Agradecemos as contribuições desse acervo a: Profa. Mayara Mayumi Sataka e Marcela Tafner.

Desde que te fuiste (Cosme)

Esta música narra as sensações que o eu-lírico possui posteriormente a amada lhe deixar, justificando o título que a compõe. Por conta do contexto em questão, há diversas expressões de tempo que se juntam ao pretérito perfecto simple, por meio do qual a música é nomeada, e estas indicam também como a ida da pessoa amada ainda afeta os sentimentos do eu-lírico. Desse modo, essa canção  pode ser utilizada para abordar temáticas que envolvem o passado.

Adentro (Calle 13)

Essa música pode ser utilizada com um público mais maduro, uma vez que seu vocabulário é agressivo, com o intuito de introduzir a história do trio Calle 13, além de analisar as críticas que estes realizam em relação à apologia à violência e a alguns aspectos políticos, utilizando a colocación pronominal para direcioná-las a outros artistas.

Latinoamérica (Calle 13)

Latinoamérica aborda a diversidade cultural, social e identitária da América Latina, tratando de temas como luta, resistência e a riqueza das diferentes culturas que compõem a região. Nesse sentido, a canção pode ser utilizada em uma aula sobre o que significa ser latinoamericano e quais as características e costumes desses países latinos, incentivando, portanto, uma discussão sobre o tema cultura no mundo hispânico. Ademais, a música pode ser uma excelente ferramenta para trabalhar as diferentes expressões e palavras típicas desses países, além de esclarecimentos acerca do verbo “ser”, continuamente utilizado na música de modo a compor as identidades latinas. A partir disso, o professor pode solicitar aos alunos que se dividam em grupos e analisem diferentes trechos da letra identificando as referências culturais e linguísticas presentes. (Créditos: Bárbara Conceição e Maria Eduarda Capobianco; Marcela Rodrigues Tafner e Mayara Mayumi Sataka)

DtMF – Bad Bunny

A música permite um estudo sobre a variação linguística do espanhol de Porto Rico, país onde nasceu e cresceu o cantor, desde a pronúncia das palavras até gírias populares. A partir dessa contextualização, é possível introduzir a história de apagamento cultural e perda de tradições através da dominação estadunidense, analisando a letra com atenção e trazendo a história do país e sua relação com os EUA para discutir a valorização das raízes latinas. (Créditos: Mariana Alves Pereira)