Roma (2018) Drama; Classificação Indicativa: 14

Roma se passa no México dos anos 70 e acompanha o cotidiano de Cléo, uma empregada doméstica que trabalha para uma família de classe média. A aparente calmaria é alterada quando o pai da família foge com sua amante e Cléo descobre que está grávida. O filme é interessante como forma de abordar temas como as diferenças de classe, assim como a relação de Cléo com o espanhol e sua língua materna: o mixteca. Além disso, pode-se debater aspectos sociais da população mexicana e as consequências do massacre de Corpus Christi referenciado na obra. (Sinopse: Bárbara Conceição)

Tags: Cultura, conflito, resiliência e gravidez

La noche de doce años (2018) – Uma noite de 12 anos

O longa uruguaio narra a luta de José Mujica e seus companheiros para sobreviver a 12 anos de prisão e tortura, entre 1973 e 1985. Tem na Netflix.

Gente que viene y bah (2017) – Gente que vai e volta

Baseado no romance de Laura Norton, a comédia romântica espanhola, produzida pela Netflix, conta a história de Bea, uma arquiteta traída por seu namorado. Ela volta para a casa de sua família excêntrica para reconsiderar sua vida.

Julieta (2016) Drama; Classificação Indicativa: 14

Julieta é um filme que narra a história de uma mulher de meia-idade que começa a refletir sobre as circunstâncias que propiciaram o afastamento entre ela e sua filha, após reencontrar alguém de seu passado. A partir desse enredo, é possível tratar em sala de aula sobre a importância da memória enquanto reconstrução da própria história e do uso de verbos no passado para registro de lembranças.

Tags: reconciliação, identidade, reflexão e sentimentos

Agradecemos a contribuição acima a: Bárbara Conceição

10.000 km (2014)

Romance espanhol, que conta os desafios de um casal, Sergi e Alexandra, que começam a namorar a distância. 

A la Mala (2015)

Maria Laura ou Mala, é uma aspirante a atriz que encontra uma carreira lucrativa ao ser contratada para testar a fidelidade do namorado de sua amiga. No entanto, em um de seus trabalhos, ela vai acabar se apaixonando por aquele que deveria, inicialmente, enganar. Assim, partindo da ideia do filme de estabelecer um duplo sentido no apelido da personagem, pode-se abordar trocadilhos em espanhol, a partir da seleção de trechos em que o assunto é discutido no longa-metragem. (Sinopse: Bárbara Conceição)

Tags: Comédia, humor, ambiguidade e romance

Relatos Salvajes (2014)

Relatos Salvajes reúne seis histórias de vingança com personagens que, ao vivenciarem determinadas situações, são levados ao limite e optam por fazer o impensável.  A partir do filme é possível discutir, em sala de aula,  questões morais e éticas diante de situações adversas e discutir  alternativas para solução dos problemas, buscando explorar o vocabulário prévio dos estudantes. Ademais, com relação à gramática, pode-se abordar o uso do “voseo” presente no acento argentino. (Sinopse: Bárbara Conceição)

Tags: Dilema, comportamento, conflito e resolução

Tesis sobre un homicídio (2013) – Tese sobre um homicídio

Drama argentino, em que um especialista em Direito Criminal desconfia que um de seus melhores alunos cometeu um assassinato na frente da Faculdade. Assim, o professor começa uma investigação em busca da verdade.

El Cuerpo (2012) Suspense, Thriller; Classificação Indicativa: 16

O filme inicia com um homem fugindo pela floresta e, posteriormente, sendo atropelado. Com o decorrer das investigações, descobre-se que o homem é um guarda responsável pela segurança do necrotério e que um dos corpos misteriosamente desapareceu. Dessa forma, como se trata de um longa-metragem de investigação policial, pode-se selecionar trechos para abordar o uso dos pronomes interrogativos, bem como a estrutura de resposta para perguntas.

Tags: mistério, classe gramatical, questões e interrogações

Agradecemos a contribuição acima a: Bárbara Conceição

Elefante Blanco (2012) – Elefante Branco

O drama argentino conta a história dos padres Julian e Nicolás e a assistente social Luciana, que lutam para melhorar as condições de vida de uma favela na periferia de Buenos Aires. Seus objetivos entram em conflito com os interesses do governo, do tráfico e da própria Igreja. 

No (2012) 

O longa chileno relata a campanha publicitária para vencer a eleição durante a ditadura de Augusto Pinochet, derrotando a opressão e repressão. 

Medianeras (2011) Comédia dramática, Romance; Classificação Indicativa: 12

Produção argentina que aborda os conflitos internos de dois jovens em Buenos Aires e os sentimentos de pessoas que vivem nos grandes centros urbanos, em uma época em que o meio de comunicação mais comum é a Internet. A obra é uma forma interessante de apresentar aos alunos algumas informações sobre essa capital hispano-americana e costumes desse país que faz fronteira com o Brasil. Durante os 95 minutos de exibição, é possível percebermos o sotaque dos personagens, aspecto importante que diferencia o espanhol argentino dos demais países hispano-americanos, bem como expressões específicas da região e marcas culturais apresentadas entre os protagonistas.

Agradecemos a contribuição acima a: Angélica Antonelli Vasconcelos

Un Cuento Chino (2011) – Um conto chinês

Longa-metragem argentino em que o ranzinza Roberto trabalha numa loja de ferragens, e vive de maneira metódica. Sua rotina muda quando um chinês que não fala uma palavra de espanhol aparece em seu caminho, e ele decide ajudá-lo.

También la lluvia (2010) – Conflito das Águas

También la lluvia (longa franco-hispano-mexicano) baseia-se em fatos reais ocorridos em 2000, quando parte da população boliviana se revoltou contra uma multinacional estadunidense, que lhes estava tirando um bem básico: a água. 

El secreto de sus ojos (2009) Crime; Thriller; Classificação Indicativa: 16

Um oficial de justiça aposentado precisa enfrentar os fantasmas de seu passado ao iniciar a escrita de um novo romance, tendo como inspiração um caso não solucionado de agressão sexual. A partir do enredo do filme, é possível trabalhar em sala de aula o uso dos verbos no presente e do imperativo, assim como o uso da linguagem formal, já que o filme transcorre principalmente no ambiente judiciário. Observação: é importante considerar que o filme contém cenas sensíveis de violência e agressão sexual. (Sinopse: Bárbara Conceição)

Tags: memória, escrita, relações sociais, conflito

Che: Guerrilla (2) (2008)

O longa dá continuidade a Che: El argentino (1), mostrando Che Guevara já com poucas tropas e recursos e com a saúde fraca. É necessário que ele e seus companheiros fazem uma pequena guerrilha para derrotar o movimento militar boliviano, pretendendo espalhar revolução no país.

Che: El argentino (1) (2008)

Che: El argentino narra o começo da trajetória de Che Guevara, quando Fidel Castro viaja à Cuba com oito rebeldes, dentre eles, Che. Guevara era um médico argentino que tinha por objetivo ajudar Castro a derrubar o governo de Fulgêncio Batista. Che vai ganhando a confiança e o respeito de seus companheiros e torna-se um dos líderes da revolução.

Diário de motocicleta (2004)

O Longa argentino relata a viagem realizada por Ernesto Che Guevara e seu amigo Alberto Granado, antes de começar seu último semestre de Medicina. Ambos viajam juntos de motocicleta, do Brasil ao Peru. Nessa viagem, observam e vivenciam a desigualdade social, a miséria de camponeses e a exploração dos trabalhadores no trabalho, enquanto cuidam da saúde dessas pessoas.

Amores Perros (2000) – Amores brutos

No longa mexicano, ganhador de prêmios, três personagens têm suas vidas entrelaçadas a partir de um acidente de carro. Octavio é dono de um cachorro de lutas clandestinas que quer fugir com sua cunhada Susana; Daniel deixa sua esposa para viver com uma modelo e o mendigo Chivo tenta voltar para sua família. 

Agradecemos as contribuições desse acervo à: Profa. Mayara Mayumi Sataka

Bridge

Bridge é uma animação com cerca de quatro minutos, na qual se apresenta o trajeto dos personagens rumo à colaboração. Por não conter falas, esse vídeo pode ser utilizado com estudantes em diferentes níveis de proficiência e em situações como as primeiras aulas de um período, nas quais se intencione criar um clima de acolhimento e parceria entre os alunos.

Créditos da contribuição: Marina de Paulo Nascimento e Giovanna Palauro Silva

Scrambled

Scrambled é um curta-metragem, com aproximadamente 6 minutos, que não apresenta diálogos. Nesse sentido, esse recurso audiovisual pode ser trabalhado com diferentes faixas etárias e níveis de proficiência, tendo em vista temas como as cores, os meios de transportes ou o sentimento de frustração. A narrativa introduz uma personagem perdendo o trem do metrô. Diante de seu desapontamento, e a fim de tornar sua espera menos árdua, um cubo mágico se apresenta, mudando o curso da história.  

Créditos da contribuição: Marina de Paulo Nascimento e Giovanna Palauro Silva

Alike (8:01)

Alike é um curta-metragem com cerca de oito minutos que apresenta a trajetória de um pai e uma filha à liberdade imaginativa. Além de temas como a criatividade, esse material audiovisual pode auxiliar em atividades que envolvam temas como a rotina e as imposições sociais.

Créditos da contribuição: Marina de Paulo Nascimento

La odisea de los giles (2019)

Longa-metragem de aventura, drama e momentos de humor, que tem como pano de fundo, para a história, a crise econômica, social e política de 2001 na Argentina. 

Todo sobre mi madre (1999)

Drama que se tornou um clássico de Pedro Almodóvar. Esse filme possibilita uma multiplicidade de discussões e atividades transdisciplinares nas aulas de espanhol, pois ele levanta questões relevantes sobre diversos temas, como sexualidade, gênero, família, Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e doação de órgãos.

O poço (2019) Suspense; Classificação Indicativa: 16

O filme El hoyo, na tradução, O poço, é uma narrativa distópica que aborda a vida de um determinado grupo de pessoas inseridos em uma prisão vertical e separados por níveis. Nessa realidade, existe uma plataforma com alimentos que percorre a edificação e evidencia as disparidades entre as posições espaciais que esses indivíduos ocupam. Nesse sentido, por meio deste audiovisual, pode-se trabalhar as relações sociais no mundo contemporâneo, a insegurança alimentar e a mobilidade social. Observação: é importante considerar que o filme trata de temas sensíveis, tais como suicídio e canibalismo.

Tags: desigualdade, sociedade, distopia e crítica

Agradecemos a contribuição acima a: Mayara Mayumi Sataka e Bárbara Conceição