Agradecemos as contribuições desse acervo a: Profa. Mayara Mayumi Sataka e Marcela Tafner.

Desde que te fuiste (Cosme)

Esta música narra as sensações que o eu-lírico possui posteriormente a amada lhe deixar, justificando o título que a compõe. Por conta do contexto em questão, há diversas expressões de tempo que se juntam ao pretérito perfecto simple, por meio do qual a música é nomeada, e estas indicam também como a ida da pessoa amada ainda afeta os sentimentos do eu-lírico. Desse modo, essa canção  pode ser utilizada para abordar temáticas que envolvem o passado.

Ojos color sol (Calle 13 & Silvio Rodríguez)

“Ojos color sol” trabalha com o pretérito perfecto simple para narrar um dia passado ao lado da pessoa amada, abordando um campo semântico recheado de elementos astrais e da natureza em geral, de forma a realizar comparações com a pessoa amada, ressaltando-a. Essa canção pode ser utilizada para discussões que envolvam vocabulário relativo aos cinco sentidos em relação à natureza ao seu redor, de maneira romântica.

Adentro (Calle 13)

Essa música pode ser utilizada com um público mais maduro, uma vez que seu vocabulário é agressivo, com o intuito de introduzir a história do trio Calle 13, além de analisar as críticas que estes realizam em relação à apologia à violência e a alguns aspectos políticos, utilizando a colocación pronominal para direcioná-las a outros artistas.

Latinoamérica (Calle 13)

Uma possibilidade de uso da canção “Latinoamérica” em sala de aula é a abordagem contínua do verbo “ser”, voltando-se justamente ao povo latino-americano, sua identidade e lutas que fazem parte da cultura, fatores evidenciados a partir de vocabulário sobre a natureza e o corpo humano.