Autoria: Profa. Cibele Cecílio de Faria Rozenfeld
Atualizado por Pedro Marinelli de Carvalho
Objetivos:
- Prática em conversação sobre o tema “emprego”.
- Fixação do léxico da busca de emprego.
Nível: A2
Etapa 1:
Conduzir uma conversa sobre como procurar um emprego, a partir da pergunta ” O que você faz quando procura um local de trabalho?” Escrever na lousa as sugestões dos alunos, como por exemplo:
- Escrever um currículo (eine Lebenslauf schreiben)
- Colocar um anúncio na internet (eine Anzeige ins Internet erstellen)
- Procurar um anúncio de emprego no jornal/na internet (eine Anzeige im Internet/in der Zeitung Suchen)
- Na Alemanha as pessoas podem também ir a uma agência de trabalho. colocar na lousa: in die Arbeitsagentur gehen .
Esclarecer o conceito aos alunos, dando informações culturais com base, por exemplo, no site:
https://www.arbeitsagentur.de/
Etapa 2: Atividade com o video
Apresentar, antes de assistir ao filme, as seguintes questões norteadoras para serem respondidas após o visionamento:
- Quem é a protagonista: como ela se chama? De onde ela vem? (Wer ist die Protagonistin: wie heißt sie? woher kommt sie?)
- Há quanto tempo ela está na Alemanha?
- Ela consegue um emprego? Onde? Qual será a profissão dela?
- Discutir as respostas dos alunos às questões norteadoras.
- Apresentar o seguinte vocabulário previamente ao visionamento do filme:
sich anstellen | die Schlange | du bist an der Reihe |
viel Erfolg | Unterlagen ausfüllen | Stellenangebote |
Assistir ao video: https://youtu.be/xNQFX-wAuuc (Fonte: Goethe-Institut)
Após o visionamento, os alunos respondem às questões norteadora sobre o vídeo im Plenum.
Etapa 3
Separar os alunos em duplas para que eles realizem uma atividade de conversação. A proposta é que abordem as questões de introdução pessoal (nome, idade, cidade natal) e de busca por emprego (onde já trabalhou? onde quer trabalhar? onde pode buscar emprego?). Peça para que realizem esse diálogo, e posteriormente peça que falem sobre o colega para a classe, repassando as mesmas informações.