Tags: marcadores discursivos; relato de experiência; marcadores textuales; informe de experiencia

Objetivos:

  • Exercitar a compreensão auditiva e a produção escrita;
  • Compreender e aplicar o uso de conectores variados a depender do contexto;
  • Discutir e refletir sobre as críticas suscitadas pela personagem Mafalda no desenho.

Tempo: 50 minutos

Materiais:

  • Datashow e computador
  • Folha auxiliar (anexo)

Etapa 1:

a) Cumprimentar os alunos e perguntar como estão. b) Informar que o conteúdo da aula envolve a produção escrita e o uso de conectores. c) Perguntar aos alunos se eles conhecem a personagem Mafalda e criar em conjunto um quadro de palavras relacionadas a personagem. d) Explicar aos alunos que eles assistirão a um episódio que aborda o primeiro dia de aula de Mafalda e pedir que eles façam uma lista dos principais acontecimentos retratados no desenho. e) Apresentar o vídeo El primer día de clase – Mafalda. f) Incentivar que os alunos expressem suas opiniões acerca do desenho em relação aos acontecimentos narrados, bem como as críticas variadas que aparecem ao decorrer do vídeo, como por exemplo: “Em dois momentos do vídeo são atribuídos diferentes valores ao conhecimento. Qual é o posicionamento das personagens frente a isso?”, “Como os ditos “papéis sociais” da família são postos no vídeo? Para você existe uma visão crítica ou conformista em relação a isso?”, “Como se dá a relação entre Mafalda e as demais personagens? Quais são os pontos de embate e de que maneira são motivados?”

Etapa 2: 

a) Solicitar aos alunos que façam duplas. b) Distribuir a folha auxiliar entre os alunos e retomar os possíveis usos dos conectores na produção de um relato. c) Pontuar a utilidade desse recurso gramatical valendo-se de exemplos significativos e contextualizado para a turma. c) Pedir aos alunos que comentem o que aconteceu durante o episódio exibido, se o professor perceber que faltam partes importantes basta reproduzir o vídeo novamente e repetir a ação. d) Retomar as questões postas anteriormente para que os alunos desenvolvam sua argumentação com o uso dos conectivos e) Em seguida, redigir em conjunto com a sala um relato do primeiro dia de aula da personagem Mafalda conforme o vídeo exibido, incentivando o uso de pelo menos um tipo de conector disposto na folha auxiliar.

Etapa 3

a) Solicitar às duplas que discutam como foi o primeiro dia de aula de seu colega, os alunos podem optar por uma experiência voltada à escola regular ou a algum curso relacionado. b) Incentivar o uso do vocabulário já consolidado. c) Pedir que a dupla produza um relato desse momento de um dos integrantes utilizando o máximo de conectivos possíveis durante a redação. d) Corrigir possíveis erros na produção escrita. e) Encorajar os alunos a compartilharem com a turma os seus relatos.

Autoria: Bárbara Conceição

Nível: B1

Anexo: