Autoria: Profa. Cibele Cecílio de Faria Rozenfeld
O intuito da simulação global é criar uma “situação real” que seja relevante e interessante para o aluno, de forma que a realidade possa ser simulada e, assim, um mundo imaginário seja criado, e que poderá ser vivenciado como real. Nela, os alunos alunos criam seus personagens a partir de uma dada situação e determinam a forma como eles se interrelacionam e interagem entre si. Diferentes situações podem ser criadas pelo professor, de forma com que seja dada ênfase na comunicação efetiva e espontânea dos alunos, buscando a autonomia do aluno. A duração poderá ser variável, dependendo do cumprimento das tarefas.
A seguir, temos um exemplo de uma SG criada e desenvolvida com os alunos no período de 8 dias. No contexto da situação estabelecida, desenrolou-se uma narrativa, como em uma “novela”, em que a cada aula era desenvolvido um novo “capítulo”.
Aula 1 – Wohngemeinschaft oder Studentenwohnheim
Na primeira aula foi apresentada a proposta do projeto, os objetivos e alguns dos procedimentos a serem realizados. Foi proposto que o espaço, no qual a história iria se construir, fosse definido como uma república (Wohngemeinschaft bzw. WG) ou um alojamento (Studentenwohnheim) em Munique. A WG ou o Studentenwohnheim em Munique seria o local onde todos os participantes do grupo habitariam (número total: 11 “moradores”). Para eleger o espaço “WG” ou “Studentenwohnheim”, os alunos pesquisaram na internet as possibilidades oferecidas em Munique para ambas as situações, caracterizando-se como a primeira atividade do projeto. Em duplas os alunos buscaram anúncios de WG, casas e apartamentos para alugar e alojamentos estudantis de Munique. Ao final da pesquisa, os diferentes grupos apresentaram as possibilidades encontradas e decidiram, por fim, por um grande apartamento localizado no bairro Schwabing, em Munique, que seria “alugado” por eles para a constituição da WG
Aula 2 – Die Wohngemeinschaft: Haus, Räume und Gegend
Nessa aula, os alunos deveriam pesquisar em duplas na internet as características do prédio e do apartamento que seria alugado, incluindo, por exemplo, o endereço, o número de cômodos, a localização e também caracterizar a região com relação aos tipos de comércio e instituições públicas e de ensino existentes. Os grupos foram divididos por temas: a) a região em que moramos (unsere Wohngegend); b) as possibilidades de compras e alimentação (unsere Ess- und Einkaufsmöglichkeiten); c) o prédio da nossa república e o apartamento (das Wohnhaus unserer WG und unsere Wohnung). Cada tema foi minuciosamente pesquisado na internet pelos grupos. Ao final da pesquisa, os grupos prepararam uma apresentação Power Point sobre as informações reunidas e expuseram a todos os participantes os resultados encontrados
Aula 3 – Die Mitbewohner und die Hausmeisterin
Tendo sido definido o apartamento, a localização e a forma de moradia, os alunos deveriam, nesse momento, criar suas “novas” identidades. Os participantes participantes foram incentivados a descrever minuciosamente as características de seu personagem, como nome, idade, profissão, procedência, interesses, costumes, hábitos alimentares e, de grande importância, a razão de estarem morando em Munique. Após terem refletido sobre tais aspectos, eles elaboraram cartazes de identificação, que foram afixados na sala. Cada “morador” apresentou-se, então, aos colegas de república.
Aula 4 – Arbeitsverteilung und Wohnregeln in der WG
Nessa aula os moradores deveriam discutir a divisão de quartos, de tarefas da casa e as regras gerais da casa. O apartamento possuía apenas cinc quartos e, por essa razão, os moradores deveriam planejar sua distribuição. Além disso, eles elaboraram uma lista de tarefas a serem cumpridas na casa e os responsáveis por elas. O resultado das discussões também foi registrado em um cartaz que ficou afixado na sala durante todo o curso.
Aula 5 – gemeinsames Kochen
Nesse bloco os moradores deveriam discutir a alimentação na WG. Para tanto, eles elaboraram um cardápio de refeições para a semana e discutiram a divisão de tarefas para sua implementação, a qual ia desde a realização das compras até o preparo das refeições e arrumação da cozinha. Os alunos prepararam uma apresentação Power point com o resultado da discussão.
Aula 6 – Konflikte lösen
Sabe-se que a vida em uma república, juntamente com outras pessoas, gera sempre uma série de conflitos que devem ser discutidos, buscando-se chegar a uma solução final. A fim de provocar tais discussões, foram problematizadas algumas situações. Cada uma delas foi atribuída a dois participantes, os quais deveriam expor seus problemas e debatêlos com seus colegas de república, buscando solucionar os conflitos apresentados. Foram eles:
- Situação 1: dois moradores fumam muito e pela casa toda e isso te
- incomoda muito.
- Situação 2: a cozinha está sempre uma bagunça!
- Situação 3: dois moradores sempre escutam música alta!
- Situação 4: existe um plano de limpeza, mas dois dos moradores não o cumprem ou não realizam as tarefas de maneira adequada.
- Situação 5: dois moradores frequentemente trazem pessoas estranhas para pernoitar na república.
- Situação 6: um morador está sem dinheiro para pagar o aluguel.
Aula 7 – Ihr bekommt Besuch aus Brasilien!!
Essa aula também foi realizada no laboratório de idiomas, a fim de disponibilizar um computador a cada participante. Foi explicado aos “moradores” que eles receberiam a visita de dois docentes da Faculdadede Ciências e Letras e que esses iriam permanecer com eles uma semanana WG. Os moradores deveriam elaborar um plano de visita, a partir de pesquisa sobre os pontos turísticos da cidade, os eventos culturais, os
restaurantes etc. O trabalho foi realizado em duplas e cada dupla ficou responsável por pesquisar um tema inerente à proposta (pontos turísticos, eventos, restaurantes etc). Ao final da pesquisa, eles deveriam expor as informações obtidas e elaborar em grupo um plano de visita, incluindo a divisão de tarefas no acompanhamento dos professores duranteo período de permanência na WG
Aula 8 – gemeinsam essen gehen
Essa foi a última aula de aplicação do projeto e, por essa razão, bem como devido à presença (real!) de dois visitantes alemães à Unesp, todo o grupo foi almoçar em um restaurante alemão da cidade.
Aula 9 – Avaliação da SG
Nessa aula foi feita a avaliação do trabalho com a SG. Foi pedido aos participantes que refletissem sobre os aspectos positivos e negativos da proposta.