Sólo se trata de vivir (Mercedes Sosa)

“Sólo se trata de vivir” pode ser utilizada em uma aula voltada à história da Argentina, mais especificamente num contexto de ditadura militar, com destaque para o campo semântico voltado à dor, mas ao mesmo tempo à esperança, tendo um toque pessoal e sentimental.

Yo vengo ofrecer mi corazón (Mercedes Sosa)

Assim como “Solo se trata de vivir”, “Yo vengo a ofrecer mi corazón” foi composta durante a ditadura militar, podendo também ser utilizada em uma aula direcionada à história argentina. Pode enriquecer um vocabulário voltado a adjetivos e palavras que remetem à dor e à dificuldade, mas também ao amor, à esperança e principalmente à luta e solidariedade.

Todo cambia (Mercedes Sosa)

“Todo cambia” é uma excelente canção para trabalhar o verbo “cambiar”, principalmente no presente do indicativo, pois o utiliza para narrar que tudo na vida é mutável, com exceção do amor por sua terra e da história de seu povo. Com um campo semântico repleto de aspectos da natureza, quase como lembranças de sua terra natal, utiliza também de muitos artigos que seguem o verbo “cambiar”, com variados substantivos que os seguem, enriquecendo o vocabulário que remete à natureza. 

Gracias a la vida (Mercedes Sosa)

Essa música pode ser aliada em uma aula direcionada a formas  de agradecimento, além de enriquecer um vocabulário positivo sobre a natureza e o ser humano, ou seja, a vida no geral. “Gracias a la vida” também utiliza frequentemente do verbo “dar” no pretérito perfecto simple e no pretérito perfecto compuesto, demonstrando tudo que a vida proporcionou. 

Sólo le pido a Dios (Mercedes Sosa)

O contexto dessa canção é o pós-guerra, portanto, ela pode ser analisada como um tributo aos Direitos Humanos,  representando um pedido, mais especificamente a Deus. Neste pedido, utiliza-se do tempo verbal subjuntivo presente, para que se mantenha consciente da guerra e suas injustiças. Assim, para denunciar os absurdos da guerra, utiliza de adjetivos e substantivos que remetem ao conflito, podendo ser utilizada para realizar uma discussão acerca da criação dos Direitos Humanos.

Sobreviviendo (Victor Heredia)

Essa música realiza reflexões sobre a guerra possuindo, assim, um campo semântico relacionado à sobrevivência e aspectos bélicos. Utiliza com frequência verbos no gerúndio, demonstrando ações contínuas, principalmente com relação à sobrevivência. Ademais, apresenta com frequência a primeira pessoa do singular, de modo a possuir um tom mais pessoal, de relato e sentimental. No contexto da sala de aula, pode ser utilizada numa aula intercultural para compreender o histórico argentino e brasileiro diante da ditadura militar.

Razón de vivir (Victor Heredia)

“Razón de vivir” é uma canção sentimental que pode ajudar a abordar a temática do amor, já que possui vocabulário celestial e, muitas vezes, relacionado à beleza, sempre direcionando-se ao amor e como este traz esperança, podendo ser utilizada em sala de aula como inspiração para explorar a escrita de cartas, visando uma mensagem para alguém amado.

El Témpano (Juan Carlos Baglietto)

Essa canção de Juan Carlos Baglietto apresenta forte cunho pessoal e reflexivo acerca da vida, podendo ser utilizada para trabalhar o discurso em forma de monólogo, de forma a ser interpretada de maneira teatral, por exemplo.

La vida es una moneda (Juan Carlos Baglietto)

“La vida es una moneda” pode ser de grande ajuda para trabalhar figuras de linguagem, uma vez que é repleta de metáforas, como em seu próprio título, e personificações, como em “Los días cantan la historia”, por exemplo, fazendo descrições de aspectos cotidianos de maneira poética.

Naranjo en flor (Juan Carlos Baglietto)

Essa música pode enriquecer uma aula voltada para o tango argentino, suas origens e características, uma vez que “Naranjo en flor” utiliza de elementos da natureza para exaltar a pessoa amada, forte aspecto presente nas composições de tango argentino.

Tratando de crecer (Juan Carlos Baglietto)

Essa canção filosófica disserta sobre o processo de amadurecimento e como o eu-lírico enxerga a vida e as mudanças, de forma a evoluir cada vez mais, mesmo em meio a dificuldades. “Tratando de crecer” pode ser utilizada em uma aula que promova debates sobre acontecimentos já ocorridos com os alunos e como estes alteram a visão de mundo atual que possuem, podendo ser utilizados para a realização de cartas ou relatos pessoais, por exemplo.

Confesiones de Invierno (Sui Generis)

“Confesiones de Invierno” pode ser uma boa alternativa para trabalhar o gênero textual de relato pessoal em espanhol com uma turma mais madura, uma vez que possui letra descritiva e de cunho pessoal com tom pesado, relatando acontecimentos difíceis que o eu-lírico passou. 

Canción para mi muerte (Sui Generis)

Canção na qual o eu-lírico descreve suas percepções sobre a chegada da morte e como a vida passa, podendo ser utilizada em sala de aula com alunos mais maduros para trabalhar a percepção de cada cultura a respeito da morte, principalmente entre os países latino-americanos.

Aprendizaje (Sui Generis)

“Aprendizaje” questiona e critica os diferentes tipos de conhecimentos e as convenções sociais, apreciando as vivências e experiências trazidas pela vida. Dentro de sala de aula, para um público mais maduro, pode ser utilizada para promover um debate filosófico acerca das vivências particulares de cada aluno e como estas contribuíram para o amadurecimento destes.

Agradecemos as contribuições acima a: Profa. Mayara Mayumi Sataka e Marcela Tafner.

Libertango (Astor Piazzolla)

Talvez o tango mais icônico já produzido, Libertango, composto pelo maior compositor do gênero, Piazzolla, é uma música essencial para aulas sobre cultura argentina, trazendo consigo a intensidade e a tensão tão tradicionais ao gênero. Além de sua importância histórico-cultural, a canção pode ser base para debates sobre a visão dos estudantes sobre a cultura argentina, além de também poder ser utilizada para uma proposta de produção de texto mais livre, como um poema, que permita que os alunos expressem suas percepções sobre a música e criar um vínculo maior com a cultura argentina

Agradecemos a contribuição acima a: João Paulo De Martini Lopes.

TOCO Y ME VOY (Luck Ra, Bersuit Vergarabat, La T y La M)

“Toco y Me Voy” conta com vários versos que fazem uso do modo subjuntivo, tornando-a pertinente para a abordagem deste tópico gramatical em sala de aula. Além disso, a canção se destaca por conter traços de escrita e pronúncia típicos da variante argentina da língua espanhola, e explora, em sua letra, a importância do futebol enquanto componente sociocultural no país.

Agradecemos a contribuição acima a: Vinícius Marino Silva.