Tags: bingo, animales; animais
Objetivos:
- Desenvolver a compreensão auditiva, associando as informações obtidas às imagens e palavras;
- Expandir o vocabulário.
Tempo: 50 minutos
Materiais:
- Datashow ou caixa de som;
- Cartela com ilustrações dos animais (anexos);
- Cartões com dicas (anexos);
- Caixa pequena (opcional);
- Feijões ou milho para pipoca (opcional)
Etapa 1:
a) Cumprimentar os alunos e perguntar como estão. b) Informar que o conteúdo da aula é o vocabulário referente aos animais. c) Perguntar aos alunos se eles sabem o nome de algum animal em espanhol, nesse momento pode-se registrar no quadro branco as respostas. d) Em seguida, colocar o vídeo Animais em espanhol e pedir que os alunos repitam e anotem as palavras no caderno. e) Explicar aos alunos que eles vão jogar um bingo temático, pode-se explicar as regras da brincadeira ou discutir brevemente sobre a origem do jogo, a depender do conhecimento prévio da turma.
Etapa 2:
a) Solicitar aos alunos que façam duplas. b) Distribuir as cartelas e os feijões para conferência (opcional). c) Sortear os cartões com dicas para que os alunos associem as informações às imagens e, posteriormente, aos nomes dos respectivos animais. d) Incentivar os alunos a descreverem alguma característica que eles saibam sobre o animal utilizando o vocabulário prévio do idioma, tanto para incentivar a produção oral, quanto para auxiliar os demais colegas que possam ter dificuldades em compreender a dica dada pelo professor. e) Repetir a atividade até o preenchimento total da cartela.
Etapa 3
a) Pedir aos alunos que elenquem um dos animais do bingo temático e registrem alguma nova informação que aprenderam a partir da atividade ou alguma curiosidade que já conheciam. b) Encorajar os estudantes a compartilhar suas anotações com a turma, objetivando a prática do vocabulário adquirido.
Observação: Está disposto em anexo algumas sugestões de dicas que podem ser adaptadas. A caixa e os feijões são materiais opcionais, mas que podem tornar a atividade mais interativa e divertida.
Autoria: Bárbara Conceição
Nível: A1
Anexos:
Se posa en las flores para obtener néctar. Produce miel, propóleo, jalea real, cera y polen. Viven en colonias. (Abeja) |
Es conocido por comer muchas zanahorias. Es uno de los símbolos de la Pascua. (Conejo) |
Pueden dormir tumbados o de pie. Tiene los ojos más grandes de todos los animales terrestres. (Caballo) |
Sus antenas perciben los olores. Puede vivir días o semanas. (Mariposa) |
Se puede permanecer bajo el agua hasta dos minutos sin respirar. Su visión sólo le permite distinguir manchas oscuras y claras. (Ratón) |
Tienen un fuerte olor para ahuyentar a los depredadores. Además del rojo, existen otros colores: amarillo, verde, blanco, gris y marrón. (Mariquita) |
Es un animal doméstico conocido como “el mejor amigo del hombre” (Perro) |
Vive en la granja y pone huevos (Gallina) |
Tiene una excelente visión nocturna y a menudo produce bolas de pelo. (Gato) |
Tiene plumas, puede volar y pone huevos. (Pájaro) |
Duerme con los ojos abiertos porque no tiene párpados y vive en lagos, ríos y mares. (Pez) |
Su pezuña es una prolongación de su columna vertebral y no tiene dientes. (Tortuga) |