11 PM (Maluma)
“11 PM” pode ser utilizada com um público mais maduro, devido à abordagem de uma temática acerca de um relacionamento disfuncional, o que pode gerar debates produtivos durante a aula, quando utilizada com público-alvo adequado. A variante manifestada por Maluma pode ser de grande contribuição para o ensino de espanhol, pois evidencia o fenômeno fonético chamado de “seseo”, comum em toda a Colômbia, o qual remete aos sons de /s/, /c/ e /z/ terem o mesmo som de /s/, diferentemente do “ceceo”, em que os sons das consoantes em questão remetem ao som de /c/ em espanhol. Além disso, Maluma também manifesta o som de “ll-” como “dj-”, e utiliza a palavra “carro” para referir-se a automóveis, variante também comum em todo o território de seu país de origem.
La bachata (Manuel Turizo)
Nesse clipe, Manuel Turizo utiliza vestimentas que remetem às tradições colombianas, conectando-se, também, ao ritmo latino-americano da bachata, que intitula a música. Por isso, pode ser utilizada em uma aula que explore as tradições culturais colombianas e, em adição, gerar questionamentos acerca da história de decepção amorosa narrada na música: por que o relacionamento do eu-lírico da canção terminou? Resposta que os alunos podem encontrar a partir da letra e realizar debates e atividades com a temática.
No se va (Morat)
Essa música pode ser utilizada em uma aula voltada para a colocação pronominal em espanhol, uma vez que a banda Morat conta com o infinitivo, com “enamorarme” e “olvidarte”, por exemplo, e o imperativo no refrão, com “quédate otra vez”. Além disso, os cantores citam duas capitais diferentes: Bogotá e Buenos Aires, sendo uma grande oportunidade para que se explore o mapa da América do Sul com os alunos, a partir da apresentação do trajeto que o eu-lírico traça por meio dos versos: “Te buscaré aunque suene loco/De Bogotá hasta Buenos Aires”.
TQG (Shakira, Karol G)
Essa canção pode ser apresentada a um público mais maduro, pois busca refletir sobre o processo de autovalorização feminina, considerando a representatividade que as cantoras possuem no cenário da música latina e a reflexão sobre a superação de um relacionamento tóxico. Como complemento para a discussão, o/a professor/a pode trazer informações acerca do relacionamento de Shakira e o jogador Piqué, temática que impulsionou o lançamento da música “TQG”.
Agradecemos as contribuições acima a: Marcela Rodrigues Tafner.
Antología (Shakira)
Essa música traz o texto no passado e por isso pode se adequar para praticar o Pretérito Indefinido. Nela, é predominante o uso de verbos conjugados nos pronomes pessoais YO como em “Y aprendí a quitarle al tiempo los segundos” e no TÚ como em “Desarrollaste mi sentido del olfato”. Além do mais, como se trata de uma música romântica, é possível realizar discussões acerca do amor. Sugestões para trabalhar a letra da música: 1) Tirar os verbos da letra para que os alunos preencham enquanto a ouvem. Ou 2) Deixar a música completa e pedir aos alunos para que circulem os verbos no Pretérito Indefinido. Ou 3) Formar grupos na sala, entregar recortes da letra da música e pedir para que a montem enquanto a ouvem. Esses recortes podem ser os parágrafos soltos ou as frases soltas.
Agradecemos a contribuição acima a: Giovanna Cristina Lourencetti.