Tags: contos infantis; pretérito imperfeito; produção textual / cuentos infantiles; pretérito imperfecto; producción textual
Objetivos:
- Praticar o pretérito imperfeito.
Etapa 1:
- Cumprimentar os alunos, perguntar como estão. Mostrar-lhes uma propaganda publicitária argentina de um produto de limpeza.
Ficha:
Ano: 2014
País de Origem: Argentina
Producto: Cif Power Cream
Campaña: Fairy Tails
Agência: Ponce Buenos Aires
Etapa 2:
- Pedir para que escrevam a história apresentada pela propaganda publicitária, utilizando a estrutura de contos infantis (era uma vez… etc.), os tempos verbais no pretérito imperfecto e nas suas próprias palavras. b) Compartilhar entre todos as suas versões escritas de uma mesma produção audiovisual de publicidade. c) Discutir, entre o/a professor/a e os estudantes, o conteúdo dessa produção, com as possíveis perguntas norteadoras: todos concordam com a representação das mulheres presentes nessa propaganda ou se sentem desconfortáveis? Como o homem é representado? Há estereótipos (de gênero, por exemplo)? Por quê?
Etapa 3:
- Após a discussão, propor que os estudantes construam um texto colaborativamente, ou seja, em conjunto, na estrutura do conto infantil e utilizando o pretérito imperfecto. Esse texto será releitura dessa propaganda publicitária, com as modificações que acreditem ser mais pertinentes e melhor, com base no debate realizado anteriormente. b) Finalizar a aula com a leitura do texto para todos.
Autoria: Profa. Mayara Mayumi Sataka
Revisão: Profa. Giovanna Cristina Lourencetti
Nível: B2