando vê uma criança caindo de um prédio, Cassiel (Otto Sander) vai contra as regras que proíbem a interferência dos anjos nas vidas das pessoas e a socorre. Por conta disso ele se torna humano, assim como seu amigo Damiel (Bruno Ganz), agora casado com Marion (Solveig Dommartin) e funcionário de uma pizzaria. Fonte: Filmow


Sophie Scholl – Uma Mulher Contra Hitler

Em 1943, Hitler marcha pela Europa em sua devastadora ofensiva. Em Munique, um grupo de jovens universitários apela para a resistência como forma de conter a máquina de guerra nazista. Assim, nasce o Rosa Branca. A única mulher que participa do grupo é Sophie Scholl (Julia Jentsch). Enquanto distribuíam panfletos Sophie e seu irmão, Hans (Fabian Hinrichs), são presos. Os dias que se seguem são de intensos interrogatórios conduzidos pelos oficiais da Gestapo, nos quais ela tenta proteger a qualquer custo os membros da organização. Fonte: Adoro Cinema


Ele está de volta (2015)

Adolf Hitler acorda na Alemanha de hoje, como se não tivessem se passado mais do que alguns segundos entre a Segunda Guerra Mundial e a atualidade. Perdido em um mundo mais tecnológico e conectado, logo encontra ajuda na amizade com um cinegrafista freelancer, que se interessa por sua história e começa a acompanhá-lo, enquanto esse passa a ganhar fama nas ruas e a reconstruir o Partido Nazista. Fonte: Papo de Cinema


Isi und Ossi (2020)

A filha de um bilionário simula um relacionamento com um boxeador sem dinheiro para coagir seus pais a deixá-la perseguir seus sonhos culinários. Fonte: Netflix


Heidi (2015)

Órfã de pai e mãe, a pequena Heidi é levada pela tia para morar com seu avô nas montanhas suíças. O avô, um homem ranzinza, a princípio rejeita a neta, mas logo se encanta com a esperteza da garota. Em meio à natureza, Heidi cresce livre e faz amigos inseparáveis. Mas, um dia, sua tia aparece novamente e decide entregá-la para uma família rica da Alemanha. O filme é baseado no livro homônimo de Johanna Spyri. Fonte: Revista Bula


Nosferatu (Nosferatu, eine Symphonie des Grauens) (1922)

Direção de Friedrich Wilhelm Murnau

Hutter (Gustav von Wangenheim), agente imobiliário, viaja até os Montes Cárpatos para vender um castelo no Mar Báltico cujo proprietário é o excêntrico conde Graf Orlock (Max Schreck), que na verdade é um milenar vampiro que, buscando poder, se muda para Bremen, Alemanha, espalhando o terror na região. Curiosamente quem pode reverter esta situação é Ellen (Greta Schröder), a esposa de Hutter, pois Orlock está atraído por ela.


Fausto (Faust Eine deutsche Volkssage) (1926)

Direção de Friedrich Wilhelm Murnau

Disputando o poder sobre a terra, Deus e Satã apostam a alma de Fausto, um alquimista erudito. Durante uma praga, este homem se desespera, queimando todos os seus livros. Neste momento Satã envia Mefistófoles para tentar Fausto com o retorno da juventude e o alquimista aceita o pacto. Certo dia, entediado, ele resolve voltar para casa, onde conhece e se apaixona pela bela Gretchen, um encontro que será a desonra da moça. Adaptação da obra de Goethe.


Metrópolis (1927)

Direção de Fritz Lang

O ano é 2026, a população mundial se divide em duas classes: a elite dominante e a classe operária; esta é condenada desde a infância a habitar os subsolos, escravos das monstruosas máquinas que controlam a Metrópolis. Quando o filho do criador de Metrópolis se apaixona por Maria, a líder dos operários, tem início a mais simbólica luta de classe já registrada pelo cinema. Clássico marcante de ficção científica dirigido por Fritz Lang e grande expoente do Expressionismo Alemão.


M, O Vampiro de Düsseldorf (M – Eine Stadtsucht einen Mörder) (1931)

Direção Fritz Lang

Franz Becker (Peter Lorre) é um assassino em série de crianças, que se aproxima das suas vítimas enquanto assobia sempre uma mesma música. Depois de diversos crimes, a cidade é tomada pelo frenesi da investigação policial, e se torna um caos, enquanto o assassino vive uma vida simples e normal. A cobertura da imprensa, a ação de vigilantes e a pressão política acabam por atrapalhar o trabalho dos policiais. Na caçada ao homem que mata crianças, além de toda a sociedade e a polícia, os bandidos marginalizados também se juntarão. Clássico absoluto do Expressionismo Alemão.


O Gabinete do Dr. Caligari (Das Cabinet des Dr. Caligari) (1920)

Direção Robert Wiene

Em um pequeno vilarejo da fronteira holandesa, um misterioso hipnotizador, Dr. Caligari, chega acompanhado do sonâmbulo Cesare que, supostamente, estaria adormecido por 23 anos. À noite, Cesare perambula pela cidade, concretizando as previsões funestas do seu mestre, o Dr. Caligari. Extremamente influente no meio cinematográfico, “O Gabinete do Dr. Caligari” compõe uma metáfora do olhar deformado com ruas estreitas e entrecortadas, telhados góticos e cubistas e prédios e objetos deformados, resultando em uma das obras-primas das primeiras décadas do cinema e uma das mais importantes referências estéticas até hoje.


O Jovem Karl Marx (Le Jeune Karl Marx)

Direção Raoul Peck

Aos 26 anos, Karl Marx (August Diehl) embarca para o exílio junto com sua esposa, Jenny (Vicky Krieps). Na Paris de 1844, ele conhece Friedrich Engels (Stefan Konarske), filho de um industrialista que investigou o nascimento da classe trabalhadora britânica. Dândi, Engels oferece ao jovem Marx a peça que faltava para completar a sua nova visão de mundo. Entre a censura e a repressão, os tumultos e as repressões políticas, eles liderarão o movimento operário em meio a era moderna.


O Enigma de Kaspar Hauser (Jeder für sich und Gott gegen alle)

Direção Werner Herzog

Kaspar Hauser está perdido e não consegue falar ou se locomover quando é encontrado nos anos 1820. Ele passou a vida toda trancado, sendo espancado e sem qualquer convívio humano. As pessoas que o encontram tentam civilizá-lo.


Coronel Redl

Direção István Szabó

Dirigido pelo premiado cineasta István Szabó (Mephisto, Adorável Júlia), esta clássica obra do cinema, indicada ao Oscar de Melhor filme Estrangeiro e premiada pelo Júri do Festival de Cannes, traz uma história baseada em fatos reais. Em Coronel Redl conhecemos a vida de Alfred Redl (Klaus Maria Brandauer), um ambicioso soldado de origem camponesa e sua luta para combater as manobras políticas dos seus inimigos. Um jovem homossexual obcecado pelo desejo de ascensão dentro da corporação militar do exército Austro-Húngaro no início do século.


A fita Branca (das weiße Band)

Direção Michael Haneke

Versa sobre um coral de crianças em uma vila no norte da Alemanha pouco antes da Primeira Guerra Mundial. De acordo com Haneke, o filme é sobre “a origem de todo tipo de terrorismo, seja ele de natureza política ou religiosa”. Venceu a Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2009 e o Globo de Ouro de Melhor Filme (estrangeiro), em 2010.


Toni Erdmann (2016)

Direção Maren Ade

Winfried é homem de extremo senso de humor e passa os dias brincando com as pessoas. Mas isso esconde a falta que sente da filha, executiva sem tempo livre vivendo na Romênia. Para ficar próximo a ela, que não o quer por perto, ele cria o personagem Toni Erdmann e começa a fazer parte do seu círculo social com a maior irreverência. Prêmio da crítica em Cannes, 2016, entre tantos outros.


Jojo Rabbit (2019)

Direção: Taika Waititi

Apesar da meiguice, Jojo está sendo treinado pela Juventude Hitlerista em vilanias e desinformações. Certo dia, ele se espanta ao constatar que a mãeesconde e protege uma menina judia, o que causa impasse e pânico em sua cabeça. Oscar de melhor roteiro adaptado, 2020


Fitzcarraldo – 1982

Direção Werner Herzog

Na época do ciclo da borracha, Brian Sweeney Fitzgerald decide instalar uma ópera no meio da floresta amazônica, num encontro de mundos díspares, e não mede esforços para realizar seu empreendimento. Prêmio de melhor diretor em Cannes, 1982.


Aguirre, a Cólera dos Deuses (Aguirre, Der Zorn Gottes) – 1972

Direção Werner Herzog

Crítica social, religiosa e do poder. Após dizimarem os incas, a armada espanhola entra pela fechadíssima selva amazônica, descendo um rio bravo. Devido à dificuldade de logística da empreitada, um pequeno exército, um padre e famílias são designados para terminarem a busca a El Dorado. Com a impaciência e sede de poder e ouro do sub-comandante Aguirre, criam rebelião, elegem novo imperador, rompem com Castela e descem o rio, agora manso e sem som, numa jangada-nação, em utópica empreitada, com mata dos dois lados cobrindo o inimigo que nunca se vê.


Underground Mentiras de Guerra – 1995

Direção Emir Kusturica

Vencedor da Palma de Ouro em Cannes, esta história começa durante a Segunda Guerra Mundial, no ano de 1941. Marko é um rapaz que lidera uma banda de músicos e ao mesmo tempo participa do submundo do tráfico de armas. O filme reúne uma série de situações surreais a partir de uma fábrica clandestina de armas que funciona em um porão de Belgrado eque usa “refugiados” como mão-de-obra. Tudo começa na Segunda Guerra e Marco mantém seus colegas “refugiados” lá por 15 anos, mesmo depois do fim da Segunda Guerra.


Corra Lola, Corra (Lola Rennt) – 1998

Direção Tom Tykwer

Manni, o coletor de uma quadrilha de contrabandistas, esquece no metrô uma sacola com 100.000 marcos. Ele tem apenas 20 minutos para recuperar o dinheiro ou irá confrontar a ira do seu chefe criminoso. Angustiado, Ronni telefona para Lola (Franka Potente), sua namorada, que vê como única solução pedir ajuda para seu pai, que é presidente de um banco. Assim, Lola corre desesperadamente pelas ruas de Berlim em busca de uma solução.


A Vida dos Outros (Das Leben der Anderen) – 2008

Direção Florian Henckel von Donnersmarck

Georg Dreyman é o maior dramaturgo da Alemanha Oriental, sendo por muitos considerado o modelo perfeito de cidadão para o país, já que não contesta o governo nem seu regime político. Apesar disto, o ministro Bruno Hempf acha por bem acompanhar seus passos, para descobrir se Dreyman tem algo a esconder. Ele passa esta tarefa para Anton Grubitz, que nomeia o frio e calculista Capitão Gerd Wiesler, temido agente da Stasi (o serviço de inteligência da Alemanha Oriental), como principal responsável pela operação. Wiesler monta uma estrutura em que Dreyman e sua namorada, a atriz Christa-Maria Sieland, são vigiados literalmente 24 horas por dia. Entretanto, Wiesler acaba se envolvendo cada vez mais na vida do casal. Vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.


A experiência (das Experiment) – 2001

Direção Oliver Hirschbiegel

Uma equipe de cientistas convoca 20 pessoas para uma experiência psicológica em troca de um prêmio em dinheiro. Os participantes são divididos em dois grupos: oito deles fazem o papel de guardas e os outros 12, de prisioneiros. As cobaias são isoladas numa área de uma penitenciária onde certas regras devem ser cumpridas e mantidas pelos guardas. No início, a camaradagem reina no ambiente, mas o caos não tarda a explodir.


Violência Gratuita (Funny Games)

Direção Michael Haneke

Uma família em férias em uma casa à beira de um lago é surpreendida por dois jovens psicopatas. Eles mantêm mulher, marido e o filho como reféns, submetendo-os a um jogo de perversão, violência e humilhações.


Amour Fou

Direção Jessica Hausner

Berlim, 1810. O poeta Heinrich von Kleist ama as mulheres, mas despreza a existência e anda sempre macambúzio. Ele deseja que uma delas esteja do seu lado para compartilhar desse amor, mas não em vida. Sua vontade é que alguém queira morrer com ele e já. Como a decisão é difícil e louca, suas chances são poucas, mas Henriette, uma jovem casada, ao ser diagnosticada portadora de tumor e condenada, resolve tentar essa saída.


Revanche (2008)

Direção Götz Spielmann

Tudo o que Alex quer é ser feliz com Tamara. Ele saiu da cadeia e é gerente de puteiro, onde trabalha a moça, ucraniana ilegal na Áustria. Para melhorar a situação financeira, ele planeja um roubo a banco na cidadezinha pacata do seu pai. Após a tragédia em que ele e o policial Robert se veem envolvidos, o melhor a fazer é todos fingirem que nada aconteceu.


Respirar (Atmen)

Direção Karl Markovics

Roman Kogler tem dezenove anos e há cinco está na casa de detenção para jovens por ter matado outro garoto. Para que o juiz o libere para o retorno à vida lá fora, Kogler precisa arrumar um emprego. De caráter ensimesmado, não fala com ninguém, não consegue se aproximar nem dos colegas presos nem dos do trabalho, numa funerária. O contato com a morte do outro, no emprego, o fará buscar nova forma de pensar. Eleito melhor filme pelo júri da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, 2011.


Os falsários (Die Fälscher)

Direção Stefan Ruzowitzky

História verídica da maior falsificação de dinheiro que já existiu. Ao ser preso, o falsificador judeu Salomon Sorowitsch é enviado aos campos de concentração nazistas. Malandro, artista habilidoso com as mãos e com noção de ‘timing’, logo consegue alguns privilégios dentro daquele horror. O investigador que o prendeu é agora o comandante de seu campo. A Alemanha já está quase falida pela guerra. Seguindo ordens de Berlim, montam para Sorowitsch e sua turma a melhor gráfica possível para falsificação de libras e dólares. Dilema moral dos prisioneiros: ajudar os alemães nesse trabalho é continuar com a guerra que os dizima. Oscar de filme estrangeiro, 2008.


Crédito das contribuições desta página: Ana Caroline Peliciari Simon, Profa. Mayara Mayumi Sataka e Allan Veneri

Paraíso (2023)

Direção Boris Kunz

Um homem vê o lado sombrio da empresa de doação de tempo em que trabalha quando sua esposa precisa abrir mão de 40 anos da própria vida para quitar uma dívida. (Fonte: Netflix)

Agência do Amor

Um jornalista cético aceita participar de uma terapia para corações partidos em prol de uma reportagem, mas acaba abrindo o coração para a terapeuta. Fonte: Netflix.

Nada de novo no front (2022)

Em uma adaptação do romance homônimo de Erich Maria Remarque, Nada de Novo no Front é uma história que segue o adolescente Paul Baumer e seus amigos Albert e Muller, que se alistam voluntariamente no exército alemão, movidos por uma onda de fervor patriótico. Mas isso é rapidamente dissipado quando enfrentam a realidade brutal da vida no front. Os preconceitos de Paul sobre o inimigo e os acertos e erros do conflito logo os desequilibram. No entanto, em meio à contagem regressiva, Paul deve continuar lutando até o fim, com nenhum objetivo além de satisfazer o desejo do alto escalão de acabar com a guerra com uma ofensiva alemã.

Das Boot (1981)

O filme conta a história de um submarino alemão da Segunda Guerra Mundial, o U-Boot U-96, acompanhando o drama de sua tripulação e as condições absurdas de sua estadia na máquina.

Das Leben der Anderen (2009)

Uma verdadeira obra de arte, que conta a vida na Alemanha Oriental dos anos 1980 através dos olhos (e ouvidos) de um agente da Stasi (a polícia secreta do regime).-