Autoria: Profª Cibele Cecilio de Faria Rozenfeld
Nível: A1
Thema: Wohnen
Objetivos:
- Expressar-se sobre o tema Wohnen
- Fixação de vocabulário sobre essa temática
Materiais:
- Lista de vocabulário a ser apresentado aos alunos
- Padlet; sites de imobiliárias
- Filme do youtube: Deutschlandlabor- Folge 6: Wohnen. (acesso em 26/11/2021)
Etapa 1:
Reunir vocabulário conhecido/introduzir vocabulário novo a partir de algumas perguntas centrais que aparecem no vídeo. Para tanto, criar um quadro no Padlet (vide. p. ex. meu quadro em https://padlet.com/cibeleroz/i2agm01510kujiqt ), ou seja, colocar em colunas as perguntas:
Was ist für dich an einer Wohnung wichtig? Wie leben die Studenten/ Leute meisten in ……………….(deiner/Ihrer Stadt)? Gibt es typische Häuser in deiner Stadt? |
É importante que sejam introduzidas aos alunos as seguintes palavras/expressões que aparecerão no vídeo:
das Holz=madeira der Stoff=tecido | viele haben ou manche haben=muitos têm….alguns têm | durchschnittlich=em média |
die Badewanne=banheira | alleine leben=viver sozinho | der Haushalt=todo o gerenciamento da casa |
der eigene private Raum=o espaço individual | zu Miete wohnen=morar de aluguel | eine eigene Immobilie besitzen=ter imóvel/casa própria |
ein Haustier haben=ter animal de estimação | Experten geben Tipps=especialistas dão dicas | ein Haus einrichten |
gemütlich | Glück haben | die Wohngemeinschaft |
die Mehrheit=a maioria | eine gutausgetattete Küche=uma cozinha bem equipada |
Etapa 2:
Nessa etapa é apresentado um vídeo produzido pelo Instituto Goethe aos alunos sobre o tema Wohnen. O vídeo é de apenas 4:52 minutos. Pedir que os alunos assistam ao vídeo uma primeira vez. Antes, porém eles devem ler e compreender as seguintes perguntas formuladas no vídeo pelos entrevistadores.
1) Wie wohnen die Deutschen?
2) Was ist typich für deutsche Wohnung?
3) Was ist den Deutschen an einer Wohnung wichtig?
4) Wie macht man eine Wohnung gemütlich?
5) Wo suchen Nina und David eine Wohnung? Was ist ihr Problem?
Tendo esclarecido as perguntas, os alunos assistem ao vídeo e fazem anotações (individualmente) sobre as respostas mencionadas. Depois, discussão das respostas, primeiramente em duplas e depois no grupo todo. Possíveis respostas:
1) Wie wohnen die Deutschen? Viele leben alleine, die Mehrheit lebt zu Miete; nur 33% besitzen eine Immobilien; viele leben in Einfamilienhäuser, viele haben Haustiere |
2) Was ist typich für deutsche Wohnung? Licht; eine gutausgestattete Küche; viel Holz; Altbau. Es gibt keine typische deutsche Wohnung |
3) Was ist den Deutschen an einer Wohnung wichtig? dasBett; der eigene Privatraum; die Badewanne |
4)Wie macht man eine Wohnung gemütlich? Deutchen sind sehr gerne zu Hause, besonders in der Küche |
5) Wo suchen Nina und David eine Wohnung? Was ist ihr Problem? In München. Die Wohnungen sind in München sehr teuer. |
Alunos assistem mais uma vez ao vídeo para checar as informações trocadas entre os colegas e reunir possíveis novas informações. Informação sobre “Landeskunde”: de forma geral, os alemães passam muito tempo dentro de suas casas, e gostam de receber pessoas. A expressão “gemütlich zu Hause bleiben”, significa ficar em casa em ambiente de aconchego e é bastante comum em muitos contextos. Os apartamentos em cidades grandes são extremamente caros e constuti-se um problema para muitas pessoas.
Etapa 3:
Para promover a discussão final, divida a turma em duplas. As duplas devem imaginar que querem alugar uma casa ou um apartamento em sua cidade para montar uma república ou morar com a família. Para tanto, elas devem pesquisar em sites de imobiliárias e discutir 2 imóveis pelo menos (em alemão!): wie viele Zimmer? Welche sind sie? Sind sie groβ oder klein? Ist die Wohnung/das Haus teuer oder billig? Was ist wichtig für sie in der Wohnung?
Relembrar adjetivos
groβ – klein
hell- dunkel
laut-ruhig
alt-neu
schön- häβlich