Tags: datas; vocabulário; fechas; vocabulario

Objetivos:

  • Identificar e pronunciar os dias da semana em espanhol;
  • Associar os dias da semana a ações cotidianas;
  • Expandir o vocabulário.

Tempo: 50 minutos

Materiais:

  • datashow ou caixa de som;
  • cartões com atividades (em anexo).

Etapa 1:

a) Cumprimentar os alunos e perguntar como estão. b) Explicar aos alunos que eles assistirão a um vídeo que trata sobre os dias da semana. c) Em seguida, colocar o vídeo Los días de la semana – Pocoyo para que eles assistam ou apenas escutem pela caixa de som. c) Após o exercício de escuta, solicitar aos alunos que comentem quais palavras relacionadas ao tema eles ouviram e anotar na lousa. d) Propor questões motivadoras relacionadas ao vídeo, como por exemplo: “Vocês já conheciam o personagem?”, “Vocês conhecem alguma característica marcante do personagem?”, “Vocês conhecem os outros amigos que compõem o desenho?”, “De acordo com a música, o que eles fazem em cada dia?”. e) Após a discussão, pode-se apresentar algumas curiosidades relacionadas ao desenho, como por exemplo: imagens dos personagens que compõem a animação, bem como explicar a criação do desenho pelo diretor espanhol Guillermo Garcia Casí.

Etapa 2: 

a) Pedir aos estudantes que formem grupos de quatro alunos e distribuir os cartões com atividades em espanhol. b) Nesse momento, eles devem associar as atividades descritas nos cartões com os dias da semana. c) Informar aos alunos que algumas atividades não possuem um dia certo na semana e, portanto, podem aparecer diferentes respostas dependendo da rotina de cada um. d) Pedir para que eles anotem no caderno a ordem que o grupo decidiu. e) Incentivar os estudantes a apresentarem brevemente suas respostas e discutir com a sala as possíveis diferenças apresentadas. 

Etapa 3

a) Solicitar aos alunos que construam no caderno um mini calendário semanal, eles devem descrever sucintamente duas ou três atividades que eles costumam realizar em cada dia da semana. b) Incentivar que eles utilizem as palavras que já conhecem na língua espanhola, mas pontuar que o objetivo da atividade é associar os dias da semana às ações cotidianas. 

Observações: Os cartões podem ser adequados conforme as atividades que os alunos tenham interesse e/ou costumam fazer, de acordo com a observação do professor. Ex: jogar algum jogo no celular, praticar algum tipo de esporte, realizar um curso, etc.

Anexo:

ir a la escuelapracticar el fútbol
ir al cine con amigoscomprar en las tiendas
comprar en el supermercadohacer un picnic
jugar con amigossalir con su familia
ir a las clases de danzaalmuerzo con la abuela
día de la limpieza de la habitacióndía de reposo
ver un nuevo episodio de la serieclase de música

Autoria: Bárbara Conceição

Nível: A1