Agradecemos as contribuições desse acervo à: Gustavo Mazeo e Guilherme Carvalho Nepomuceno

Feuerwerk (Wincent Weiss)

A canção “Feuerwerk” explora os imediatismos e necessidades de uma juventude cercada por responsabilidades, de modo a determinar atitudes que manifestem seus desejos reprimidos pela rotina. O ritmo marcado pelo pop, torna a imersão musical contagiante, principalmente ao retratar os aspectos da juventude com batimentos bem marcados. A música contém um grande número de verbos no presente (Präsens): Leben, brennen, rennen e muitos outros. Tornando a canção recomendável em contextos de ensino atrelados a conjugações verbais dentro do presente do indicativo.

Nível: A1; TAGS: pop, jovem, verbos, animação

Du und Ich (Clueso)

Com tons nostálgicos e marcados por saudosismo, “Du und ich” aborda temáticas importantes para diferentes faixas etárias. A volta do eu lírico para sua casa, mesmo após diferentes transformações, remonta às peculiaridades de amadurecer. Os diferentes “adjektive” e “adverben” presentes na letra são de grande valia para aulas que busquem explorar e amadurecer o vocabulário dessas classes de palavras.

Nível: A1; TAGS: nostalgia, advérbios, adjetivos, amadurecimento

Wenn sie tanzt (Max Giesinger)

Uma canção envolta por uma narrativa focada no feminino sobrecarregado e marcada pela busca de uma liberdade quase não existente, “Wenn sie tanzt” explora a narrativa do trabalho de cuidados femininos, que, em sua maioria, anulam a vivência subjetiva da mulher. Desse modo, a canção contribui para discussões acerca do espaço feminino na sociedade contemporânea.

Níveis: A1, A2, B1, B2; TAGS: feminino, liberdade, contemporâneo, discussão

Herz über Kopf (JORIS)

Nessa canção, o eu lírico está cercado de incertezas, um amor antigo influencia suas decisões e o coloca em um espaço nulo de existência, porém, em um momento de necessidade de escolha, o coração prontifica-se e se coloca acima da razão, demonstrando a sensibilidade subjetiva da música. A canção, no entanto, pode ser utilizada em sala de aula ao apresentar o conteúdo “Wechselpräpositionen”, visto que, no título da canção “über” é um bom exemplo para também desenvolver as diferenças entre “Dativ” e “Akkusativ”.

Nível: A1; TAGS: dativ, incertezas juvenis, ânsias, Wechselpräpositionen

Ich bin Ich (Rosenstolz)

Com um eu lírico confuso e ansioso perante as adversidades do amor, “Ich bin ich” restaura subjetividades através do olhar do próprio eu lírico, ser confuso e que, com um jogo de palavras, brinca com a sonoridade e com a ideia do verbo “SEIN”, entre o “ser/estar”. Com isso, recomenda-se o uso dessa canção na apresentação deste verbo, mediante uma identificação de cada conjugação, e como o “ser” e o “estar” aparecem na canção, valorizando a autonomia do discente.

Nível: A1; TAGS: verbos, sonoridade, conjugação, amor

Meine Kneipe (Von Wegen Lisbeth)

Com uma letra considerada pesada, “Meine Kneipe” pontua as diferentes visões de diferentes pessoas, tanto em âmbito político quanto social, avaliando as posições que partem desde a ascensão da extrema direita na Alemanha até idas à igrejas. Com isso, a canção torna-se um bom ponto de partida para expor e debater temas contemporâneos que dizem respeito não só à Alemanha como no mundo inteiro.

Níveis: A1, A2, B1, B2; TAGS: debate, contemporâneo, político, mundo

Wie schön Du bist (Sarah Connor)

Esta é uma canção que se desenvolve como uma conversa, em que uma das vozes do texto é colocado como inferior, porém, o eu lírico reacende a autoestima retirada da segunda voz. Com o uso do pronome “Mit” algumas declinações do Dativ ocorrem no texto, sendo um momento propício para identificação. Além disso, Adjektivs como “ Schön” também emergem na canção, tornando-a um bom exemplo para trabalho em sala de aula.

Nível: A1; TAGS: dativ, adjetivos, pronomes, pop

Ich sterb für dich (Vanessa Mai)

Uma música marcada pelo sofrimento amoroso de um eu lírico revoga palavras sentimentais direcionadas a um amor partido. Com isso, o “Akkusativ” se faz presente na canção, com preposições como “für” que atraem o objeto direto. Além disso, com sujeito e objeto de fácil identificação a canção torna-se uma boa aliada dentro de sala de aula. 

Nível: A1; TAGS: akkusativ, sofrimento amoroso, eu lírico

Christina Stürmer (“Seite an Seite”)

Phela (“Wieder alleine”)

Bilderbuch (“Bungalow”)

Adel Tawil (“Ist da Jemand”)

Kerstin Ott (“Regenbogenfarben”)

Frida Gold (“Wovon sollen wir träumen”)

House Rockerz (“Herzrasen”)

Moritz Garth (“Bumerang”)

Miwata (“Vielleicht”)

Johannes Oerding (“Hundert Leben”)

Amanda (“Blau”)

LOTTE (“Auf beiden Beinen”)

Lina Maly (“Schön Genug”)

Marie Bothmer (“Es braucht Zeit”)

Alina (“Nie vergessen”)

Jonar Monar (“Playlist”)

ELIF (“Unter meiner Haut”)

Juli (“Perfekte Welle”)

Namika (“Lieblingsmensch”)

Jannik Brunke (“Ende der Welt”)

Pohlmann (“Wenn jetzt Sommer wär”)

Silbermond (“Leichtes Gepäck”)

Tim Bendzko (“Nur noch kurz de Welt retten”)

Bosse (“Augen zu Musik an”)

Andreas Bourani (“Auf anderen Wegen”)

Philipp Dittberner (“Das ist dein Leben”)

Philipp Poisel (“Erkläre mir die Liebe”)

Glaushaus (“Fühlt sich wie sterben an”)

LEA (“Zu dir”)

Wir Sind Helden (“Denkmal”)