Findus und Pettersson (2007) Infantil; Classificação Indicativa: Livre  

Findus Und Petterson é um desenho infantil que retrata a vida de um fazendeiro e seu gato vivendo no interior. A série pode ser uma opção para atividades de descrição de cenas ou para introduzir vocabulários como os de animais, ou de tipos de moradia. (Sinopse: Maria Eduarda Capobianco, Júlia Monforte e Júlia Atique)

TAGS: infantil, animais, moradia, interior, amizade

Deutschland 83 (2015) Espionagem; Classificação Indicativa: 16

A série conta a história de um jovem soldado da Alemanha Oriental, que foi recrutado para atuar como espião no lado Ocidental para obter informações estratégicas para o regime comunista. Como a série mostra momentos do passado, presente e futuro, o professor poderá utilizar isso ao seu favor propondo que seus alunos descrevam algumas ações dos personagens, usando os advérbios ontem, hoje e amanhã em alemão. (Sinopse: Maria Eduarda Capobianco)

TAGS: Advérbios temporais, Temporale Adverbien, Guerra Fria, divisão

Queer Eye Alemanha (2022) Reality show; Classificação Indicativa: 12

Queer Eye Alemanha é um reality show no qual cinco especialistas em moda transformam o estilo de roupas e de vida do participante. Desse modo, já que o grande enfoque desse audiovisual é a moda, ele pode ser uma opção para trabalhar vocabulários de roupas em sala de aula. (Sinopse: Maria Eduarda Capobianco, Júlia Monforte e Júlia Atique)

TAGS: moda, vestuário

Die Kaiserin (2022) (A Imperatriz) Drama; Classificação Indicativa: 16

A série conta a vida de Elisabeth von Wittelsbach, que se torna a imperatriz da Áustria após se casar com o imperador Franz Joseph I, retratando sua vida na corte imperial, seus desafios ao lidar com a rígida etiqueta e a política da época, e os conflitos pessoais e emocionais que surgem em seu casamento. Alguns episódios da série podem ser utilizados para ensinar o uso de ein/eine e kein/keine. Durante a aula, os alunos podem identificar os objetos presentes no palácio da imperatriz e praticar a construção de frases, descrevendo o que há ou não no local. (Sinopse: Maria Eduarda Capobianco)

TAGS: Grammatik, Artikel, monarquia, Áustria, imperatriz, gramática

Ku’damm 56 Drama de época; Classificação Indicativa: 12

A série se passa em uma Alemanha dos anos 50, perto do fim da Segunda Guerra Mundial, e retrata uma mãe e suas três filhas em “idade para casar” e como a sociedade, a economia e a juventude da época afetam seus cotidianos. A série discute assuntos como purismo, feminismo, antissemitismo estrutural e a colisão de gerações. Como a série toma vida a partir da escola de dança administrada pela protagonista, ela pode ser usada em sala de aula como base para o ensino de vocabulário de atividades extracurriculares e verbos que acompanham estas atividades. (Sinopse: Maria Eduarda Capobianco, Júlia Monforte e Júlia Atique)

TAGS: pós-guerra, dança, relações familiares, conflitos culturais, conservadorismo

Dark (2017) Ficção científica/Suspense/Mistério; Classificação Indicativa: 16

A história se desenrola na pequena e até então tranquila cidade de Winden, onde a investigação do desaparecimento de duas crianças expõe um complexo enredo de segredos e conexões familiares de muitas gerações. A série pode ser utilizada para expandir o vocabulário dos alunos, sugerindo que eles assistam algumas cenas selecionadas pelo professor e descreva os locais e os objetos presentes em cada um deles.

TAGS:  Relações familiares, Familie, mistério, Familienstand 

Druck (2018)

A série alemã Druck (2018), inspirada na série Skam, descreve a vida de um grupo de adolescentes em Berlin envolvidos em situações e dramas cotidianos, como a adolescência e seus desafios, problemas familiares, relacionamentos, questões de gênero e sexualidade e outras questões sociais. Além disso, a série possui redes sociais interativas, de forma que os personagens principais “tomam vida” e interagem com os espectadores, o que é interessante para análise da língua escrita, e para o contato  com a cultura alemã. A série  pode ser adequada para se trabalhar com o vocabulário sobre situações cotidianas atuais e sobre assuntos juvenis e pertinentes. Além disso, ela pode promover o contato com a linguagem cotidiana, jovem e coloquial, pois são utilizadas várias gírias e expressões atuais,  dialetos e sotaques, devido às distintas origem dos personagens. Público: Adolescente/maduro. (Sinopse: Maria Eduarda Capobianco e Júlia Monforte)

TAGS: mídias sociais, juventude, crises, família