Agradecemos as contribuições desse acervo à: Gustavo Mazeo

Das kann uns keiner nehmen (2013) – Revolverheld

Esta música aborda temas de amizade, memórias e experiências compartilhadas que não podem ser tiradas. Metáforas como “unsere Zeit, die uns keiner nehmen kann” (“nosso tempo que ninguém pode nos tirar”) podem ser trabalhadas para discutir a ideia de conquistas imateriais. Além disso, o professor pode selecionar metáforas cotidianas (em alemão e em português) que expressam a noção de algo que permanece, mesmo após desafios, e pedir aos alunos que reflitam sobre o valor das experiências que são intangíveis. A canção pode ser utilizada em turmas de nível A1 e A2, pois o vocabulário é simples, mas pode ser explorada mais profundamente em níveis B1/B2, com foco nas construções sintáticas e nas emoções que ela evoca. (Sinopse: Lorena Proença)

Pocahontas (2016) – AnnenMayKantereit

Esta música trata do amor e da memória, usando imagens poderosas para evocar sentimentos de perda e saudade. A metáfora “du bleibst immer Pocahontas” (“você será sempre Pocahontas”) evoca uma ideia de permanência e idealização de uma figura amada. O professor pode utilizar a canção para introduzir outras metáforas relacionadas a figuras míticas ou históricas, discutindo como elas são usadas para representar sentimentos universais. A letra oferece material tanto para discussão emocional quanto para a análise da construção poética, o que torna a canção adequada para níveis A2/B1. (Sinopse: Lorena Proença)

Tage wie diese (2012) – Die Toten Hosen

é uma música que celebra a camaradagem e momentos marcantes da vida. É excelente para discutir temas relacionados à amizade e à celebração, além de servir como base para atividades que envolvam a expressão de sentimentos e memórias pessoais. A música também pode ser utilizada para apresentar verbos (Wir lassen uns treiben, tauchen unter, schwimmen mit dem Strom),  analisar o uso de tempos verbais e a construção de frases que refletem eventos passados e sentimentos presentes. (Sinopse: Lorena Proença)

Schüsse in die Luft (2014) – Kraftklub

Esta canção faz uma crítica social sobre ações de rebeldia que parecem não ter efeito, usando a metáfora “Schüsse in die Luft” (“tiros no ar”) para expressar a ideia de protestos ineficazes. O professor pode utilizar a música para explorar o conceito de metáforas e de crítica social, além de trabalhar com vocabulário relacionado a frustração e protesto, como “Rebellion”, “Frustration” e “Gesellschaft”. Uma atividade interessante seria pedir aos alunos que identificassem metáforas na letra e debatessem o que elas representam, relacionando com protestos e movimentos sociais no Brasil e na Alemanha. Essa proposta pode ser adequada para alunos de nível B1/B2, uma  vez que requer interpretação crítica e discussão sobre contextos sociais. (Sinopse: Lorena Proença)

Von Ewigkeit zu Ewigkeit (2010) – Selig

A canção aborda temas de existência e tempo, utilizando expressões que remetem à eternidade. O professor pode trabalhar com vocabulário relacionado à passagem do tempo e à ideia de continuidade, como “Ewigkeit”, “Leben”, “Zeit”. Além disso, a letra pode ser uma oportunidade para discutir o uso do presente e do passado em reflexões sobre a vida. Uma atividade interessante seria pedir aos alunos que escrevessem um texto ou um poema sobre suas próprias reflexões sobre o tempo, inspirados pela música. Esta canção é apropriada para níveis B1/B2, pois a discussão envolve abstrações e uma compreensão mais ampla do vocabulário e dos conceitos filosóficos presentes na letra. (Sinopse: Lorena Proença)

Sonne (2001) – Rammstein

é uma música que pode ser utilizada para discutir a metáfora do sol como símbolo de poder e renovação. É uma opção interessante  para explorar o uso de imagens e símbolos na música, assim como a numerologia também é muito presente no texto. A pronúncia polida e o estilo teatral da banda oferecem uma abordagem interessante para a prática da compreensão auditiva e a discussão sobre o impacto do estilo musical na mensagem da canção. (Sinopse: Lorena Proença)

Applaus, Applaus (2013) – Sportfreunde Stiller

Esta canção celebra momentos de gratidão e reconhecimento, com uma letra que expressa admiração por outra pessoa. O professor pode usar essa música para explorar vocabulário relacionado a elogios e apreciação, como “Dankbarkeit”, “Bewunderung” e “Applaus”, a música também pode ser usada para ensinar ensinar adjetivos possessivos como “Für deine Art mich zu begeistern”, “Mein Herz geht auf”. Além disso, pode ser usada para  se trabalhar  expressões que descrevem sentimentos positivos. Uma atividade interessante seria pedir aos alunos que escrevessem uma carta ou mensagem de gratidão para alguém importante em suas vidas, utilizando o vocabulário de admiração. A proposta pode ser adaptada para níveis A2/B1, pois permite que os alunos pratiquem expressões simples e, ao mesmo tempo, desenvolvam a escrita emocional. (Sinopse: Lorena Proença)

Du schreibst Geschichte (2006) – Madsen

A canção  aborda  o impacto que cada pessoa pode ter na história, inspirando a ideia de deixar uma marca no mundo. O professor pode aproveitar essa letra para discutir o tema  “fazer história” e explorar vocabulário relacionado a conquistas e influências, como “Geschichte”, “Erfolg” e “Einfluss”. A canção também pode ser usada para trabalhar o uso do Futur I, já que a letra trata de expectativas e a construção de um legado. Uma atividade prática seria pedir aos alunos que escrevessem um parágrafo sobre como gostariam de ser lembrados no futuro, usando o Futur I para descrever suas aspirações. Essa proposta é adequada para níveis B1/B2, pois envolve uma reflexão pessoal e um uso mais complexo do tempo verbal. (Sinopse: Lorena Proença)

Geboren um zu leben (2010) – Unheilig

Esta canção traz  uma reflexão profunda sobre a vida e a saudade, refletindo  sobre a perda de alguém querido e a valorização dos momentos compartilhados. O professor pode usar essa música para explorar vocabulário relacionado a sentimentos de saudade, lembrança e o sentido da vida, como “Erinnerung”, “Trauer” e “Leben”. Também é possível trabalhar com o uso de expressões idiomáticas sobre a vida e a morte. Uma atividade sugerida seria pedir aos alunos que escrevessem uma carta para alguém que marcou suas vidas, utilizando o Perfekt e o Präteritum para descrever momentos passados. A atividade é adequada para alunos de nível B1/B2, pois envolve uma escrita emocional e uso de tempos verbais no contexto de memórias. (Sinopse: Lorena Proença)

Abenteuerland (1995) – PUR

é uma música que pode ser usada para despertar a imaginação e trabalhar temas como sonhos, fantasia e a infância interior. Em um primeiro momento, pode ser utilizada para ensinar verbos do alemão como nos trechos “Du kannst tanzen, taumeln, träumen und die Schule versäumen” Du kannst flippen, flitzen, fliegen..” . Além disso, a música tem a proposta de convidar os ouvintes a entrarem em um “país das aventuras”, onde tudo é possível, o que pode nos fornecer ideias de como explorar o uso de verbos no presente e no modo conjuntivo II (Konjunktiv II), especialmente em construções que expressam desejo, possibilidade e hipóteses, como wenn ich könnte, würde ich. Além disso, a canção pode ser uma excelente base para atividades de expressão escrita e oral em que os alunos descrevem o próprio Abenteuerland ou refletem sobre seus sonhos de infância e desejos não realizados. (Sinopse: Lorena Proença)

Die Hörner Hoch (2018) – Feuerschwanz

Esta música celebra o espírito de união e resistência, usando imagens de batalha e festividades. O professor pode usar a música para explorar vocabulário relacionado a coragem, celebração e resistência, como “Mut”, “Zusammenhalt” e “Kampf”. Além disso, a letra permite trabalhar expressões motivacionais e metáforas de luta e superação. Uma atividade interessante seria pedir aos alunos que escrevessem um pequeno discurso motivacional para encorajar alguém em um desafio, utilizando o vocabulário aprendido. A atividade é adequada para níveis B1/B2, pois incentiva a expressão de ideias de forma motivadora e inspiradora. (Sinopse: Lorena Proença)