Tags: partes da casa; las partes de la casa
Objetivos:
- Fixar o vocabulário referente às partes da casa em espanhol;
- Desenvolver a habilidade de compreensão oral e escrita por meio de atividades de reconhecimento do léxico;
- Estimular a produção oral usando estruturas para a descrição da casa, como: ‘’En mi casa hay…’’, ‘’Mi habitación es…’’.
Tempo: 50 minutos
Preparação: Selecionar imagens ou slides com ilustrações de diferentes cômodos e objetos da casa (sugestões em anexo).
Materiais:
- Imagens projetadas de casas e seus cômodos;
- Quadro branco e marcadores.
Etapa 1:
a) organização inicial: cumprimentar a turma em espanhol, explicando brevemente o tema da aula. b) aquecimento: perguntar ¿Cómo es tu casa? ¿Vives en una casa o en un departamento? (sem necessidade de respostas complexas, apenas sondar). c) levantamento de conhecimento prévio: pedir que os alunos citem em português partes da casa que conhecem e tentar resgatar se já ouviram algo em espanhol. d) preparação do insumo: mostrar uma imagem grande de uma casa com seus cômodos (anexo 1 e 3), e introduzir o léxico em espanhol, destacando a pronúncia.
Etapa 2:
a) apresentação do conteúdo: projetar imagens individuais dos cômodos (em anexo). b) atividade de compreensão: pedir que os alunos repitam em coro e depois individualmente. c) atividade dirigida: jogo de associação, mostrar uma imagem e pedir que digam a palavra em espanhol. Alternativa: colar no quadro imagens e distribuir cartões com nomes para que os alunos façam a correspondência. d) exercício escrito: atividade de ligar palavras às imagens (folha impressa).
Etapa 3
a) prática: em duplas, cada aluno recebe uma mini planta de casa. Um descreve oralmente os cômodos (En mi casa hay un dormitorio grande y una cocina pequeña), enquanto o outro tenta identificar no desenho. Roleplay: os alunos, em pares, perguntam uns aos outros ¿Qué hay en tu habitación? e respondem com frases curtas. b) uso livre: proposta de mini cartaz em papel ‘’Mi casa ideal’’, em que cada aluno desenha ou descreve brevemente sua casa dos sonhos, usando ao menos 4 vocabulários aprendidos c) fechamento: revisão coletiva no quadro (professor pede que os alunos digam novamente todas as partes da casa)
Observações: Adaptar o tempo de cada etapa conforme a quantidade de alunos e a familiaridade deles com espanhol; Caso o grupo tenha mais domínio, é possível ampliar para vocabulário de móveis e objetos.
Autoria: Giulia Bertilli
Nível: A1
Anexos



