Autoria: Prof. Marceli Cherchiglia Aquino (USP)

Resumo: Esta unidade didática visa o desenvolvimento da produção oral e escrita, além da reflexão sobre práticas comunicativas e interculturais no ensino de alemão como língua estrangeira, atentando para as diferentes necessidades e interesse dos aprendizes. Propomos uma releitura atual das telenovelas brasileiras, onde os alunos são incentivados a produzir os episódios, narrativas sequenciais, aplicando o conhecimento de alemão e fazendo uso de materiais autênticos, tais como quadrinhos, música, conversas por SMS e WhatsApp, vídeos, música, entre outros. Esta atividade possibilita que os estudantes se sintam (co)responsáveis pelo processo de aquisição e transmissão do conhecimento, tendo impactos positivos em sua motivação e senso de responsabilidade.

Sugestão de progressão didática: Inicialmente, deve ser feita uma discussão sobre a temática da novela, que história será desenvolvida, por exemplo: um romance; experiência de estudantes universitários; desafios de estudar alemão; vida em um país estrangeiro; continuação de alguma temática ou história apresentada no livro didático; desenvolvimento sobre algum fato histórico; ficção científica; entre outros. Em seguida, deverá ser realizada a organização geral, como a divisão dos grupos de trabalho, a escolha das datas para envio do texto escrito para a revisão e para a apresentação oral em sala de aula. O intuito do projeto é ser realizado individualmente ou em pequenos grupos, de 2 até 4 alunos.

A produção do texto extraclasse deve ser realizado em média de 2 a 3 semanas por grupo. Cada grupo deve criar um episódio da novela por vez, de forma que o próximo grupo deve seguir os acontecimentos do episódio anterior, mantendo a sequência da novela. O texto deve ser corrigido pela/o professora/o. Aconselha-se uma discussão com os alunos acerca do tipo de feedback que será oferecido. Sugere-se a correção de erros gramaticais mais evidentes mantendo, o máximo possível, as escolhas e estilos escolhidos pelos aprendizes. Com o texto corrigido, que será entregue para os colegas em sala de aula, os alunos podem desenvolver a apresentação do episódio da novela com diferentes ferramentas e mídias.

Podem ser utilizadas diferentes materiais para o desenvolvimento e apresentação do projeto: leitura do texto; apresentação teatral; leitura e explicação de quadrinhos; produção de vídeos ou utilização de trechos de filmes e séries com dublagem ou legendagem; imagens ou vídeos de conversas em mídias (WhatsApp, Facebook, Instagram, Skype, Twitter); música; entre outros.