Autoria: Prof. Edson Luis R. Junior

A seguir vamos apresentar algumas ideias para se trabalhar com curtas metragens nas aulas de língua espanhola. O modelo aqui descrito pode ser aplicado a outros vídeos desde que se adeque a temática e enredo do mesmo.

Antes de ver o vídeo
Durante o vídeoDepois de ver o vídeo
– Onde os alunos moram? Com quem?- Eu nasci naquele bairro? Naquela cidade?- Há alguma afetividade no lugar onde moro?- Trabalhar mobiliário doméstico, partes da casa e família (léxico) – usar um texto para dar início a discussão e poder unir com o curta;- Expressar sentimentos;
– Os alunos podem tentar prever o final, votar se o senhor sai da casa com a água ou se fica nela;- Observar o fundo musical e como ele influencia a história (tom triste);- Discutir qual a técnica utilizada pelo criador do curta para explicar as fotos;– Discutir a solidão e como isso assola a nossa sociedade (aqui dá para falar sobre suicídio e de algumas séries como por exemplo “13 porquês”);- Expressar sua opinião sobre o curta, o que sentiu ao vê-lo e se possui algum familiar idoso que guarde fotos;- Posicionar-se como se fosse você no curta ( o que faria: iria embora ou ficaria nela?)

Atividade avaliativa (ideias):

• Individual: 1) Escrever uma pequena reflexão na LE. 2) Trocar o texto com dois colegas para que eles possam ler e ajudar na correção. 3) Após a correção do professor publicar no face do projeto apresentando o curta (pode ser o professor indicando o curta e os alunos comentando o que acharam – tudo na língua alvo).
  • Duplas: 1) Escrever um texto (argumentativo, carta, resenha crítica) sobre o curta. 2) Trocar com outra dupla para que eles possam ler e ajudar na correção. 3) Buscar um blog ou telejornal que fale sobre o tema e escrever seu texto como comentário.
  • Outra ideia é trabalhar as sequências de imagens, por exemplo, antes dos alunos assistirem ao vídeo eles podem ver as imagens e descrevê-las no caderno. Assim, após assistir ao curta pode-se comparar o que cada um anotou. A seguir apresentamos alguns modelos, mas utilize quantas for possível.
C:\Users\edson\AppData\Local\Packages\Microsoft.Office.Desktop_8wekyb3d8bbwe\AC\INetCache\Content.MSO\3525B2B.tmp