Tags: Comparativo, superlativo, exercícios com músicas

Objetivos:

  • Praticar e fixar as formas do comparativo e superlativo em alemão 
  • Exercer habilidades de escuta da língua
  • Promover reflexões com alunos  acerca do tema, utilizando o superlativo e comparativo como meio de comunicação 

Tempo: 90 minutos 

Preparação: Imprimir folhas com a letra das músicas para os alunos (anexo) 

Materiais:

Etapa 1:

Inicia-se a aula apresentando para os alunos algumas músicas, questionando se alguém conhece a música ou a banda/o cantor,, com o intuito de deixá-los mais à vontade e introduzir, de maneira lúdica, o conteúdo programado, pois a letra em si será abordada mais adiante, na Etapa 2. 

Considerando esta uma aula de continuidade temática, em seguida, deve-se construir, em conjunto com os alunos, uma revisão do conteúdo “Comparativo e Superlativo” na lousa, para que, assim, fique visível na atividade realizada posteriormente. 

Etapa 2: 

Em seguida, pedindo para que os alunos façam duplas, o professor deve entregar a eles as letras das músicas (em anexo) e/ou projetá-las por meio do datashow, para que os alunos as acompanhem durante uma nova escuta. Após este momento, pode-se lançar as seguinte perguntas norteadoras, requisitando as percepções iniciais e as opiniões dos estudantes: qual mais gostaram e porquê; qual menos gostaram e porquê; o que compreenderam das canções; o que sentiram maiores dificuldades, etc – promovendo um diálogo entre eles, o qual, neste primeiro momento, pode ser realizado em português

Etapa 3

 Tendo em vista a atividade reflexiva desenvolvida na etapa anterior, neste próximo momento os alunos devem repeti-las com sua dupla, utilizando, desta vez, o comparativo e superlativo em Língua Alemã; Proponha a resposta das mesmas perguntas norteadoras, com o uso de adjetivos como schön, romantisch, lang, kurz, traurig, melancholisch, schnell, langsam, tief e outros   

Observações: Nota-se que, por se tratar de uma aula de prática e fixação de “Comparativos e Superlativos” da língua alemã, os alunos devem ter noções prévias deste conteúdo, bem como sobre adjetivos. Porém, se necessário, o professor pode expandir este vocabulário na sala de aula, durante a etapa 1 ou 2.

Anexo:

Autoria: Profa. Cibele Cecílio de Faria Rozenfeld

Adaptado por: Julia Wik Atique 

Nível: A1