Agradecemos as contribuições desse acervo à: Gustavo Mazeo e Guilherme Carvalho Nepomuceno

Feuerwerk (2017) -Wincent Weiss

A canção “Feuerwerk” explora os imediatismos e necessidades de uma juventude cercada por responsabilidades, de modo a determinar atitudes que manifestem seus desejos reprimidos pela rotina. O ritmo marcado pelo pop, torna a imersão musical contagiante, principalmente ao retratar os aspectos da juventude com batimentos bem marcados. A música contém um grande número de verbos no presente (Präsens): Leben, brennen, rennen e muitos outros. Tornando a canção recomendável em contextos de ensino atrelados a conjugações verbais dentro do presente do indicativo. (Indicação: Guilherme Carvalho Nepomuceno)

Du und Ich (2018) – Clueso

Com tons nostálgicos e marcados por saudosismo, “Du und ich” aborda temáticas importantes para diferentes faixas etárias. A volta do eu lírico para sua casa, mesmo após diferentes transformações, remonta às peculiaridades de amadurecer. Os diferentes “adjektive” e “adverben” presentes na letra são de grande valia para aulas que busquem explorar e amadurecer o vocabulário dessas classes de palavras. (Indicação: Guilherme Carvalho Nepomuceno)

Wenn sie tanzt (2016) – Max Giesinger

Uma canção envolta por uma narrativa focada no feminino sobrecarregado e marcada pela busca de uma liberdade quase não existente, “Wenn sie tanzt” explora a narrativa do trabalho de cuidados femininos, que, em sua maioria, anulam a vivência subjetiva da mulher. Desse modo, a canção contribui para discussões acerca do espaço feminino na sociedade contemporânea.(Indicação: Guilherme Carvalho Nepomuceno)

Herz über Kopf (2015) – JORIS

Nessa canção, o eu lírico está cercado de incertezas, um amor antigo influencia suas decisões e o coloca em um espaço nulo de existência, porém, em um momento de necessidade de escolha, o coração prontifica-se e se coloca acima da razão, demonstrando a sensibilidade subjetiva da música. A canção, no entanto, pode ser utilizada em sala de aula ao apresentar o conteúdo “Wechselpräpositionen”, visto que, no título da canção “über” é um bom exemplo para também desenvolver as diferenças entre “Dativ” e “Akkusativ”. (Indicação: Guilherme Carvalho Nepomuceno)

Ich bin Ich (2006) – Rosenstolz

Com um eu lírico confuso e ansioso perante as adversidades do amor, “Ich bin ich” restaura subjetividades através do olhar do próprio eu lírico, ser confuso e que, com um jogo de palavras, brinca com a sonoridade e com a ideia do verbo “SEIN”, entre o “ser/estar”. Com isso, recomenda-se o uso dessa canção na apresentação deste verbo, mediante uma identificação de cada conjugação, e como o “ser” e o “estar” aparecem na canção, valorizando a autonomia do discente. (Indicação: Guilherme Carvalho Nepomuceno)

Meine Kneipe (2016) – Von Wegen Lisbeth

Com uma letra considerada pesada, “Meine Kneipe” pontua as diferentes visões de diferentes pessoas, tanto em âmbito político quanto social, avaliando as posições que partem desde a ascensão da extrema direita na Alemanha até idas à igrejas. Com isso, a canção torna-se um bom ponto de partida para expor e debater temas contemporâneos que dizem respeito não só à Alemanha como no mundo inteiro. (Indicação: Guilherme Carvalho Nepomuceno)

Wie schön Du bist (2015) – Sarah Connor

Esta é uma canção que se desenvolve como uma conversa, em que uma das vozes do texto é colocado como inferior, porém, o eu lírico reacende a autoestima retirada da segunda voz. Com o uso do pronome “Mit” algumas declinações do Dativ ocorrem no texto, sendo um momento propício para identificação. Além disso, Adjektivs como “ Schön” também emergem na canção, tornando-a um bom exemplo para trabalho em sala de aula. (Indicação: Guilherme Carvalho Nepomuceno)

Ich sterb für dich (2015) – Vanessa Mai

Uma música marcada pelo sofrimento amoroso de um eu lírico revoga palavras sentimentais direcionadas a um amor partido. Com isso, o “Akkusativ” se faz presente na canção, com preposições como “für” que atraem o objeto direto. Além disso, com sujeito e objeto de fácil identificação a canção torna-se uma boa aliada dentro de sala de aula.  (Indicação: Guilherme Carvalho Nepomuceno)

Mein Herz ist ein Tourist (2018) – Tonbandgerät

A música é um pop melódico, que narra a falta que o eu-lírico sente da pessoa amada, com um refrão memorável “Mein Herz ist ein Tourist”. Nesse sentido, ela pode ser uma opção em sala de aula para praticar a escuta do alemão, ampliar o vocabulário da língua e traçar discussões aprofundadas, a partir de aulas reflexivas, com a temática “Amor”, para turmas de níveis B1-B2. (Indicação: Julia Wik Atique) 

Wildberry Lillet (2022) – Nina Chuba – Nível: B1

Wildberry Lillet”, da cantora alemã Nina Chuba se concretiza enquanto um, excelente, ponto de partida para alunos de nível B1. Seu refrão repetitivo e seu vocabulário centrado em consumo e desejos são fáceis de serem memorizados e trabalhados em sala de aula, principalmente com um público mais jovem. Pedagogicamente, a canção permite ao professor explorar o uso do verbo modal “wollen” em contraste com “möchten”, discutindo com estudantes nuances de polidez, e de desejo direto, que vão para além do léxico e da sintaxe. A abundância de nomes de marcas de luxo, como “Tiffany”; “Fendi”; e “Versace”; assim como a presença de anglicismos, abre uma discussão linguística-cultural sobre temáticas como: o “Zeitgeist” da juventude alemã; a influência da globalização; e o fenômeno de viralização de músicas em plataformas e redes sociais como o TikTok, assim como abordar temáticas interculturais, como a aproximação cultural diante da globalização; já que “Wildberry Lillet” se concretizou enquanto uma música “viral” em sua época de lançamento. Todo esse conjunto acaba por tornar a aula, extremamente, atual e relevante. (Indicação: Danilo Rodrigues)

Mangos mit Chili (2023) – Nina Chuba – Nível: A2/ B1

Com uma batida mais relaxada, “Mangos mit Chili”, da cantora alemã Nina Chuba, é, super, interessante e ideal para trabalhar a compreensão auditiva, assim como a pronúncia em Língua Alemã de uma forma mais complexa e detalhada com estudantes de nível B1/ B2. A letra, que é recheada de sinestesia, figura de linguagem que mistura, de forma sintático-semântica, sensações e imagens, como o doce da manga, juntamente, com o picante do chili. A canção pode ser utilizada para basear uma atividade de vocabulário sensorial, momento em que os estudantes podem ser instigados a descrevem sabores, cheiros e sentimentos. Sintaticamente, a música oferece exemplos claros de “Orações Principais Simples”, permitindo focar na estrutura das sentenças em Língua Alemã, e também na posição do verbo, consolidando a base gramatical de forma contextualizada e criativa. (Indicação: Danilo Rodrigues)

Rage Girl – Remix (2025) – Nina Chuba – Nível: B2

“Rage Girl”, música em colaboração das cantoras Nina Chuba; Kauta; LAYLA; Esther Graf; Eli Preiss; Rua; Kayla Shyx; e Marie Bothmer, se faz enquanto uma, perfeita, ferramenta de para estudantes de nível B2, ou superior. A canção aborda temas de empoderamento e autoconfiança com uma linguagem mais direta e cheia de atitude. O título, neste caso, um anglicismo, pode ser utilizado enquanto um gancho para o início de uma discussão, em sala, mediada pelo docente, sobre “code-switching”, e a função expressiva do Inglês no Alemão Contemporâneo. Foneticamente, a pronúncia/ fala mais  rápida, e também o tom mais assertivo de Nina Chuba podem ser utilizados como um desafio de pronúncia e ritmo para estudantes em nível mais avançado, incentivando os alunos a praticarem a entonação do alemão falado de maneira enérgica e autêntica, enquanto discutem temas como identidade linguística; empoderamento social; e expressão pessoal. (Indicação: Danilo Rodrigues)

Lieblingsmensch (2015) – Namika – Nível: A2/ B1

“Lieblingsmensch”, da cantora alemã Namika, é, com certeza um, completo, tesouro pedagógico para estudantes que se encontram nos níveis A2 e B1. A canção é ótima, especialmente, para complementar o processo de ensino-aprendizagem do caso Dativo em Língua Alemã. A partir da composição de Namika, é possível que o professor utilize a música para ensinar o caso Dativo de uma forma mais natural, e ao mesmo tempo emotiva por conta da temática de amizade encontrada na música. Expressões como “Ich geb’ dir Bescheid” ou “Ich teil’ mit dir” são exemplos que podem ser utilizados para criar e embasar exercícios gramaticais contextualizados. Culturalmente, a palavra composta “Lieblingsmensch” pode se tornar, ótima, uma porta de entrada para discutir a formação de palavras em Língua Alemã, assim como o valor cultural dado às relações interpessoais. (Indicação: Danilo Rodrigues)

Globus (2022) – Namika – Nível: A2/ B1

“Globus”, da cantora alemã Namika, pode ser utilizada em aulas de Língua Alemã em níveis A2, e B1, para explorar o vocabulário relacionado à áreas como: Viagem; Geografia; e até mesmo Sonhos. A letra convida o estudante a realizar uma atividade de que envolve planejamento e reflexão, tendo como temática principal uma “Weltreise” (viagem ao redor do mundo); neste momento os discentes podem praticar o futuro com “werden”, juntamente com o Konjunktiv II (“Wenn ich reisen könnte, würde ich…”). A melodia suave e a dicção clara de Namika facilitam, muitíssimo, a compreensão auditiva, tornando a canção uma, ótima, ferramenta para exercitar a escuta, e expandir o léxico relacionado a lugares e culturas. (Indicação: Danilo Rodrigues)


Zirkus (2018) – Namika – Nível: B1

“Zirkus”, da cantora alemã Namika, é uma canção que opera através de uma metáfora central do “circo”. A música é uma ótima ferramenta didático-pedagógica para ser utilizada em uma aula de Língua Alemã de nível B1. O professor pode a utilizar enquanto um material voltado para uma etapa da aula que seja focada nas áreas de interpretação de texto e linguagem figurada. Os estudantes, através da música, podem discutir o que cada um dos elementos do “Zirkus” descritos na música, como os palhaços, os acrobatas, e o picadeiro, representam na vida ou na sociedade. Gramaticalmente, a canção pode ser utilizada enquanto um meio para se  revisar preposições de lugar (im Zirkus, auf der Bühne), e também verbos relacionados ao espetáculo, enriquecendo o vocabulário da turma de uma forma lúdica, e ao mesmo tempo imaginativa. (Indicação: Danilo Rodrigues)

Wenn sie kommen – Feat. Ali As (2015) – Namika – Nível: A2/ B1

“Wenn sie kommen”, da cantora alemã Namika em parceria com o cantor Ali As, pode vir a ser uma excelente e também muito poderosa ferramenta para aulas de Língua Alemã em nível A2 e B1. Abordando temáticas como a de observação social, conformidade e ansiedade, a canção de Namika, juntamente da presença do rapper Ali As, permite que o docente medie e instigue os estudantes a realizarem uma atividade que envolva, por exemplo, análises comparativas entre diferentes estilos vocais, neste caso, o canto melódico de Namika, se opondo ao rap de Ali Aa. Também, através da música, pode ser construída uma discussão a respeito do multiculturalismo presente na Alemanha moderna, assim como a respeito da discrepância social e do privilégio aos centros urbanos e turísticos. Sintaticamente, a música é riquíssima em orações subordinadas com “wenn” e “dass”, oferecendo um material para se praticar estruturas gramaticais mais complexas em alemão. (Indicação: Danilo Rodrigues)

Gut so (2015) – Namika – Nível: A1/ A2

“Gut so”, da cantora alemã Namika, é ótima para ser trabalhada com estudantes de Língua Alemã em nível A1, e A2. A expressão em alemão “Gut so” funciona enquanto uma afirmação que implica auto aceitação. A estrutura “Ich bin…, und das ist gut so” pode ser utilizada pelos estudantes, em sala de aula, como um modelo de partida para que sejam criados, com o auxílio do professor, suas próprias sentenças; praticando, desta forma, a conjugação do verbo sein, e também a utilização de adjetivos utilizados para descrever a si mesmo, por exemplo. A música promove uma atmosfera positiva e de confiança em sala de aula, incentivando os estudantes a se expressarem em alemão sem medo de errar; ponto, fundamental, para a fala seja destravada. (Indicação: Danilo Rodrigues)

Ladies in my crib (2022) – Dessy Stefanou – Nível: B2/ C1

“Ladies in my crib”, da cantora alemã Dessy Stefanou, é uma música indicada para ser trabalhada em aulas de Língua Alemã com estudantes em nível B2, e C1. A canção é uma, excelente, ferramenta pedagógica para se discutir temáticas como o POP e o Hip-Hop de autoria feminina; o empoderamento; e o fenômeno do code-switching dentro da Língua Alemã na contemporaneidade. A alternância constante entre a Língua Alemã e a Língua Inglesa pode ser o foco de uma análise pragmática mediada pelo professor. Podem ser discutidos tópicos como: “Por que a artista escolhe certas palavras, específicas em Inglês, para serem inseridas em uma música em Alemão?”; “Que efeito semântico-pragmático essas escolhas criam?”. O ritmo intenso, juntamente da letra mais densa podem ser um desafio de compreensão auditiva a ser transformado em uma atividade de transcrição colaborativa, por exemplo; seguida de um debate a respeito da representação feminina na dentro da música. (Indicação: Danilo Rodrigues)

Ruf mich nicht an (2025) – DELA – Nível: A2/ B1

“Ruf mich nicht an”, da cantora alemã DELA, pode se tornar uma música ideal para ser trabalhada durante uma aula de alemão para estudantes em nível A2, e B1. A canção aborda temáticas como comunicação e limites, oferecendo aos estudantes um contexto moderno para que seja praticado o Modo Imperativo em Língua Alemã (“Ruf mich nicht an!”, “Lass mich in Ruhe!”). A música também aborda a temática de um término de relacionamento, e a comunicação via aparelhos tecnológicos, permitindo que seja possível introduzir e trabalhar palavras presentes dentro do vocabulário digital, como “Nachricht” e “blockieren”. A aula pode acabar por culminar em uma Inszenierung/ Rollenspiel (encenação); momento em que o professor pode propor que os estudantes aproveitem a temática para construírem diálogos, e simular conversas; prática essa que estimula a produção oral, e a perda do medo de se comunicar de forma autêntica. (Indicação: Danilo Rodrigues)

Tag und Nacht (2025) – DELA – Nível: A1/ A2

“Tag und Nacht”, da cantora alemã DELA, pode ser utilizada por professores de Língua Alemã, com seus estudantes de nível A1, e A2. O docente consegue utilizar a canção enquanto um meio de se trabalhar advérbios de tempo, e de frequência em Alemão (Tag; Nacht; Immer; Nie; Manchmal). A estrutura da letra se repete várias vezes, característica essa de músicas do gênero POP; e descreve um sentimento, ou pensamento, constante. Isso auxilia a reforçar e fixar este vocabulário e elementos sintático-semânticos; ação essa que acaba por beneficiar os estudos dos discentes, e a utilização da canção em sala de aula como uma ferramenta didático-pedagógica. A música também pode servir de inspiração para uma atividade de escrita criativa, por exemplo; momento propício para os estudantes descrevem algo que fazem, ou que pensam “Tag und Nacht”, ou seja, ao longo de todo o dia. Essa pode ser uma ótima oportunidade para se praticar a estrutura da sentença, e novos elementos lexicais e sintáticos. (Indicação: Danilo Rodrigues)

Christina Stürmer (“Seite an Seite”)

Phela (“Wieder alleine”)

Bilderbuch (“Bungalow”)

Adel Tawil (“Ist da Jemand”)

Kerstin Ott (“Regenbogenfarben”)

Frida Gold (“Wovon sollen wir träumen”)

House Rockerz (“Herzrasen”)

Moritz Garth (“Bumerang”)

Miwata (“Vielleicht”)

Johannes Oerding (“Hundert Leben”)

Amanda (“Blau”)

LOTTE (“Auf beiden Beinen”)

Lina Maly (“Schön Genug”)

Marie Bothmer (“Es braucht Zeit”)

Alina (“Nie vergessen”)

Jonar Monar (“Playlist”)

ELIF (“Unter meiner Haut”)

Juli (“Perfekte Welle”)

Namika (“Lieblingsmensch”)

Jannik Brunke (“Ende der Welt”)

Pohlmann (“Wenn jetzt Sommer wär”)

Silbermond (“Leichtes Gepäck”)

Tim Bendzko (“Nur noch kurz de Welt retten”)

Bosse (“Augen zu Musik an”)

Andreas Bourani (“Auf anderen Wegen”)

Philipp Dittberner (“Das ist dein Leben”)

Philipp Poisel (“Erkläre mir die Liebe”)

Glaushaus (“Fühlt sich wie sterben an”)

LEA (“Zu dir”)

Wir Sind Helden (“Denkmal”)