Roma (2018) Drama; Classificação Indicativa: 14
Roma se passa no México dos anos 70 e acompanha o cotidiano de Cléo, uma empregada doméstica que trabalha para uma família de classe média. A aparente calmaria é alterada quando o pai da família foge com sua amante e Cléo descobre que está grávida. O filme é interessante como forma de abordar temas como as diferenças de classe, assim como a relação de Cléo com o espanhol e sua língua materna: o mixteca. Além disso, pode-se debater aspectos sociais da população mexicana e as consequências do massacre de Corpus Christi referenciado na obra. (Sinopse: Bárbara Conceição)
Tags: Cultura, conflito, resiliência e gravidez
La noche de doce años (2018) Drama histórico, biografia; Classificação indicativa: 14 anos.
O longa uruguaio é um drama histórico baseado em fatos reais disponível na Netflix. Se passa no Uruguai dos anos 1970, durante a ditadura militar, e narra a história de três militantes tupamaros que foram presos e submetidos a um regime desumano de isolamento e tortura física e psicológica por 12 anos. É uma história sobre resistência, dignidade e a luta pela sobrevivência mental e emocional em condições extremas. Assim, em sala de aula é possível refletir sobre temas de direitos humanos, estimulando o pensamento crítico sobre regimes opressores, além de trabalhar com a compreensão dialetal dos alunos vendo como é feito o uso do ‘’voseo’’ e a pronúncia de ‘’ll’’ e ‘’y’’ no Uruguai. (Sinopse: Giulia Bertilli da Silva)
Tags: Ditadura, fonética e direitos humanos
Gente que viene y bah (2017) Comédia, Romance, Classificação Indicativa: 14
Baseado no romance de Laura Norton, o filme conta a história da arquiteta Bea, que imaginava ter uma vida perfeita, até descobrir a traição do noivo e perder seu emprego. Ao ver seus planos arruinados, precisa retornar à cidade natal e conviver com sua família. Com 97 minutos, o filme mostra contrastes entre o centro urbano e o interior da Espanha, apresentando mais sobre costumes e a cultura espanhola. Pode ser usado em sala de aula para trabalhar a variante espanhola, a análise do vocabulário informal e verbos no presente e passado, além de promover entre os alunos uma reflexão sobre recomeços. (Sinopse: Angélica Antonelli Vasconcelos)
Tags: linguagem informal, vida, sociedade e família
Julieta (2016) Drama; Classificação Indicativa: 14
Julieta é um filme que narra a história de uma mulher de meia-idade que começa a refletir sobre as circunstâncias que propiciaram o afastamento entre ela e sua filha, após reencontrar alguém de seu passado. A partir desse enredo, é possível tratar em sala de aula sobre a importância da memória enquanto reconstrução da própria história e do uso de verbos no passado para registro de lembranças.
Tags: reconciliação, identidade, reflexão e sentimentos
Agradecemos a contribuição acima a: Bárbara Conceição
10.000 km (2014) Drama romântico; Classificação indicativa: 14 anos
A obra espanhola dirigida por Carlos Marques-Marcet se discorre a partir da comovente exploração das dificuldades e complexidades dos relacionamentos à distância, contada por meio da história do casal Alex e Sergi. O filme foca em como a tecnologia tenta preencher a distância física, mas revela-se insuficiente para manter a mesma intimidade que a convivência diária proporciona. A narrativa pode ser usada para discutir sobre temas como o impacto da tecnologia na comunicação, as relações pessoais na era digital e a linguagem informal e coloquial no espanhol contemporâneo, no entanto é preciso se atentar quanto a classificação indicativa e a temática para determinados grupos, devido a violência abordada no filme. (Sinopse: Giulia Bertilli da Silva)
Tags: Comunicação digital, tecnologia, linguagem coloquial
A la Mala (2015) Comédia; Classificação indicativa: 12
Maria Laura ou Mala, é uma aspirante a atriz que encontra uma carreira lucrativa ao ser contratada para testar a fidelidade do namorado de sua amiga. No entanto, em um de seus trabalhos, ela vai acabar se apaixonando por aquele que deveria, inicialmente, enganar. Assim, partindo da ideia do filme de estabelecer um duplo sentido no apelido da personagem, pode-se abordar trocadilhos em espanhol, a partir da seleção de trechos em que o assunto é discutido no longa-metragem. (Sinopse: Bárbara Conceição)
Tags: Comédia, humor, ambiguidade e romance
Relatos Salvajes (2014) Drama, Comédia; Classificação indicativa: 14
Relatos Salvajes reúne seis histórias de vingança com personagens que, ao vivenciarem determinadas situações, são levados ao limite e optam por fazer o impensável. A partir do filme é possível discutir, em sala de aula, questões morais e éticas diante de situações adversas e discutir alternativas para solução dos problemas, buscando explorar o vocabulário prévio dos estudantes. Ademais, com relação à gramática, pode-se abordar o uso do “voseo” presente no acento argentino. (Sinopse: Bárbara Conceição)
Tags: Dilema, comportamento, conflito e resolução
Tesis sobre un homicídio (2013) Thriller psicológico, suspense; Classificação indicativa: 16 anos
A narrativa argentina dirigida por Hernán Goldfrid segue Roberto Bermúdez, um advogado e professor de Direito Penal em Buenos Aires, que se vê envolvido em um enigma perturbador quando uma jovem é brutalmente assassinada próximo à faculdade onde ele leciona. A trama é recheada de tensão, suspense e ambiguidade, explorando temas como obsessão pela verdade, os limites éticos da justiça e a possibilidade de que o desejo de resolver o crime pode cegar alguém para a realidade. Em sala de aula, é possível trabalhar com vocabulário relacionado a temas criminais, e expressões ligadas a psicologia e investigação, além de abrir discussões relacionadas às questões de justiça e moralidade, explorando até que ponto é válido ultrapassar limites para resolver um crime. (Sinopse: Giulia Bertilli da Silva)
Tags: Moralidade, suspense, justiça, crime
El Cuerpo (2012) Suspense, Thriller; Classificação Indicativa: 16
O filme inicia com um homem fugindo pela floresta e, posteriormente, sendo atropelado. Com o decorrer das investigações, descobre-se que o homem é um guarda responsável pela segurança do necrotério e que um dos corpos misteriosamente desapareceu. Dessa forma, como se trata de um longa-metragem de investigação policial, pode-se selecionar trechos para abordar o uso dos pronomes interrogativos, bem como a estrutura de resposta para perguntas.
Tags: mistério, classe gramatical, questões e interrogações
Agradecemos a contribuição acima a: Bárbara Conceição
Elefante Blanco (2012) Drama Social; Classificação indicativa: 14 anos
O filme é ambientado em uma favela de Buenos Aires e gira em torno do trabalho de dois padres católicos que dedicam suas vidas à missão de ajudar os moradores de uma comunidade carente, marcada pela pobreza extrema, pela violência e tráfico de drogas. O título se refere a um hospital inacabado que, com o tempo, tornou-se um símbolo do abandono e da ineficiência governamental. A obra dirigida por Pablo Trapero e disponível na Netflix e Disney+, aborda questões profundas sobre o papel da Igreja e de outras instituições em contextos de extrema pobreza, levantando debates sobre a eficácia do trabalho social em um cenário onde as forças sociais e políticas são tão desiguais. Durante o longa, é possível trabalhar a compreensão auditiva no espanhol rioplatense falado na Argentina, observando o uso coloquial da língua e as peculiaridades linguísticas da região, além de obter vocabulário relacionado a questões urbanas e sociais. (Sinopse: Giulia Bertilli da Silva)
Tags: Pobreza, igreja, drama social
No (2012) Drama histórico, político; Classificação indicativa: 14 anos
Filme chileno dirigido por Pablo Larraín, se passa durante o final da ditadura de Augusto Pinochet, em 1988. Conta a história da campanha pelo ‘’Não’’, que representava a oposição a Pinochet, em um plebiscito histórico no Chile. É baseada em eventos reais e explora a batalha entre a propaganda do governo e a campanha ‘’No’’, revelando as dinâmicas de comunicação política e o impacto do marketing na opinião pública. Traz, ainda, uma reflexão sobre a manipulação da imagem e o potencial da mídia para mudar a sociedade. O filme é um excelente recurso pedagógico para promover debates sobre ditaduras e a transição para a democracia, além de apresentar um importante marco da história do Chile e possibilitar ampliar o vocabulário dos alunos a partir das expressões otimistas apresentadas. (Sinopse: Giulia Bertilli da Silva)
Tags: Política, democracia e propaganda
Medianeras (2011) Comédia dramática, Romance; Classificação Indicativa: 12
Produção argentina que aborda os conflitos internos de dois jovens em Buenos Aires e os sentimentos de pessoas que vivem nos grandes centros urbanos, em uma época em que o meio de comunicação mais comum é a Internet. A obra é uma forma interessante de apresentar aos alunos algumas informações sobre essa capital hispano-americana e costumes desse país que faz fronteira com o Brasil. Durante os 95 minutos de exibição, é possível percebermos o sotaque dos personagens, aspecto importante que diferencia o espanhol argentino dos demais países hispano-americanos, bem como expressões específicas da região e marcas culturais apresentadas entre os protagonistas.
Tags: relações pessoais, sotaque, cultura, expressões idiomáticas
Agradecemos a contribuição acima a: Angélica Antonelli Vasconcelos
Un Cuento Chino (2011) Comédia dramática; Classificação indicativa: 12 anos
Un cuento chino é um filme argentino de 2011, dirigido por Sebastián Borensztein e conta a história de Roberto, um homem solitário e de temperamento difícil, que vive uma vida monótona em Buenos Aires. Roberto é dono de uma loja de ferragens, e certo dia sua rotina é drasticamente alterada quando ele encontra Jun, um jovem chinês que não fala espanhol e demonstra estar completamente perdido. A comunicação entre eles é restrita a outras linguagens que não a verbal, como aos olhares, aos gestos, às expressões, às atitudes, o que resulta em situações engraçadas. A história é uma mistura de comédia e drama, explorando temas de amizade, aceitação e superação de preconceitos. Como recurso pedagógico, o filme pode ser usado para abordar temas como choque cultural, amizade, empatia, convivência, linguagens não verbais e aceitação das diferenças. (Sinopse: Giulia Bertilli da Silva)
Tags: Choque cultural, amizade, linguagem não verbal
También la lluvia (2010) Drama histórico, social; Classificação indicativa: 14 anos
Dirigido por Icíar Bollaín, a trama También la lluvia mistura passado e presente ao contar a história de um diretor de cinema, Sebastián, e seu produtor, Costa, que chegam à Bolívia para filmar um longa sobre a chegada de Cristóvão Colombo à América e o impacto da colonização. O objetivo de Sebastián é retratar a exploração dos povos indígenas durante a conquista e como eles resistiram à opressão. O longa levanta questões sobre colonialismo, injustiça social e os impactos da exploração econômica, revelando que as lutas dos povos indígenas por direitos básicos e autonomia permanecem vivas. Em sala de aula, é possível trabalhar a compreensão auditiva em espanhol, explorando as diferenças da variedade linguísticas do espanhol formal de Sebastián e Costa e do espanhol coloquial da população boliviana. Além disso, pode-se refletir sobre a ‘’Guerra da Água’’ como exemplo de resistência social. (Sinopse: Giulia Bertilli da Silva)
Tags: Colonialismo, linguagem formal, Bolívia
El secreto de sus ojos (2009) Crime; Thriller; Classificação Indicativa: 16
Um oficial de justiça aposentado precisa enfrentar os fantasmas de seu passado ao iniciar a escrita de um novo romance, tendo como inspiração um caso não solucionado de agressão sexual. A partir do enredo do filme, é possível trabalhar em sala de aula o uso dos verbos no presente e do imperativo, assim como o uso da linguagem formal, já que o filme transcorre principalmente no ambiente judiciário. Observação: é importante considerar que o filme contém cenas sensíveis de violência e agressão sexual. (Sinopse: Bárbara Conceição)
Tags: memória, escrita, relações sociais, conflito
Che: Guerrilla (2) (2008) Biografia, guerra, drama; Classificação indicativa: 12
O longa dá continuidade a Che: El argentino (1), mostrando Che Guevara já com poucas tropas, recursos e com a saúde fraca, após a revolução cubana. É necessário que ele e seus companheiros levantem uma pequena guerrilha para derrotar o movimento militar boliviano, pretendendo espalhar revolução no país. Com esta continuação da biografia de Che Guevara, é possível levar para os alunos em classe uma reflexão do desfecho histórico das revoluções políticas e sociais de Guevara na América Latina e as transformações históricas e culturais que os países latinos sofreram, podendo apresentar os lugares históricos e diferentes aspectos socioculturais destes países, como a culinária, a música, entre outros. (Sinopse: Isabele Batista de Jesus)
Tags: Guerrilha, Ernesto Guevara, América Latina, Cuba
Che: El argentino (1) (2008) Biografia, guerra; Classificação indicativa: 12
O filme narra o começo da trajetória de Che Guevara, seguindo uma estrutura não linear, já que salta da passagem de Guevara por Nova York em 1964, junto ao seu famoso discurso na ONU, à viagem de Fidel Castro a Cuba com oito rebeldes, dentre eles, Che. Guevara era um médico argentino que tinha por objetivo ajudar Castro a derrubar o governo de Fulgêncio Batista. Che vai ganhando a confiança e o respeito de seus companheiros e torna-se um dos líderes da revolução. Através deste longa, é possível introduzir à sala de aula a importância da figura revolucionária que foi Che Guevara no cenário político e social na América Latina, principalmente no contexto histórico e cultural da revolução cubana, além de realizar uma análise do vocabulário apresentado por diálogos; expressões, observando as gírias, sotaques e variações. (Sinopse: Isabele Batista de Jesus)
Tags: Che, revolução cubana, guerra, política
Diário de motocicleta (2004) Drama biográfico e histórico; Classificação indicativa: 14 anos
Diário de motocicleta é um filme de 2004 dirigido pelo brasileiro Walter Salles, baseado nos diários de viagem de Ernesto ‘’Che’’ Guevara e Alberto Granado, e narra a viagem realizada por ambos em 1952 pela América do Sul. Durante a jornada, eles cruzam Argentina, Chile, Peru, Colômbia e Venezuela, testemunhando as injustiças sociais, a pobreza e a exploração sofrida pelas populações locais, especialmente entre os indígenas e trabalhadores rurais. A partir da trama, é possível discutir em sala de aula temas como identidade latino-americana, jornada de autodescoberta e desigualdade social e, no âmbito linguístico, melhorar a compreensão auditiva com os diversos sotaques da América Latina. (Sinopse: Giulia Bertilli da Silva)
Tags: Desigualdade social, América Latina, histórico
Amores Perros (2000) Drama, Suspense, Classificação Indicativa: 16
Na produção dirigida por Alejandro González Iñárritu, histórias e destinos de três pessoas desconhecidas se conectam através de um acidente. Amores Perros mostra diferenças entre as classes sociais no México, com personagens advindos da periferia, da elite e da classe mais baixa, por meio de um morador de rua. A obra é impactante e aborda a condição humana e seus contrastes de maneira intensa, podendo ser utilizada em aula, com alunos acima dos 16 anos. Através dos núcleos apresentados, é possível analisar em sala o idioma que varia de acordo com a posição que os personagens ocupam na sociedade e as gírias particularmente mexicanas, bem como observar o contexto cultural ao longo dos 153 minutos de história. (Sinopse: Angélica Antonelli Vasconcelos)
Tags: classes sociais, sociedade, cultura
Agradecemos as contribuições desse acervo à: Profa. Mayara Mayumi Sataka
Bridge (2011) Curta-metragem; Classificação indicativa: Livre
Bridge é uma animação com cerca de quatro minutos, na qual se apresenta o trajeto dos personagens rumo à colaboração. Por não conter falas, esse vídeo pode ser utilizado com estudantes em diferentes níveis de proficiência e em situações como as primeiras aulas de um período, nas quais se intencione criar um clima de acolhimento e parceria entre os alunos.
Tags: atividades interativas, relacionamentos, cooperação
Créditos da contribuição: Marina de Paulo Nascimento e Giovanna Palauro Silva
Scrambled (2017) Curta-metragem; Classificação indicativa: Livre
Scrambled é um curta-metragem, com aproximadamente 6 minutos, que não apresenta diálogos. Nesse sentido, esse recurso audiovisual pode ser trabalhado com diferentes faixas etárias e níveis de proficiência, tendo em vista temas como as cores, os meios de transportes ou o sentimento de frustração. A narrativa introduz uma personagem perdendo o trem do metrô. Diante de seu desapontamento, e a fim de tornar sua espera menos árdua, um cubo mágico se apresenta, mudando o curso da história.
Tags: atividades interativas, vocabulário, sentimentos
Créditos da contribuição: Marina de Paulo Nascimento e Giovanna Palauro Silva
Alike (2015) Curta-metragem; Classificação indicativa: Livre
Alike é um curta-metragem com cerca de oito minutos que apresenta a trajetória de um pai e uma filha à liberdade imaginativa. Nesse sentido, esse recurso audiovisual pode ser trabalhado com diferentes faixas etárias e níveis de proficiência. Além de temas como a criatividade, esse material audiovisual pode auxiliar em atividades que envolvam temas como a rotina e as imposições sociais.
Tags: atividades interativas, família, sentimentos
Créditos da contribuição: Marina de Paulo Nascimento
La odisea de los giles (2019) Comédia dramática e thriller; Classificação indicativa: 14 anos.
La odisea de los giles é um filme argentino dirigido por Sebastián Borensztein, inspirado no romance ‘’La noche de la Usina’’. O filme é ambientado no contexto da crise econômica argentina de 2001. A trama aborda sobre um grupo de amigos e vizinhos de uma pequena cidade na província de Buenos Aires, que decidem juntar suas economias para abrir uma cooperativa agrícola e melhorar a vida de sua comunidade. Eles confiam seu dinheiro a um banco local, porém, na noite em que depositam o dinheiro, o governo argentino implementa o corralito, que congela todas as contas bancárias, impedindo os cidadãos de acessarem seus fundos. O filme pode ser utilizado para apresentar um aspecto cultural da Argentina, ou seja, a crise financeira de 2001, e possibilitar discussões sobre a solidariedade, a luta contra a injustiça e a importância do coletivo, por exemplo. Além disso, ele pode oportunizar a compreensão de expressões locais na Argentina (Sinopse: Giulia Bertilli da Silva)
Tags: Solidariedade, crise econômica, justiça
Todo sobre mi madre (1999) Drama; Classificação indicativa: 16 anos
Todo sobre mi madre é um filme espanhol dirigido por Pedro Almodóvar e gira em torno de Manuela, uma enfermeira e mãe solteira que vive em Madri com seu filho adolescente, Esteban, que sonha em se tornar escritor e está obcecado em descobrir a identidade de seu pai, de quem Manuela nunca falou. A vida da mãe muda tragicamente quando Esteban morre atropelado ao tentar conseguir um autógrafo da atriz Huma Rojo, e devastada pela perda, Manuela decide cumprir o último desejo de seu filho: encontrar o pai dele. A trama envolve temas complexos como identidade, maternidade, perda e aceitação, com uma mistura de melodrama, humor e profunda humanidade. Em sala de aula de espanhol como língua estrangeira, é possível treinar vocabulário sobre temas sociais e analisar diálogos com a linguagem coloquial de Madri e Barcelona, por exemplo. (Sinopse: Giulia Bertilli da Silva)
Tags: Maternidade, identidade, Espanha
O poço (2019) Suspense; Classificação Indicativa: 16
O filme El hoyo, na tradução, O poço, é uma narrativa distópica que aborda a vida de um determinado grupo de pessoas inseridos em uma prisão vertical e separados por níveis. Nessa realidade, existe uma plataforma com alimentos que percorre a edificação e evidencia as disparidades entre as posições espaciais que esses indivíduos ocupam. Nesse sentido, por meio deste audiovisual, pode-se trabalhar as relações sociais no mundo contemporâneo, a insegurança alimentar e a mobilidade social. Observação: é importante considerar que o filme trata de temas sensíveis, tais como suicídio e canibalismo.
Tags: desigualdade, sociedade, distopia e crítica
Agradecemos a contribuição acima a: Mayara Mayumi Sataka e Bárbara Conceição