Dos Cataluñas (2018) Documentário político, histórico; Classificação indicativa: 12 anos
“Dos Cataluñas” é um documentário que explora a crise política na Catalunha e o movimento separatista que busca a independência da Espanha. Através de entrevistas, apresenta diferentes perspectivas sobre o conflito, destacando os fatores históricos, culturais e sociais que alimentam essa divisão. O documentário é um excelente recurso para elaborar discussões sobre identidade nacional, movimentos separatistas e conflitos políticos na Europa, além de explorar expressões políticas em espanhol. (Indicação: : Giulia Bertilli da Silva)
O Silêncio dos Outros (2018) Documentário político, histórico; Classificação indicativa: 12 anos
“O Silêncio dos Outros” é um documentário que revela a luta das vítimas da ditadura franquista na Espanha, a qual durou 40 anos, contra o chamado “pacto de esquecimento”, que impedia a responsabilização pelos crimes cometidos nesse período. Filmado ao longo de mais de seis anos, o documentário acompanha o processo internacional inovador liderado por sobreviventes e defensores dos direitos humanos em busca de justiça. O filme oferece reflexões sobre a memória, a impunidade e os perigos de ignorar o passado autoritário. Produzido por Pedro Almodóvar e dirigido por Almudena Carracedo e Robert Bahar, o documentário recebeu diversos prêmios internacionais, incluindo o Goya de Melhor Documentário e dois prêmios Emmy. A obra pode ser utilizada para promover discussões dentro da sala de aula sobre justiça transicional, memória histórica, jurisdição universal e o legado do franquismo na sociedade espanhola contemporânea. (Indicação: Nicoli Fernandes Lavezzo)
Morir para contar (2018) Documentário político, histórico; Classificação indicativa: 14 anos.
Morir para contar (2018), dirigido por Hernán Zin, é um documentário espanhol que reúne relatos de jornalistas que cobriram guerras e conflitos armados em diferentes partes do mundo, expondo e revelando dilemas éticos, traumas e riscos da profissão, mostra a importância do testemunho jornalístico para compreender a realidade das guerras. Em sala de aula, pode ser usado para entrar em contato com o espanhol europeu em registros formais e vocabulário jornalístico, além de estimular debates e análises críticas sobre ética na imprensa, e do jornalista, liberdade de expressão e o papel da mídia na formação de opinião. (Indicação: : Giulia Bertilli da Silva)

Agradecemos as contribuições desse acervo à: Profa. Mayara Mayumi Sataka, Giulia Bertilli da Silva e Nicoli Fernandes Lavezzo