Autoria: Profa. Cibele Cecílio de Faria Rozenfeld
Atualizado por Pedro Marinelli de Carvalho

Objetivos:

  • Prática em conversação sobre o tema “emprego”.
  • Fixação do léxico da busca de emprego.

Tempo: 60 minutos 

Materiais:

Nível: A2

Etapa 1:

Conduzir uma conversa sobre como procurar um emprego, a partir da pergunta ” O que você faz quando procura um local de trabalho?” Escrever na lousa as sugestões dos alunos, como por exemplo:

  • Escrever um currículo (eine Lebenslauf schreiben
  • Colocar um anúncio na internet (eine Anzeige ins Internet erstellen)
  • Procurar um anúncio de emprego no jornal/na internet (eine Anzeige im Internet/in der Zeitung Suchen)
  • Na Alemanha as pessoas podem também ir a uma agência de trabalho. colocar na lousa: in die Arbeitsagentur gehen .

Esclarecer o conceito aos alunos, dando informações culturais com base, por exemplo, no site:

https://www.arbeitsagentur.de/

Etapa 2: Atividade com o video

Apresentar, antes de assistir ao filme, as seguintes questões norteadoras para serem respondidas após o visionamento:

  • Quem é a protagonista: como ela se chama? De onde ela vem? (Wer ist die  Protagonistin: wie heißt sie? woher kommt sie?)
  • Há quanto tempo ela está na Alemanha?
  • Ela consegue um emprego? Onde? Qual será a profissão dela?
  • Discutir as respostas dos alunos às questões norteadoras.
  • Apresentar o seguinte vocabulário previamente ao visionamento do filme:
sich anstellen die Schlange  du bist an der Reihe
viel ErfolgUnterlagen ausfüllenStellenangebote

Assistir ao video: https://youtu.be/xNQFX-wAuuc (Fonte: Goethe-Institut)

Após o visionamento, os alunos respondem às questões norteadora sobre o vídeo im Plenum.

Etapa 3

Separar os alunos em duplas para que eles realizem uma atividade de conversação. A proposta é que abordem as questões de introdução pessoal (nome, idade, cidade natal) e de busca por emprego (onde já trabalhou?  onde quer trabalhar? onde pode buscar emprego?). Peça para que realizem esse diálogo, e posteriormente peça que falem sobre o colega para a classe, repassando as mesmas informações.