Tags: alimentos; bebidas; las comidas

Objetivos:

  • Reconhecer e nomear alimentos e bebidas em espanhol.
  • Compreender vocabulário temático em contextos orais e visuais.
  • Produzir oralmente e por escrito listas, frases e diálogos simples com esse vocabulário.
  • Estimular a escuta ativa e a interação em sala a partir de temas do cotidiano.
  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita em nível inicial.

Tempo:

1h30min

Preparação: Selecionar e imprimir imagens ou cartões de alimentos e bebidas (doces, frutas, bebidas, legumes etc.), como a sugestão nos anexos.

  • Preparar arquivo da música “La Canción de la Comida Saludable”.
  • Imprimir folhas com imagens do vocabulário.
  • Garantir TV, projetor ou caixa de som, se for utilizar vídeo.

Materiais:

  • Cartões ilustrados com nomes de comidas e bebidas.
  • Lousa e caneta. 
  • Fichas de vocabulário.
  • Fichas de atividade individual.

Etapa 1: a) Iniciar cumprimentando os alunos, e logo depois levantar perguntas simples para engajar a turma: “¿Qué comes en el desayuno?” / “¿Cuál es tu comida favorita?” b) Mostrar algumas imagens na lousa ou projetadas: pão, leite, banana, pizza, suco etc. Perguntar: “¿Qué es esto?” / “¿Es una fruta o una bebida?” c) Listar na lousa, com ajuda da turma, os alimentos e bebidas que eles já conhecem. d) Dividir em categorias: frutas, verduras, bebidas, comidas salgadas, doces.

Etapa 2:

a) Apresentar novo vocabulário com imagens e palavras. b) Atividade de associação: alunos recebem cartões com imagens e outros com nomes — precisam circular e encontrar os pares corretos. c) Realizar uma atividade de escuta com foco no vocabulário: Exibir a música “La Canción de la Comida Saludable”, disponível nos materiais; Entregar uma folha para que os alunos marquem os alimentos que ouvirem; Após a escuta, corrigir com a turma e revisar os itens. d) Apresentar e praticar pronomes e artigos definidos/indefinidos com vocabulário de alimentos: Ex: el pan, la leche, una manzana, unas papas fritas; Escrever frases que descrevam os alimentos, como: “La manzana es roja.” / “Tengo una banana.”

Etapa 3:

Nessa etapa, sugiro algumas atividades diferentes para trabalhar, fixar e contextualizar o vocabulário e demais questões abordadas na aula.

Prática escrita: a) Entregar uma ficha com imagens, disponível nos anexos, e pedir que os alunos escrevam o nome dos alimentos. b) Completar frases com o vocabulário aprendido:
Ex: “Para el desayuno como __________ y bebo __________.”

Atividade oral em pares ou trios: a) Um aluno escolhe uma carta com um alimento e descreve usando uma dica simples (cor, tipo, se é doce ou salgado), e os outros tentam adivinhar. Exemplo: “Es una fruta. Es amarilla. No es una manzana.” → Respuesta: banana

Fechamento: a) Revisar oralmente os grupos de alimentos. b) Pedir que cada aluno diga 3 alimentos que aprendeu na aula. c) Sugerir como extensão: Criar um cardápio fictício em casa com comidas típicas brasileiras, usando os nomes em espanhol. Explorar jogos online com vocabulário alimentar (como no Quizlet).

Observações:

Esta aula pode servir como base para planos posteriores com foco em estruturas gramaticais como o uso do verbo gustar, querer, ou situações de compra em restaurantes e mercados. O professor pode adaptar o nível de complexidade de acordo com a turma.

Autoria: Giulia Bertilli da Silva

Nível: A1

Anexos: