Agradecemos as contribuições desse acervo à: Profa. Mayara Mayumi Sataka e Marcela Tafner.

Candela (Buena Vista Social Club)

“Candela” utiliza principalmente  duas figuras de linguagem para compor sua letra, sendo a primeira a metáfora que envolve o próprio título da canção, referindo-se  à “chama” ou “vela”. Porém, no contexto da música, pode nos remeter ao fervor do amor que o eu-lírico sente ou, também, ao fervor que o ambiente festivo envolve. Além disso, o compositor utiliza a personificação dos animais de forma que eles são  os personagens da letra que narra. Sendo assim, é uma canção que pode ser utilizada para se trabalhar as figuras de linguagem em espanhol e suas diferentes significações, funções e intenções a partir da música de Buena Vista Social Club.

Al final de este viaje en la vida (Silvio Rodriguez)

Essa canção de Silvio Rodriguez traz reflexões  sobre o futuro e a mensagem que cada indivíduo deixa na Terra após sua morte. Possui linguagem poética e pode ser utilizada em uma aula relacionada a textos poéticos para discussão  do funcionamento, da  estrutura e de todos os elementos que envolvem a linguagem poética na língua espanhola. A música aborda temáticas como a morte, o amor, a vida, a luz, o ódio, utilizando diversos antônimos interligados. 

Te doy una canción (Silvio Rodriguez)

“Te doy una canción” aborda o amor intenso e incondicional e que se mantem independente do que ocorrer. Uma vez que Silvio Rodriguez cita sua pátria no final da canção é possível inferir que esse amor não necessariamente é direcionado a alguém específico, o que demonstra o tom amoroso-político da canção. Assim, é uma música que pode ser utilizada para promover reflexões sobre diferentes tipos de amores, como o amor pela pátria, podendo ser o tema de uma aula. 

Chan Chan (Buena Vista Social Club)

Essa canção cita algumas localidades dentro de Cuba, podendo ser utilizada numa aula voltada à geografia do país, incluindo diferentes aspectos culturais de cada cidade, para que a diversidade do país seja levada à sala de aula.

Dos Gardenias (Buena Vista Social Club)

“Dos Gardenias” insere a flor (gardênia) dentro de diferentes contextos, todos voltados para a representação da situação do amor do eu-lírico por sua pessoa amada, utilizando de comparações, metáforas e personificações que envolvem as gardênias, podendo, assim, ser aplicada em sala de aula dentro do contexto de ensino de figuras de linguagem. 

Lágrimas negras (Buena Vista Social Club)

Essa canção relata um término de relacionamento, assim, possui campo semântico voltado para a perda e o sofrimento, e pode ser utilizada dentro de sala de aula para explorar o vocabulário amoroso e de perda do amor, servindo de inspiração para que os alunos realizem a criação de um conto amoroso, por exemplo, que explore os temas em questão.

Ojalá (Silvio Rodriguez)

“Ojalá”, como já indica seu próprio título, é uma música repleta de desejos, podendo ser utilizada numa aula direcionada à própria expressão de desejo “ojalá que” em conjunto ao modo subjuntivo presente. Ademais, pode ser aplicada em uma aula voltada a desejos para um novo ano, por exemplo, requisitando aos alunos que compartilhem entre si as redações acerca do tema.