Componente léxico-gramatical: numerais relacionados a horas
Situações de uso: falar sobre as horas e coisas que alguém faz em determinada hora
Tags: Horas; Horários; Números / Horas; Horarios; Numerales
Autoria: Profa. Giovanna Cristina Lourencetti
Nível: A1
Objetivos:
- Falar sobre as horas. Reconhecer e aplicar seu uso em situações formais e informais.
Tempo: 2h
Material: em anexo. Copiar e colar do tamanho desejado.
Etapa 1:
Observação: Para essa aula, é imprescindível que os alunos já tenham estudado sobre os números cardinais.
a) Cumprimentar os alunos e perguntar como estão. Em seguida, informar que assistiremos ao vídeo Chumbala Cachumbala (vídeo onde as “calaveras” contam suas atividades hora por hora quando saem da tumba). b) Depois do vídeo, promover uma discussão com os alunos sobre o que as “calaveras” fazem em determinada hora e, ao final disto, perguntar qual eles acham que é o tema da aula. Provavelmente, eles acertarão ao dizer que será sobre as horas em espanhol, após isso, confirme o tema.
Etapa 2:
a) Após confirmar o tema, introduza sua explicação com o vídeo “La Hora en Español” pausando-o e fazendo observações junto aos alunos enquanto o assistem. b) Peça aos alunos, enquanto assistem ao vídeo, para que copiem no caderno: como perguntar e responder as horas e também os relógios que aparecem no vídeo. c) Durante o vídeo, sugere-se fazer uma repetição oral das informações mais importantes que aparecem, como: perguntar e responder sobre as horas e as horas apresentadas nos relógios.
Etapa 3:
a) Distribuir aos alunos cartões com algumas horas no formato digital e com a escrita por extenso em seu verso. Em duplas, um aluno mostra ao outro a hora para que seja informada. O aluno que está mostrando pode fazer algum tipo de correção, se necessário. Nesta atividade, eles podem dizer as horas um de cada vez ou intercalando. b) Depois, realizar as atividades propostas no site https://www.profedeele.es/actividad/la-hora/ (são atividades interativas, algumas delas são orais). Caso não seja possível usar a tecnologia, pode-se elaborar um arquivo com as atividades do site para que seja impresso e entregue aos alunos. Nesta última opção, as atividades orais podem ser feitas em duplas. c) Terminar a aula tirando dúvidas, caso os alunos tenham.
01h15 |
02h11 |
03h03 |
04h26 |
05h45 |
06h52 |
07h17 |
08h02 |
09h10 |
10h40 |
11h35 |
12h55 |
13h16 |
14h21 |
15h30 |
16h57 |
17h50 |
20h40 |
21h15 |
22h45 |