Autoria: Profa. Lívia dos Santos Marques

Nível: A1 e A2

Objetivo geral: desenvolvimento da reflexão crítica e competência comunicativa intercultural no aluno de alemão a partir do visionamento e discussão da minissérie “Unsere Mütter Unsere Väter “
  • Aula 1: Wer sind sie?

Atividades para preparação da primeira exibição :

  1. Colocar o título “ Unsere Mütter Unsere Väter ” na lousa e pedir que os alunos opinem sobre o que se trata a série.
  2. Mediante o título “ Unsere Mütter Unsere Väter ”, esclarecer que a minissérie trata da segunda guerra mundial e perguntar porque acham que esse nome foi escolhido.

Atividades durante a exibição:

  1. Escrever na lousa as seguintes questões e pedir que os alunos estejam atentos a série para respondê-las

-Wie heißen die Figuren?

-Was sind sie von Beruf?

-Welche sind ihre Eigenschaften?

Caso seja necessário, relembrar vocabulário relativo a profissões, como

Krankenschwester, Kellner, Sänger , etc. Também relativo a qualidades/adjetivos, como Gut (bom), Böse (mal), Neugierig (curioso), Schön (bonito), Faul (folgado), etc

Exibição até 11 minutos do primeiro episódio

Atividades após a exibição

  1. Perguntar aos alunos quais foram as respostas dadas (em alemão)

Exibição de 11min a 38 min do primeiro episódio

Atividades após a exibição

  1. Perguntar aos alunos o que acharam do seriado, se tem dúvidas de vocabulário ou emrelação à narrativa.
  2. Dividir os alunos em 5 grupos (misturar alunos A1 e A2) para elaborar uma “ Rad der Identität ” (Roda da identidade) dos protagonistas da minissérie (roda com palavras simples que compõem a identidade de um indivíduo, como família, nacionalidade, religião, etc…). A partir das rodas elaboradas fazer perguntas que levem os alunos a discutir como ocorreu (ou poderá ocorrer ao longo da série) a perda ou não de determinados aspectos da identidade dos personagens, em especial após as repressões do regime nazista e os eventos nos frontes de guerra.
  3. Discutir com os alunos sobre se ou como a sociedade brasileira hoje contribui para o mesmo processo de perda da identidade, a partir da violência ou preconceito. As discussões podem também partir do relato de experiências dos próprios alunos (as discussões podem ocorrer em português ou alemão, dependendo do nível dos alunos)
  • Aula 2: Der Widerstand

Atividades para preparação da exibição:

  1. Escrever perguntas na lousa sobre os grupos Partisans, para as quais as respostas poderão ser constatadas ao longo da exibição, embora não sejam respondidas diretamente. As perguntas podem ser: „ Wer sind die Partisans?” “Was machen sie?“ “Warum sind sie gefährlich? “ entre outras.

Exibir de 38-60 min do primeiro episódio

Atividades após a exibição:

  1. Perguntar aos alunos se tem dúvidas de vocabulário ou em relação à narrativa.
  2. Retomar perguntas iniciais e discutir com os alunos se, além dos Partisans, eles perceberam alguma outra forma de resistência dos personagens no seriado?
  3. Mostrar fotos de Sophie Scholl e outros integrantes do grupo de resistência “ Weiße Rose”. A partir das fotos, perguntar aos alunos quem eles imaginam que sejam essas pessoas “ Wer sind diese Personen? Wie alt sind sie? Was machen sie beruflich? Welche sind ihre Eigenschaften? Warum sind sie wichtig? ”. Pedir que os alunos pesquisem em duplas na internet sobre o grupo com auxílio de aparelhos celulares, tablets, entre outros.
  4. Pedir que escrevam textos/frases respondendo às perguntas anteriores feitas. Discutir com os alunos se as figuras históricas corresponderam ou não as suas expectativas
  5. Discutir com os alunos: porque vocês acham que estes alemães foram resistentes a guerra? Quais métodos usaram como resistência na época? Quais métodos usamos hoje como forma de resistência? Ao que resistimos? Quais “movimentos de resistência” existem hoje no Brasil e no mundo?

Atividades para preparação da exibição:

  1. Colocar perguntas como as seguintes na lousa e discutir com os alunos:

„ Was erwarten die Deutsche vom Krieg? Was ist wirklich passiert? Warum erwarten sie das?“

Exibir até 90 min do primeiro episódio

Atividades após a terceira exibição:

  1. Retomar questões com os alunos.
  2. Discutir com os alunos: “ Was erwartet Greta? Wurde es Realität? ”
  3. Dar aos alunos a letra da Música “ Mein Kleines Herz” . Perguntar dúvidas de vocabulário e perguntar aos alunos “ Worum geht es in dem Lied? ” Caso seja necessário, apresentar estruturas como: Es geht um… (Isso se trata… ) / Es händelt sich von
  4. Perguntar aos alunos porque acham que o partido nazista está interessado em financiar Greta e se isso se relaciona a letra da música.
  • Aula 3: Was wissen wir?

Atividades para preparação da exibição

  1. Colocar na lousa as perguntas e discutir: Was wissen Sie über die Konzentrationslager? Was wissen die Hauptfiguren über die Konzentrationslager? Pedir que os alunos prestem atenção ao episódio para responder a última pergunta. Pedir que os alunos escrevam frases ou anotem palavras chaves em alemão (vistas no seriado ou não) para responder a pergunta

Exibição até os 38 minutos do segundo episódio

Atividades após a exibição

  1. Tirar dúvidas sobre o episódio
  2. Retomar as perguntas colocadas anteriormente na lousa. A professora passará algumas frases como: “ Das Verschwinden von Juden/Die Ermordung von Juden/Die Misshandlung von Juden/Das Leiden von Juden ” e, após discussão em grupo, pedirá que os alunos expliquem quais personagens tem conhecimento de que, usando o verbo wissen ”. A discussão pode ser fomentada por meio de imagens de cenas do episódio, como a Cena de greta ignorando o transporte de judeus (7.50); cena de greta visitando os pais de viktor (15.10); cena de greta falando aos amigos que Viktor está bem (25.20); cena de Charlie se perguntando o que aconteceu com Ljlia (10.45); conversa de Viktor com a polonesa (18.16) 
  3. Discussão do livro A juventude hitlerista (pg. 92-95) (em grupos ou duplas)
  4. A professora irá distribuir entre grupos de alunos trechos do livro, os quais tratam dos campos de concentração e o quanto os alemães sabiam sobre o que se passava nesses campos. Após a leitura e discussão em grupo, a professorá retomará as frases anteriores e pedirá que os alunos digam o que Solomon, Bert e os Alemães sabiam.
  5. Relacionando com a nossa realidade, pedir para que os alunos respondam: Por que vocês acreditam que os alemães ignoravam o que estava acontecendo com os judeus na realidade? Existem pessoas cujo sofrimento nós ignoramos em nosso dia a dia? Quais? Por quê?
  • Aula 4: Die Verwandlung

Atividade para preparação da exibição:

  1. Escrever na lousa a frase dita por Friedhelm: Wir sind menschliches Vieh für die größten Schlachthöfe! Heute sind wir Helden, morgen sind wir Schweine . Perguntar aos alunos se compreendem alguma das palavras e qual poderia ser o significado da frase, pedir que leiam em voz alta. Então, pedir que prestem atenção a série e tentem encontrar o contexto em que ela foi dita e qual o seu significado nesse contexto. 

Exibição do segundo episódio entre 38 min e 1h07.

Atividades após a exibição

  1. Retomar as perguntas sobre a frase na lousa: Qual a tradução da frase dita por Friedhelm? Em que contexto ele a diz? O que ela significa no contexto da série? Como os alunos acreditam que os personagens foram transformados pela guerra ao longo da série? 
  2. Was er/sie war und was er/sie wird (em dupla). Explicar ou relembrar o verbo sein no pretérito e o verbo werden. Então pedir que os alunos discutam a transformação dos personagens utilizando frases simples com os verbos. Por exemplo: Wilhelm und Friedhelm waren Helden, aber sie werden Schweine. Para ajudar os alunos com vocabulário, na lousa relembrar adjetivos e palavras utilizadas para a roda da identidade vistas na primeira aula.

Exibir segundo episódio de 1h07 até 1h30

Atividades após a exibição:

  1. Discussão em sala: Perspectivas de diferentes gerações em cena. Conduzir a discussão a partir das seguintes perguntas: Quais gerações são mostradas durante a série? Qual a diferença de convicções entre essas gerações? Porque essa diferença ocorre? Vocês acham que os cinco personagens fictícios retratam com fidelidade a sociedade alemã, ou apenas uma parcela dela? Qual parcela? Porque os diretores/escritores escolheram esta parcela?
  • Aula 5: Die verschiedene Perspektiven

Atividades para preparação da exibição

  1. Colocar na lousa alguns termos. Pedir que os alunos prestem atenção na série para entender o que são essas palavras e escrevam uma breve definição usando as (todas ou algumas) palavras chave.

Bewährungsbataillon 500 – palavras chave: Defätisten, Kommunisten, Deserteure, Wilhelm,

Kampf, Ukraine

Charlottenburg Strafgefängnis – Frauen, Greta, Berlin, Ermordung,

Partisans in Polen – Widerstand, Polen, Geheimniss, Gruppe, Viktor

Exibição do terceiro episódio até 36 min

Atividades após a exibição:

  1. Baseando-se nas definições escritas, explicar ao colega o que são as palavras escritas na lousa, focando-se naquelas que o colega de fato não conseguiu entender ao longo da série

Exibição do terceiro episódio de 36 min até 50 min

Atividade após a exibição

  1. Dar aos alunos artigo jornalístico publicado no jornal El país em 2017 sobre papel da polônia durante a Segunda Guerra Mundial. Há duas perspectivas sendo mostrados no artigo, quais são eles? Vocês acham que exista uma perspectiva “correta”?Qual a perspectiva tomada pela série? Porque essa perspectiva foi tomada?
  • Aula 6: Das Ende

Atividades para preparação da exibição

  1. Discutir antes da exibição as perguntas: Was wisst ihr über die Geschichte Deutschlands nach dem zweiten Weltkrieg? Was ist mit Deutschland passiert? E pedir que os alunos anotem (frases ou palavras chave em alemão) durante a exibição aquilo que notarem em relação a realidade da Alemanha após a guerra. Discutir respostas.

Exibição do terceiro episódio de 1h até 1h30

Atividades após a exibição

  1. Retomar perguntas iniciais. Pedir que os alunos pesquisem os seguintes termos: Potsdamer Konferenz; Gedächtniskirche; Nürnberg Prozesse . Eles devem, então, formular breves explicações tais termos em alemão, se não for possível, apenas associá-los a palavras chave em alemão e explicá-los em português para a sala. Perguntar, então, se o que foi pesquisado pode se relacionar de alguma forma com cenas da série.
  2. Discussão: A partir dos conhecimentos adquiridos, como os alunos acreditam que a história da guerra e do pós-guerra pode ter influenciado, além da Alemanha, o mundo? E como o Brasil foi afetado?
  3. Discussão final: O que os alunos acharam da série? Há alguma diferença entre ela e outros filmes/séries sobre a segunda guerra mundial que já tenham visto? Qual? O que eles acharam da produção serie (atuação, trilha sonora, fotografia, etc…)?. O que mudou na perspectiva dos alunos em relação ao papel da alemanha na guerra e o que se manteve? Desde que vocês começaram a ver a série, assistiram algum outro filme ou se interessaram por algum outro filme/livro/série em relação ao tema? Por fim, discutir: O que acharam da aula? Como ela poderia ser melhorada? Quais atividades fizeram falta? Quais foram mais interessantes? Qual das aulas foi mais legal?