Me gustas tu (Manu Chao)

Nesta canção, o verbo “gustar” é significamente evidenciado. Este uso verbal é um tema que gera muitas dúvidas para brasileiros por apresentar uma relação sintática diferente daquela utilizada no português. Além disso, essa música também apresenta uma visão pan-hispânica, muito importante para a formação crítica dos estudantes, podendo ainda ser trabalhada com atividades sobre as preferências e gostos pessoais.

Me Gusta Como Eres (Jarabe De Palo)

Nesta música, o tópico de comparações é muito presente, sendo, assim, um excelente material para trabalhar o assunto, além de também poder ser utilizada para que os alunos façam produções escritas de poemas tendo como base sua estrutura.

Oye Mi Amor (Maná)

Nesta canção, Maná utiliza verbos no imperativo, condicional e subjuntivo para se declarar a uma pessoa amada. Assim, essa música  pode ser utilizada para uma dinâmica em que os alunos deverão escrever cartas de amor fictícias para um personagem da cultura hispânica, anonimamente, que serão lidas pelo professor em sala de aula. Essa atividade tem como objetivo proporcionar que o aluno aprofunde a sua ligação com a língua espanhola ao expressar seus sentimentos e exercitar uma fruição estética dentro da língua.

Vivir sin aire (Maná)

Vivir sin aire retrata, utilizando diversas hipérboles, o sentimento de falta que o eu lírico sente do amor de sua amada. Para isso, são empregadas muitas metáforas e paralelismo entre os versos, além do amplo uso do pretérito imperfecto. Assim, essa canção pode ser abordada para nortear uma reflexão sobre figuras de linguagem em espanhol, como também para que os alunos desenvolvam um poema de maneira conjunta, dividindo-se em grupos em que cada um fará uma estrofe tendo como base a estrutura da letra da música, iniciando cada verso com: Como quisiera + *verbo no infinitivo*.

El perdedor (Enrique Iglesias e Marco Antonio Solis)

Esta canção apresenta verbos no presente e no pretérito compuesto do indicativo, além de trabalhar bastante o verbo preferir. Assim, é uma ótima canção para trabalhar com alunos de nível básico a temática de preferência e também a escrita de gêneros textuais como uma mensagem de whatsapp a um amigo contando sobre suas preferências.

Mariposa Traicionera (Maná)

Esta canção está recheada de verbos no presente do indicativo e apresenta uma fala mais articulada, assim é uma ótima escolha para alunos iniciantes nas aulas de espanhol (nível A1 e A2). Além disso, é possível promover um debate sobre a representação da mulher dentro da canção, que é dita “traicionera”. É possível, portanto, promover na sala produções orais dentro do debate, buscando permitir que o aluno utilize também os verbos no presente.

Debajo del puente (Pedro Guerra)

Esta canção é uma ótima opção para trabalhar atividades de compreensão oral para alunos a partir do nível B2, pois já apresenta uma fala mais rápida e complexa. Além disso, é possível propor uma revisitação, para alunos mais avançados, de vocabulários de descrição, podendo ser utilizada para nortear a redação de uma poesia descritiva em prosa sobre lugares da cidade.

Toda una vida (Pedro Guerra)

Esta bela canção amoroso é muito propícia para a introdução do tempo verbal condicional, pois seu nível de compreensão é adequado para alunos a partir do A1, pois seu vocabulário é composto majoritariamente por palavras semelhantes entre português e espanhol, além de ter uma pronúncia mais pausada e articulada. Essa música pode ser utilizada dentro de sala de aula como uma base para a produção de haicais que utilizem o tempo condicional.

Tormenta de Fuego (Ruben Romero e Lydia Torea)

Essa emocionante canção instrumental tradicional espanhola apresenta como elemento principal o violão tocado no estilo flamenco. Esse ritmo é muito presente na cultura do país, pois marca a grande influência árabe na cultura ibérica. Esse assunto pode ser abordado nas aulas voltadas à cultura espanhola. Além disso, por ser uma música instrumental, é possível trabalhar qual face da Espanha essa música representa para eles e qual seria o sentido que essa música teria para eles. Essa reflexão pode proporcionar aos alunos uma reflexão mais atenta aos conceitos que este tem formado em relação ao país e assim repensá-las. Além de ser um terreno muito propício para um exercício de pesquisa sobre os gêneros musicais da Espanha. 

Sofia (Alvaro Soler)

Esta canção utiliza diversos verbos no presente do indicativo, além de apresentar um vocabulário e pronunciação adequados para turmas já de nível A1. Além disso, é possível trabalhar com a turma a escrita de uma postagem no instagram, em que o aluno deve contar, utilizando os verbos no presente do indicativo e fotos, um momento importante da sua vida.

Aunque es de noche (Rosalía)

Essa icônica canção que vem do poema do místico espanhol San Juan de la Cruz, apresenta em toda sua estruturação o advérbio “Aunque”, sobre o qual os alunos costumam ter muitas dúvidas e ainda apresentar um vasto vocabulário de adjetivos e verbos. Além disso, a canção ainda pode ser utilizada para trabalhar um elemento muito importante da cultura espanhola: a mística, podendo ser uma porta de entrada para outros poemas desse movimento artístico. Essa canção ainda pode ser utilizada para que os alunos elaborem poemas que sigam sua estrutura.

Con la misma piedra (Julio Iglesias)

Esta canção retrata as sucessivas desilusões amorosas do eu-lírico, que sente que continua cometendo o mesmo erro. Para isso, são usados vários verbos no pretérito perfecto simple, além de também ter uma pronúncia mais articulada, proporcionando assim uma canção adequada para os alunos iniciantes que estão entrando em contato com verbos no pretérito perfecto simple. Assim, é possível utilizar essa canção como base para uma produção de um meme que deve utilizar o verso “Tropecé de nuevo y con la misma piedra” para compor o humor do meme.

Agradecemos as contribuições acima a: Profa. Mayara Mayumi Sataka, Marcela Rodrigues Tafner e João Paulo De Martini Lopes.