Autoria: Profa. Mayara Mayumi Sataka

Nível: B2

• Atividade para praticar o pretérito imperfecto
  1. Mostrar aos estudantes a propaganda publicitária argentina <https://www.youtube.com/watch?v=Q_hzRIYpH0c>, de um produto de limpeza.

Ficha:

Ano: 2014

País de Origem: Argentina

Producto: Cif Power Cream

Campaña: Fairy Tails

Agência: Ponce Buenos Aires

1. Pedir para que escrevam a história apresentada pela propaganda publicitária, utilizando a estrutura de contos infantis (era uma vez… etc.), os tempos verbais no pretérito imperfecto e nas suas próprias palavras.
  2. Compartilhar entre todos as suas versões escrita de uma mesma produção audiovisual de publicidade.
  3. Discutir, entre o/a professor/a e os estudantes, o conteúdo dessa produção, com as possíveis perguntas norteadoras: todos concordam com a representação das mulheres presentes nessa propaganda ou se sentem desconfortáveis? Como o homem é representado? Há estereótipos (de gênero, por exemplo)? Por quê?
  4. Após a discussão, propor que os estudantes construam um texto colaborativamente, ou seja, em conjunto, na estrutura do conto infantil e utilizando o pretérito imperfecto. Esse texto será releitura dessa propaganda publicitária, com as modificações que acreditem ser mais pertinentes e melhor, com base no debate realizado anteriormente.