Autoria: Ana Amélia de Oliveira Lima
Nível: B1

Objetivos:
● Fixar o condicional simple, tendo em vista seus usos e sua morfologia, por meio da conversação;
● Refletir sobre a linha tênue que separa a civilização da barbárie.


Tempo: 60 minutos

Preparação: pedir aos alunos que assistam o filme argentino Relatos Salvajes (2014), recomenda-se que o professor o disponibilize.


Materiais:
• Computador;
• Projetor;
Apresentação em formato PowerPoint com as sinopses das seis histórias que compõem o filme.

Etapa 1:

a) Aquecimento: A construção de um clima de confiança para a inserção dos alunos em um ambiente de trabalho harmonioso é fundamental. Assim sendo, recomendase que o professor inicie a aula perguntando aos alunos o que acharam do filme. Em seguida, sugere-se que o grupo levante palavras-chaves relacionadas a sua temática. Isto é, cada aluno deve pensar em uma palavra em espanhol que descreva o filme indicado. A partir disso, o professor pode listar todas as palavras na lousa a fim de despertar o interesse do alunado e fomentar a discussão que se propõe a seguir.

b) Preparação do insumo: Levando em conta que o tempo verbal condicional simple tenha sido previamente apresentado aos alunos, recomenda-se que o professor revise seus usos e sua morfologia (conjugação regular e irregular).

Etapa 2:

Nessa etapa, o professor projetará o material PowerPoint e dará início a discussão sobre o filme. Relatos Salvajes (2014) é composto por seis histórias que desvendam os limites do ser humano e exploram a linha tênue que separa a civilização da barbárie. Propõe-se, assim, que o professor retome cada história, pedindo que os alunos as resumam. Em seguida, ao final de cada resumo, objetiva-se que os alunos sejam indagados acerca do que fariam se estivessem no lugar dos personagens. Espera-se que os aprendizes contemplem as seis histórias e descrevam as ações que tomariam por meio do condicional simple. Esta atividade foi inicialmente planejada para aulas particulares que envolveram de 2 a 4 alunos – nesse contexto, o professor apresentou de forma expositiva o material e indagou os aprendizes conjuntamente, objetivando que todos expusessem suas opiniões. No entanto, dependendo da configuração da sala de aula, recomenda-se que o professor divida os alunos em grupos.


Etapa 3
O objetivo central desta atividade é o uso da língua espanhola em situações significativas de comunicação. Diante disso, após a atividade central, sugere-se que o professor levante outras questões abordadas pelo filme – a título de exemplo, a desigualdade social e os privilégios que favorecem determinadas classes sociais. Propõe-se também uma reflexão acerca da violência gratuita que nos circunda e de como os seres humanos têm lidado com as injustiças e a raiva. Ainda que seja um filme argentino, as reflexões suscitadas ao longo das seis histórias são inerentes às relações humanas. Por fim, os alunos podem trocar recomendações de outras obras que possuem a mesma temática.