Tags: comparativos; superlativos; supermercado; compras; preços; precios; comprar; fazer compras; ir de compras

Objetivos:

  • Revisar os usos dos comparativos e superlativos em espanhol;
  • Aplicar os comparativos e os superlativos num contexto de compras no supermercado;
  • Fixar vocabulário voltado a compras em espanhol, envolvendo os diferentes itens e seus preços.

Tempo: 60min

Materiais: 

Etapa 1:

a) Inicialmente, o/a professor/a cumprimentará os alunos. b)  O/a professor/a questionará os alunos acerca do ato de fazer compras em um supermercado, levando em consideração os vocabulários que permeiam esse ambiente e as estruturas comunicativas utilizadas neste, como para fazer comparações entre os preços dos produtos, por exemplo. c) Posteriormente, o/a professor fará com que os alunos pensem em um país hispanohablante que gostariam de visitar, criando um cenário hipotético em que fossem visitar o país selecionado e que gostariam de fazer compras para passar alguns dias neste. d) O/a professor/a requisitará que os alunos pensem brevemente nos itens de supermercado que gostariam de comprar. e) Para que a temática dos comparativos e superlativos seja melhor introduzida aos alunos, o/a professor/a deve apresentar sua própria lista de compras, anexada nos materiais, com as justificativas de escolha dos produtos. f) A partir disso, o/a professor/a questionará os alunos acerca dos motivos pelos quais escolheram determinados produtos, como por exemplo, “¿por qué elegiste el pastel de chocolate y no de zanahoria?”, buscando que os alunos utilizem os comparativos e os superlativos em espanhol.

Etapas 2 e 3:

a) O/a professor/a requisitará que os alunos façam uma lista de compras com itens essenciais ao chegar de viagem (comida, produtos de limpeza, etc.). b) Posteriormente, os alunos deverão entrar em um site de supermercados pela internet e anotar os preços dos produtos, incluindo algumas das sugestões presentes nos materiais. c) Assim, os alunos devem decidir quais produtos levariam, em razão dos preços; eles podem usar conversores de moedas, para essa decisão. d) Nesta conversa, supõe-se que eles deverão utilizar as estruturas gramaticais de comparativos e superlativos, estudados em aula. e) Por fim, os alunos conversarão com o/a professor/a e entre si mesmos para expor suas listas, e, a partir disso, explicar se os preços são bons e como são comparados ao Brasil, também usando os aspectos linguísticos aprendidos. 

Nível: A2

Autoria: Profa. Mayara Mayumi Sataka 

Revisão: Marcela Rodrigues Tafner