Autora: Giovanna Cristina Lourencetti

Nível: A2

Objetivos:

  • Ampliar conhecimento cultural sobre o México com a festividade Día de los Muertos.
  • Praticar vocabulário e verbos por meio de música.  

Etapa 1:

a)     Cumprimentar os alunos, perguntar como estão, promovendo diálogo e descontração. b) Entrar no tema da aula perguntando se conhecem alguma festividade que comemore a morte de maneira feliz/alegre e o que eles pensam de uma festa com essa temática. c) A professora mostra trechos do filme “Coco” e, ao terminar, pergunta aos alunos o que acharam dos trechos, qual a parte que mais gostaram, se gostariam de participar dessa festividade e etc. d) Finaliza a discussão apresentando o tema da aula: Día de los Muertos en México.

Etapa 2:

a)     Criar uma “lluvia de ideas” (brainstorming) sobre o que foi visto e falado pelos alunos relacionado ao Día de los Muertos e ao México. b) Realizar atividades por meio de estações:

1ª Estação: pesquisa no site https://www.aboutespanol.com/5-maneras-de-celebrar-a-la-muerte-1187523 sobre El Día de los Muertos e fazer anotações relevantes no caderno.

2ª Estação: colorir uma “calavera” típica da festividade.

3ª Estação: com a letra da música “Latido de mi corazón”, tirada do filme, encontrar os verbos presentes, copiá-los e traduzi-los no caderno.

Etapa 3:

  1. Os alunos devem apresentar oralmente as informações coletadas na pesquisa da 1ª estação e a professora vai anotando na lousa. b) Ouvir a música Latido de mi corazón e fazer a correção da tradução dos verbos, anotando-os na lousa. c) Por fim, se for possível, expor os desenhos das calaveras. 

Materiais: