Dinâmica: Duas verdades e uma mentira
Autoria: Mariana Gaspar Gomes Nogueira
O que é essa ideia?
A dinâmica “Duas verdades e uma mentira” consiste em uma atividade escrita em que os alunos produzirão a língua estrangeira de maneira personalizada e criativa, promovendo a interação dos alunos entre si e com o professor.
Por que usá-la?
A atividade pode ser encaixada após exercícios mais guiados de drilling (repetição; preencher lacunas; ligar colunas), de maneira a fazer com que os alunos passem os resultados dessa prática estruturada para a dinâmica, uma vez que deixa o aluno mais livre para produzir a língua estrangeira ativamente. Além disso, “Duas verdades e uma mentira” promove o engajamento dos alunos entre si e com a língua, gerando curiosidade sobre os colegas de sala como indivíduos, e não somente estudantes. A dinâmica também é adequada para momentos em sala de aula que demandam criatividade dos alunos, verificando se eles têm a habilidade de usar a língua estrangeira em contextos pessoais e fantasiosos.
Materiais necessários:
– Folha de papel ou post-it
– Lápis e borracha
Como realizar?
1. O professor irá escrever na lousa a sua versão das duas verdades e uma mentira, e em seguida lerá as frases em voz alta. Após isso, pedirá para a turma adivinhar qual é a mentira dentre as 3 colocações.
2. Depois dos alunos debaterem as frases do professor e chegarem a uma resposta, ele revelará a mentira. Em seguida, o professor explicará a atividade, pedindo para os alunos escreverem as duas verdades e uma mentira.
3. Assim que todos terminarem, os alunos formarão grupos e debaterão suas frases, tentando adivinhar as mentiras.
4. Ao fim da atividade, o professor poderá sortear alunos para comentarem sobre as frases dos demais colegas do grupo.
Considerações:
Caso a turma seja pequena, os alunos poderão compartilhar suas frases com toda a sala, decidindo se querem permanecer sentados ou irem no lugar do professor. Nesta opção, os alunos poderão escrever seus nomes na lousa e contarem pontos a cada acerto das mentiras, tornando a dinâmica em uma gincana.