Tags: contos infantis; pretérito imperfeito; produção textual / cuentos infantiles; pretérito imperfecto; producción textual

Objetivos:

  • Praticar o pretérito imperfeito.

Etapa 1: 

  1. Cumprimentar os alunos, perguntar como estão. Mostrar-lhes uma propaganda publicitária argentina de um produto de limpeza. 

Ficha:

Ano: 2014 

País de Origem: Argentina 

Producto: Cif Power Cream

Campaña: Fairy Tails 

Agência: Ponce Buenos Aires

Etapa 2: 

  1. Pedir para que escrevam a história apresentada pela propaganda publicitária, utilizando a estrutura de contos infantis (era uma vez… etc.), os tempos verbais no pretérito imperfecto e nas suas próprias palavras. b) Compartilhar entre todos as suas versões escritas de uma mesma produção audiovisual de publicidade. c) Discutir, entre o/a professor/a e os estudantes, o conteúdo dessa produção, com as possíveis perguntas norteadoras: todos concordam com a representação das mulheres presentes nessa propaganda ou se sentem desconfortáveis? Como o homem é representado? Há estereótipos (de gênero, por exemplo)? Por quê?

Etapa 3: 

  1. Após a discussão, propor que os estudantes construam um texto colaborativamente, ou seja, em conjunto, na estrutura do conto infantil e utilizando o pretérito imperfecto. Esse texto será releitura dessa propaganda publicitária, com as modificações que acreditem ser mais pertinentes e melhor, com base no debate realizado anteriormente. b) Finalizar a aula com a leitura do texto para todos. 

Autoria: Profa. Mayara Mayumi Sataka

Revisão: Profa. Giovanna Cristina Lourencetti

Nível: B2