Tags: adjetivos; histórias em quadrinhos; adjetivos, cómics
Objetivos:
- Compreender o uso dos adjetivos físicos e psicológicos.
- Expandir o vocabulário.
- Utilizar a criatividade na aplicação do conteúdo aprendido.
Tempo: 50 minutos
Materiais:
- folhas de sulfite
- lápis de cor
- imagens (em anexo)
- cartões com adjetivos (em anexo)
Etapa 1:
a) Cumprimentar os alunos e perguntar como estão. b) Em seguida, pedir que se organizem em grupos de quatro pessoas. c) Distribuir pela sala imagens em anexo das personagens: Mafalda, Condorito, Elpidio Valdés, Turey El Taíno, Memín Pinguín, El Gato Negro e La Boriqueña. d) Propor questões motivadoras, como por exemplo: “Vocês já conheciam essas personagens?”, “Em que tipo de gêneros textuais (jornais, revistas, Hqs) vocês acreditam que elas apareçam?”, “Em qual país vocês acham que elas foram criadas?”, “Vocês acreditam que essas personagens carregam algum tipo de estereótipo?”. e) Anotar na lousa ou quadro branco o resultado dessas discussões e do conhecimento prévio dos alunos, voltaremos a esses tópicos ao final da aula.
Etapa 2:
a) Distribuir pela sala cartões com adjetivos em espanhol e solicitar aos alunos que, conjuntamente com o seu grupo, escolham cinco características físicas e psicológicas que eles acreditam que definem essas personagens. b) Pedir aos estudantes para que se atentem às informações que eles possuem naquele momento: fisionomias, expressões, vestimentas, cores e outros. c) Após a discussão, explicar brevemente sobre as personagens e pedir para que os alunos comentem quais características foram atribuídas às suas personagens. d) Nesse momento, perguntar aos alunos se eles gostariam de trocar os cartões, mantê-los ou adicionar outras características para além dos cartões, após descobrirem mais informações. e) Explicar brevemente sobre os adjetivos, suas funções e estabelecer relações com a atividade anteriormente desenvolvida.
Etapa 3
a) Distribuir folhas de sulfite e lápis de cor entre os grupos e pedir para que, utilizando sua própria criatividade e com auxílio do vocabulário adquirido, os alunos elenquem três adjetivos físicos e psicológicos e apliquem na construção de seus próprios personagens. b) Por fim, comentar sucintamente sobre as questões abordadas no início da aula e perguntar se os alunos gostariam de adicionar novas percepções adquiridas após o desenvolvimento das atividades.
Anexos:
Cartões com adjetivos:
nuevo(a) | pelo blanco |
mayor | pelo castaño |
buen(a) | pelo rubio |
malo(a) | pelo pelirrojo |
divertido(a) | pelo negro |
fuerte | alto(a) |
inteligente | bajo(a) |
rápido(a) | delgado(a) |
lento(a) | gordo(a) |
débil | amable |
aventurero(a) | tímido(a) |
nervioso(a) | soñador(a) |
perezoso(a) | vanidoso(a) |
extrovertido(a) | introvertido(a) |
creativo(a) | valiente |
Imagens:
Autoria: Bárbara Conceição
Nível: A2