Autoria: Lívia dos Santos Marques

Nível: A1

Objetivos:

  • Revisar o tempo Perfekt em alemão
  • Discutir sobre os contos de fadas e a literatura alemã, além de conhecer novas histórias.

Materiais:

  • Jogo Kahoot
  • Arbeitsblatt (Folha de exercícios)
  • Vídeos do youtube

Autoria: Lívia dos Santos Marques

Nível: A1

Objetivos:

  • Revisar o tempo Perfekt em alemão
  • Discutir sobre os contos de fadas e a literatura alemã, além de conhecer novas histórias.

Materiais:

  • Jogo Kahoot
  • Arbeitsblatt (Folha de exercícios)
  • Vídeos do youtube

Etapa 1:

Introduzir o tema da aula, perguntando aos alunos sobre os contos de fadas que eles já conhecem, além de quais seus contos de fadas favoritos.

Introduzir o vocabulário com jogo de Kahoot (Disponível em: https://create.kahoot.it/share/marchen/bad93275-1ca8-4ef1-857d-73244eb42097). Comentar sobre o jogo, perguntando se os alunos já conheciam as palavras e contos presentes nele, além de suas dificuldades e dúvidas.

Etapa 2: 

Discutir com os alunos as origens e formato dos contos de fada, começando com as perguntas, presentes na Folha de exercícios

 Richtig oder Falsch?

[F ]Märchen haben komplexere Charakteren, mit vielen Eigenschaften

[R ]Die gute Charakteren sind immer schön und die böse immer hässlich

[R ]Zauberei hilft oft die Hauptfiguren

[R ]Die gute Charakteren sind immer am Ende glücklich

Ouvir as respostas dos alunos e pedir que justifiquem suas opiniões. Após a correção, pedir, se possível, que deem exemplos para justificar (ou até mesmo questionar) as respostas. O professor também pode pedir que os alunos levantem hipóteses sobre o porquê dessas características nos contos originais, e possíveis razões pelas quais tais características não se mantêm, conforme os contos são adaptados.

Ainda abordando a origem dos contos de fada, perguntar aos alunos se eles conhecem os irmãos Grimm e o que sabem sobre eles. Após discutir os conhecimentos prévios dos aprendizes, pedir que eles realizem a segunda atividade presente na Folha de exercícios, usando os verbos indicados, para completar as frases de maneira adequada, no tempo Perfekt. Se necessário, antes de realizar o exercício, fazer uma revisão da estrutura do tempo verbal.

 Die Gebrüder Grimm:

2x sterben/ kommen/ schreiben /geboren/ studieren/ hören/

1785 – Jacob ist auf die Welt gekommen

1786 – Wilhelm ist geboren

1802 und 1803 – die Brüder haben in Marburg studiert

1806 – die Brüder haben Märchen in Kassel von vielen Menschen gehört

1812 – die Brüder haben das Buch Kinder und Hausmärchen geschrieben

1859 –Wilhelm Grimm ist gestorben

1863 –Jacob Grimm ist gestorben

Após a correção do exercício, esclarecer dúvidas sobre a gramática ou sobre a própria história dos Irmãos Grimm, e complementar com outras informações sobre eles, que o professor ache relevante. Também é possível, como atividade opcional, mostrar aos alunos o museu Grimmwelt, em Kassel, por meio de imagens ou vídeos (uma opção de vídeo está disponível em: https://youtu.be/lTzxQZK0kLU).  

Em seguida, assistir com os alunos ao vídeo do conto Sterntaler (disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gfmmhVqW6kM&t=2s), se necessário, assistir ao vídeo uma segunda vez. É necessário reforçar que, embora a linguagem do vídeo não seja de fácil compreensão, os alunos não devem entender os detalhes da história, e sim, com ajuda das imagens, a sequência dos acontecimentos principais. Então, pedir que os alunos realizem, a partir de sua compreensão do conto, a última atividade da folha de exercícios, completando as sentenças com os verbos no passado e organizando a ordem das frases, conforme os acontecimentos da história

[5]Die Sterne sind aus dem Himmel gefallen (fallen)

[3]Es hat viele Kinder getroffen (treffen ) und hat den Kindern ihre Klamotten gegeben (geben)

[1]Die Eltern von dem Mädchen sind gestorben (sterben) und es hatte (haben) kein Haus oder Bett

[4]Es war (sein) Nackt im Wald

[2]Es hatte (haben) nur ein stück Brötchen und es hat das Brötchen einem Mann gegeben (geben)

Após a correção, perguntar aos alunos o que acharam da história e se já conheciam o conto ou algum outro parecido.

Etapa 3

Para prática livre da língua, peça que cada um dos alunos relembre seu conto de fadas favorito e reconte-o para turma. Os alunos podem se preparar, fazendo anotações e perguntas ao professor sobre vocabulário necessário, ou buscando imagens e vídeos para complementar sua contação de história. Quando estiverem prontos, cada aluno pode se apresentar da maneira como desejar.

Folha de exercícios

Richtig oder Falsch?

[  ]Märchen haben komplexere Figuren, mit vielen Eigenschaften

[  ]Die gute Figuren sind immer schön und die böse immer hässlich

[  ]Zauberei hilft oft die Hauptfiguren

[  ]Die gute Figuren sind immer am Ende glücklich

Die Gebrüder Grimm:

2x sterben/ kommen/ schreiben /geboren/ studieren/ hören/

  • 1785 – Jacob ___ auf die Welt _______
  • 1786 – Wilhelm ___ _______
  • 1802 und 1803 – die Brüder _____ in Marburg _______
  • 1806 – die Brüder ____ Märchen in Kassel von vielen Menschen ________
  • 1812 – die Brüder ____ das Buch Kinder und Hausmärchen ________
  • 1859 –Wilhelm Grimm ___  ______
  • 1863 –Jacob Grimm ___  ______

Sehen Sie das Video und ordnen Sie die Sätze

[  ]Die Sterne ____ aus dem Himmel ____ (fallen)

[  ]Es  ___ viele Kinder _______(treffen ) und den Kindern ihre Klamotten ______ (geben)

[ ]Die Eltern von dem Mädchen ____ ______(sterben) und es ______(haben) kein Haus oder Bett

[  ]Es  _____(sein) Nackt in dem Wald

[ ]Es _____(haben) nur ein stück Brötchen und es ___ das Brötchen einem Mann ______(geben)