Autoria: Anna Victoria Salotti Gomes
O que é essa ideia?
As cartas são um material autoral, que conta com oito ilustrações que relatam um problema ou uma situação, e outras oito que contém as soluções ou os complementos das frases. Nestas, não há textos, permitindo com que o estudante construa uma oração da maneira que achar pertinente para cada enunciado, contendo os verbos modais de cada língua.
Por que usá-la?
Existem várias razões para realizar essa dinâmica, sendo as principais: trabalhar a capacidade do aluno de realizar construções independentes, fixar os verbos modais e praticar a pronúncia.
Materiais necessários:
– Papéis com as dezesseis cartas impressas.
Como realizá-la?
Ao final da dinâmica, há dois documentos (ANEXO 1 e 2) que possuem as cartas, de modo que no Anexo 1 é possível encontrar as frases em diferentes línguas. Após realizar a impressão na língua desejada, siga os seguintes passo para realizar a dinâmica:
1. O professor dispõe todas as cartas pela mesa (Anexo 1), pedindo para que um estudante por vez escolha uma das cartas que contém texto e a leia em voz alta.
2. Então, o aluno procura qual das ilustrações (Anexo 2) é compatível com a questão relatada no enunciado, para, enfim, formular uma frase, resolvendo ou concluindo a situação através do uso de um verbo modal, como Ich habe mein Auto hier geparkt → Sie dürfen Ihr Auto hier nicht parken; Sie dürfen Ihr Auto auf dem Parkplatz parken.
3. Após isso, o professor pergunta ao resto da sala se seria possível construir a frase de uma maneira diferente, utilizando outros verbos modais, para então discutir com a turma outras possíveis interpretações.
Considerações:
As cartas podem apresentar mais de uma solução, e, consequentemente, mais de um verbo por carta. Dessa maneira, é importante que o docente trabalhe essa ambiguidade na sala de aula. Ex: Sie dürfen den Hund füttern; Sie können teures Essen für Ihren Hund geben. No exemplo, ambas as frases cabem no contexto de adotar um cachorro. Assim, a mesma carta pode comportar mais de uma opção de verbo a depender da interpretação do estudante
Apesar dos exemplos em alemão, a atividade pode ser realizada em qualquer língua-alvo, pois as cartas possuem tradução para outros idiomas também.
Ambos os anexos estão em ordem para o professor melhor se organizar, ou seja, o problema da página um corresponde à solução da página um, e assim por diante.
Agradecimentos: Agradeço imensamente e credito Erick Cruz Lucio, Bárbara Conceição e Yago Miguel Ferreira França pelas traduções de alemão para francês, espanhol e inglês, respectivamente.
ANEXOS
ANEXO 1:
Problemas – Verbos Modais (alemão)
Problemas – Verbos Modais (francês)
Problemas – Verbos Modais (espanhol)
Problemas – Verbos Modais (inglês)
Problemas – Verbos Modais (português)
ANEXO 2: Soluções – Verbos Modais