Autoria: Mariana Gaspar Gomes Nogueira

Nível: A1

Objetivos:

  • Apresentar nomes e sobrenomes comuns na Alemanha;
  • Ensinar diferentes formas de se perguntar o nome de alguém e as possíveis respostas para tal pergunta;

Tempo: 45 minutos.

Preparação: O professor deverá recortar 14 pedaços de papel, sendo 7 com nomes de línguas estrangeiras (incluindo a língua materna e excluindo o alemão) e 7 com a pergunta “Como você se chama?” nas respectivas línguas escolhidas. Os papéis deverão estar expostos aos alunos, seja no chão, grudados na lousa ou na parede, e embaralhados. Também será preciso preparar uma seleção de nomes e sobrenomes alemães, por exemplo, a partir do site http://www.wheelofnames.com.

Materiais:

ITALIANOCome si chiama?
PORTUGUÊSQual é seu nome?
ESPANHOLCómo te llamas
MANDARIM你叫什麼名字?
INGLÊSWhat’s your name?
FRANCÊSQuel est ton nom
SUECOVad heter du?

A fim de iniciar a aula e indicar o tema a ser trabalhado, os alunos farão um warm-up em grupos, que consiste em um desafio: o grupo que adivinhar o tópico da aula por meio da atividade será o vencedor. Para isso, o professor colocará pedaços de papel embaralhados em uma parede e neles haverá dez nomes de línguas diferentes e dez perguntas de “Como você se chama” nas correspondentes línguas. Nos grupos, os alunos levarão um papel e um lápis para poderem rascunhar e fazer as ligações entre as línguas e as perguntas, sem moverem os papéis de lugar. Os alunos que terminarem primeiro irão compartilhar suas respostas com os demais colegas, abrindo uma discussão sobre como as questões mudam de língua para língua, e em qual eles acharam mais diferente ou parecido com a sua língua materna. É importante destacar que a versão alemã da pergunta não estará no warm-up, já que, por meio da discussão, ao fim da atividade, o professor irá questionar sobre isso, ajudando os alunos a chegarem à resposta juntos. Todavia, o professor perguntará se alguém sabe como é em alemão e, se algum aluno já souber a estrutura da pergunta, ele poderá ir à lousa e escrever, auxiliando os demais colegas na pronúncia.

  • Warm-up: Os papéis com as sete línguas e sete perguntas correspondentes estarão embaralhados, e o objetivo da atividade é que os alunos, em grupos, consigam conectá-los, juntando as frases às línguas. Os alunos não poderão mexer nos papéis, por isso seria necessário o uso de uma folha e um lápis para eles anotarem suas respostas. A língua alemã não estará presente no warm-up já que posteriormente o professor irá induzir os alunos à estrutura da questão “Wie heißen Sie?” e suas demais alternativas.

Etapa 2:

Após a apresentação do tópico da aula de maneira lúdica e interativa, o professor  explicará o conteúdo, seja por meio de slides ou na lousa, para que os alunos possam visualizar a estrutura da língua. Seria interessante se também houvesse a entrega de uma folhacom as questões a serem tratadas, para que os alunos possam estudar depois. Assim, essa primeira explicação será mais gramatical, ensinando como formular a pergunta “Como você se chama?” em alemão, mostrando que existe a versão formal (Wie heißen Sie?) e a informal (Wie heißt du?), e as diferentes maneiras de se responder.

Etapa 3:

            Tendo em vista o objetivo comunicativo da aula (apresentar-se), após a explicação do professor, os alunos farão uma atividade de role-play. Uma vez que também temos como foco ensinar nomes comuns alemães, o professor irá criar uma roleta com diversos nomes e sobrenomes da Alemanha, no site www.wheelofnames.com. Dessa forma, os alunos irão fazer a atividade em duplas, uma de cada vez, em que o professor irá sortear um nome diferente para cada aluno.

JONAS BAUERASTRID MÜLLERMARTIN SCHMIDT
NOAH JUNGHEIDE WERNERJANA NEUMANN
HANNA VOGTJOSEF MANNFRANZ SCHÄFER