Autoria: Mayara Borgonovi e Yan Marco Laranjeira de Almeida
Revisão: Armando de Vitta Santos
Nível: A1.2
Objetivos:
- Saber pedir e dar informações acerca da localização dentro de uma cidade.
- Trabalhar a compreensão oral (Hören).
Tempo: 90 minutos.
Preparação: Preparar o jogo no aplicativo LearningApps, com as imagens e os substantivos respectivos. Ademais, o professor irá preparar um conjunto de slides com alguns estabelecimentos. Também serão produzidas e recortadas as imagens e os nomes da atividade final.
Materiais:
- Jogo (disponível em: https://learningapps.org/watch?v=pmw9kxzcn23)
- Vídeo no Youtube (disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=AM8jJtY3QB8)
- Aparelho de multimídia e internet
- Celulares
- Carteiras/mesas (para a atividade final)
Etapa 1:
Primeiro, questionar aos discentes o que eles já conhecem sobre estabelecimentos em uma cidade (como das Restaurant, das Kino, die Schule, der Supermarkt, der Park, etc), ruas e avenidas (Friedrichstraße, Weißgerbergasse, etc) e pontos turísticos (Potsdamer Platz, Brandenburger Tor, Kölner Dom, Schloss Neuschwanstein) na Alemanha. É importante que o professor faça essa atividade como aquecimento, uma vez que esse eventual conhecimento prévio pode ser recuperado e exposto.
Em seguida, o professor precisa separar sua turma em duplas ou trios, a fim de realizarem um aquecimento em grupos. Os alunos necessitarão de acesso à internet para entrar no site LearningApps, no qual encontra-se um jogo para combinar as imagens aos seus respectivos substantivos em alemão.
É uma etapa para o reconhecimento de vocabulário inicial, contemplando um dos temas que dizem respeito à aula: lugares.
Observação: O professor deve deixar os alunos cientes de que, apesar da divisão em grupos, eles não estão em uma competição. Todos terão cerca de 10 minutos para combinar todas as imagens com os nomes. Além disso, o professor NÃO DEVE traduzir o vocabulário para que os próprios alunos possam inferir o significado. Apenas caso um ou mais alunos não compreendam algum sentido, mesmo com o suporte da imagem, o professor fará a tradução.
Etapa 2:
Nessa etapa, e com base inicial no vídeo “Wortschatz: Orientierung in der Stadt”, do canal ECE Deutsch Online, será tratado tanto o vocabulário de orientação pela cidade quanto às diferentes maneiras de pedir e dar informações para que uma pessoa chegue a seu destino.
Exemplos:
- “Gehen Sie hier links” → Vire à esquerda;
- “Gehen Sie hier geradeaus” → Siga reto;
- “Fahren Sie bis zur Kreuzung” → Vá até o cruzamento;
- etc…
É importante que os alunos tomem nota do vocabulário e das sentenças que estiverem no vídeo, uma vez que a atividade seguinte contará com esse conteúdo. Tendo isso em vista, caso necessário, o professor pode passar o vídeo duas vezes e/ou fazer pausas no decorrer do vídeo para comentar o que está acontecendo.
Etapa 3
Nessa última etapa, o professor e os alunos vão colocar em prática o aprendizado. Para isso, será realizado um role-play. Primeiramente o professor pedirá que os alunos escrevam um diálogo em duplas. Depois, ele irá distribuir, no espaço da sala de aula, papéis com os nomes dos estabelecimentos e palavras como cruzamento (die Kreuzung), esquina (die Ecke), semáforo (die Ampel), nomes de ruas, etc. O docente pode fazer uso das carteiras/mesas para colocar os papéis e usá-las, também, como “quarteirões”, fazendo um caminho com esquinas, curvas, linhas retas, etc.
Após a organização do ambiente, o professor deverá dividir a turma, de preferência, em duplas, nas quais um dos integrantes será a pessoa que pede informações e o outro, aquela que dá as informações necessárias. Os alunos trocam de papel após a primeira rodada.
Por exemplo:
- Aluno A: Wie komme ich zur Uni?
- Aluno B: Zuerst gehen Sie geradeaus und gehen dann an der zweiten Ecke links. Fahren Sie geradeaus bis zur Kreuzung und gehen Sie rechts. Dort befindet sich die Universität.
A depender do tempo disponível na aula, o professor pode fazer mais de duas rodadas.
O docente servirá como mediador das situações comunicativas. Não é interessante que ele faça intervenções a todo o momento, a não ser em casos de muita necessidade (erros graves ou não compreensão da proposta de atividade, por exemplo) ou quando requisitado pela dupla (ajuda com conjunções, advérbios, formação de sentenças, etc).Observações: Caso não seja possível realizar o jogo da Primeira Etapa de forma online, as imagens e os nomes podem ser trazidos de forma impressa.